Flávio Gomes

3 de julho de 2016

Nem líderes, nem heróis

Do jornalista Gaudêncio Torquato: “O Brasil está à procura de um herói. O herói que se procura não é quem opera milagres, um São Jorge de espadas determinado a matar os dragões da maldade… Nessa Nação sem novos líderes os heróis do cotidiano mais se aproximam dos jovens quadros que militam no Judiciário e no Ministério Público, a partir do perfil do juiz Sérgio Moro. Na frente política, os entes partidários, com pouquíssimas exceções, são todos japoneses, ou seja, assemelhados. Aqueles que parecem se banhar com gotas de águas éticas acabam, mais cedo ou mais tarde, mostrando que suas roupas também se sujaram na lama que respinga sobre os vãos da politicagem. Até Marina Silva, que respirava puros ares amazônicos, é flagrada nos cofres do Caixa 2 de uma empreiteira. Está difícil achar alguém com traje de vestal. No máximo, o que se pode dizer dos atores políticos é que uns levaram mais grana que outros, a comprovar diferenças entre lotes de recursos, gordos para os grandes partidos, magros para as siglas de pequeno porte. Daí a conclusão de não haver inocentes no paiol da política. ..”

 

Penúria

O governo estadual está ganhando tempo, ao argumentar que só irá discutir o reajuste salarial do funcionalismo quando a situação econômica melhorar. Quem conversa com o secretário da Fazenda, George Santoro, fica convencido de que a decisão de Renan Filho já está tomada: este ano não haverá reajuste algum.

 

Credenciado

O deputado federal Marx Beltrão (PMDB/AL) crê na possibilidade de ser Ministro do Turismo: “Eu ou qualquer outro que vier a assumir terá total apoio da bancada do partido na Câmara. Mas estou pronto para o desafio, pois, preparei-me para ser prefeito e deputado federal. Hoje, estou pronto para assumir qualquer função pública.”

Explicação

Informação do prefeito Rui Palmeira no blog de Luís Vilar, no Cada Minuto, sobre a polêmica em relação às UPAs: Os recursos são 25% do Estado, 25% da Prefeitura e o resto da União. Cabe ao Estado repassar a parte financeira e quem faz a administração é a Prefeitura, então também tem parte financeira da prefeitura”, 

 

Semelhança

Pela situação de calamidade administrativa que vive o município de Viçosa tem boas chances de sucesso a candidatura a prefeito de Davi Brandão. Ele possui o mesmo perfil do médico Peri Brandão, seu irmão, que foi prefeito do município e deixou o cargo reconhecido como modelo de administrador, pelo zelo com o erário.

Tim, tim

Com a mudança do calendário eleitoral, julho é o mês para realização das convenções partidárias, quando serão definidos os candidatos a vereador e a prefeito e fechadas as coligações. É exatamente a época de fartura das chamadas legendas de aluguel, em que são fechados acordos e negociatas que garantem o sustento de muitos.

Esperteza

Veículos de comunicação que recebem anúncios de órgãos públicos normalmente têm dificuldades de receber o que lhes é devido. A questão é que o anunciante público paga à agência de publicidade, que se encarrega de repassar o dinheiro. Muitas demoram em fazer o repasse, ganhando vantagem em cima dos veículos.

 

Constatação

Do jornalista Jorge Oliveira: “Se realmente Edinho Silva, ex-ministro da Comunicação Social, for preso, como se comenta em Brasília, este será o quarto tesoureiro do PT a entrar em cana. É a maior operação de combate a corrupção já ocorrida no Brasil com a prisão de ministros, políticos e empresários que assaltaram os cofres públicos.”

 

 

*O projeto Concerto aos Domingos, de música erudita, apresenta hoje, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, às 10 horas, o Trio Thibodaux, formado por Thiago Herculano (violino), Fábio Dantas (viola) e Wagner Duarte (violoncelo). Grátis.

*O programa “Aplauso” presta homenagem hoje a um dos mais queridos e apreciados grupos vocais brasileiros: Quarteto em Cy, com grandes sucessos da MPB. A produção, como sempre, é de Givaldo Kleber. A partir das 10 horas, na Educativa FM.

 

*O seminário Empreender Escola, iniciativa da Anctec – Cursos Técnicos & Formação Contínua, em parceria com a Associação Comercial de Maceió, acontece de amanhã a 6ª feira, 9. Contato: www.ancteccursos.com.br / 3021.1924/ 98724.5885/| 98871.9639.

 

*Encerra-se hoje, no Museu de História Natural da Ufal, o I Fim de Semana no Museu, que acontecerá sempre no primeiro fim de semana de cada mês, com apresentações artísticas e culturais, das 9 às 17 horas. Aberto ao público, gratuitamente.

*O 2º Workshop de Monitoramento Molecular Ambiental vai ocorrer amanhã e depois, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização, no Campus A. C. Simões, da Ufal. É uma parceria coma Escola de Engenharia de São Carlos, da USP.

*O documentário “Paratodos” será apresentado novamente hoje, no Centro Cultural Arte Pajuçara, a partir das 14 horas, patrocinado pela Braskem. Nele, o cineasta Marcelo Mesquita aborda os treinos, durante três anos, de paratletas brasileiros.

 

*Jogos dos clubes alagoanos hoje pelo Campeonato Brasileiro: às 18 horas, Fortaleza x ASA (líder), em Fortaleza, pela Série C; às 16 horas, pela Série D, Central x CSA (líder), em Caruaru, e Murici x Sergipe (vice-líder), em Murici.

 

Quando o cara de esquerda começa a contar dinheiro vira de direita”

Carlito Maia

Saudoso jornalista e publicitário brasileiro, um dos fundadores do PT