Roberto Baia

9 de julho de 2016

Dialogo com cidadão

Foi lançado na manhã de ontem (08), em Maceió o site Maceió mais perto de você, com o endereço eletrônico www.maceiomaispertodevoce.com.br que será, segundo Sabino Fidelis, vice-presidente, da Fundação Ulisses Guimarães uma ferramenta democrática e de fácil acesso para que a população possa dar ideias e propor debates sobre o projeto político administrativo de Maceió. A FUG é um órgão de estudos políticos do PMDB. Sabino Fidelis destacou que, a partir do canal de contato com a população, o projeto de governo do PMDB deverá ser elaborado também com oficinas de discussão realizadas nos bairros de Maceió.

 

Expansão

O vice-presidente da FUG explica que o portal será contínuo, independente do término das eleições municipais. “Levamos a mesma proposta para Arapiraca e a nossa proposta é repetir em outros municípios, já que o PMDB deve lançar um número grande de pré-candidatos nessas eleições”. No portal serão realizados debates temáticos sobre educação, saúde, mobilidade urbana, segurança pública, turismo e outros assuntos de interesse das comunidades.

 

Prefeituras obrigadas

Foi publicada, ontem, (08) no Diário Oficial de hoje, a Instrução Normativa de número 03/2016 que obriga os prefeitos de todas as cidades alagoanas que criem cargos efetivos de procurador e contador para as administrações públicas municipais. A Instrução foi aprovada por unanimidade na sessão do dia 05. Nela explica que os prefeitos possuem até dezembro de 2018 para criarem e preencherem estes cargos por meio de concurso público. Esta era uma ideia já defendida pelo Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas.

 

 

Profissionalização na gestão

 

De acordo com Rafael Alcântara, procurador-geral do MP de Contas, essa nova forma de organização dos serviços públicos jurídicos e contábeis pode marcar uma nova fase de maior profissionalização da gestão municipal. A normativa concretiza o que já está defino na Constituição Federal. “Como a prevalência o princípio do concurso público, a meritocracia, a eficiência, isonomia e impessoalidade nessas importantes áreas, vitais  para bom funcionamento da máquina administrativa e melhor prestação de serviços públicos ao cidadão”.

 

Pool da imprensa

 Neste sábado (9), das 9h às 12h, toda a imprensa estará reunida em um grande pool de emissoras em prol do Gigante Arapiraquense. O evento acontece no Ginásio Municipal João Paulo II e contará com a presença dos cronistas esportivos, repórteres e apresentadores dos programas de rádio de Arapiraca e região. A arrecadação já iniciou e o torcedor pode fazer a sua contribuição, de qualquer valor, através da conta bancária do Fantasma de Alagoas.

 

Atalaia

A União da Juventude Atalaiense organiza a caminhada “Atalaia pede paz, ninguém aguenta mais”, neste sábado, dia 09, a partir das 13h. A concentração acontece no Trevo próximo a Pousada Atalaia e segue para as principais ruas da cidade. O movimento está mobilizando toda a população para vestir branco durante o ato.

 

Pedido de segurança

 

Segundo os organizadores, os jovens Henrique Medeiros, Paula Moura e Ivana Calet, a violência em Atalaia tem índices alarmantes. Só durante esta semana foram três tentativas de assaltos com duas vítimas fatais. “Está claro que falta ações eficazes para combater a violência. Estamos sofrendo com assaltos à mão armada e tentativas de homicídios. Realidade que nunca aconteceu em nossa cidade”, afirmou Paula Moura.  O objetivo da caminhada é chamar atenção das autoridades.

 

Murici e Ibateguara

Representantes do IMA participaram de uma reunião com o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Murici, no município de Ibateguara. Na ocasião, Paulo Ricardo, técnico da Gerência de Educação Ambiental do IMA, apresentou o projeto Alagoas Mais Verde às Prefeituras, explicando os passos necessários para a adesão ao projeto, que visa ampliar o trabalho de arborização e contribuir com o plantio de três mil mudas de árvores nativas em cada cidade alagoana. Ibateguara será um dos municípios que receberá o projeto no mês de julho.

 

 

Proteção ambiental

 

No encontro foi definido que nas próximas semanas haverá uma operação conjunta entre o IMA e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de União dos Palmares e o Batalhão de Polícia Ambiental na Serra dos Frios, para levantar as irregularidades que deverão ser encaminhadas ao Ministério Público. Além da ação na Serra dos Frios, o IMA fará a fiscalização das pocilgas situadas em Ibateguara. O encontro contou também com uma palestra de Márcio Efe, biólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) especializado em ornitologia, sobre os procedimentos de soltura de aves silvestres apreendidas pelas Prefeituras e a eficiência na preservação desses animais.

 

Casal Arapiraca

Mais de 14 mil moradores do bairro Canafístula e adjacências, em Arapiraca, terão mais água nas torneiras para suas atividades diárias, após a conclusão de uma obra no anel de distribuição que atende o local. Com esse serviço, que já está em andamento, a Casal pretende fazer uma ampliação de 1.500 metros de rede, beneficiando 3.595 imóveis. A extensão sairá de um anel já existente na rodovia AL-110, próximo ao posto “Di Van”, e se prolongará pelas ruas Antônio Lopes e Tertuliano Barbosa Leite.

 

 

…Outra medida da Casal para melhorar o abastecimento de Arapiraca foi a aquisição de um novo conjunto moto bomba, já instalado na Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), que também beneficia o município de Coité do Nóia.

 

…Com essa medida, passaram a ter mais água nas torneiras os seguintes povoados da zona rural de Arapiraca: Mangabeiras, Sítio Mangabeiras, Vila Aparecida, Baixa do Capim, Genipapo, Poço da Pedra, Oitizeiro, Minador e Poção.

 

…. A informação é do vereador Victor Canuto “Ontem recebemos a notícia do Governador Renan Filho, que a Obra da Rodovia que liga Chã Preta a Correntes (PE), estará em breve sendo retomada. Venho acompanhando de perto e cobrando junto ao governo do Estado o reinício dessa importante obra para Chã Preta, próxima semana temos agenda em alguns órgãos para confirmar previsão do reinício”.