Flávio Gomes

2 de julho de 2016

Sugestão descartada

Do jornalista Carlos Chagas: “Do ponto de vista político, Dilma Rousseff já perdeu. Pelo número de senadores que votaram e votarão contra ela, no final de agosto, não há saída. Mais de 54 apoiarão Michel Temer. O problema, porém, pode mudar de figura quando se analisa o julgamento de Madame à luz da ciência do Direito. Como enquadrá-la juridicamente? Não cometeu crime algum capaz de levá-la a perder o mandato, por mais que o senador Antônio Anastasia, relator, tenha sido brilhante em sua exposição. Como o processo de impeachment é tanto jurídico quanto político, tudo indica que hoje a presidente afastada não escaparia. Mesmo assim… Mesmo assim, certeza não há. Por um voto que seja, no Senado, Dilma deixará de perder definitivamente o mandato, retornando à presidência da República. Trata-se de uma decisão ainda inconclusa. Michel Temer, presidente interino, reuniu número suficiente permanecer no palácio do Planalto, mas até o dia da votação, as coisas podem mudar. Existem senadores ainda indecisos, bem como outros em silencio. Temer favorece seus partidários, liberando verbas e favores como não faria e não fará depois de vitorioso. Enquanto isso o país transita em frangalhos, com tudo dando errado. Parece abandonada a proposta da realização de novas eleições presidenciais e até gerais logo depois de concluído o impeachment. O Congresso não concordaria.”

Indignação

Do senador Benedito de Lira (PP/AL), protestando contra os altos juros: “Há centenas e milhares de empresas fechando as portas, outras entrando em recuperação judicial e nós não fazemos absolutamente nada. Assistimos a isso de camarote. E o que é que nós estamos fazendo aqui? Discutindo politicagem, discutindo política, discutindo determinados assuntos que não levam a lugar nenhum, a nada? ”

Sem sentido

O extrato bancário da conta corrente referente às UPAS do Trapiche da Barra e do Benedito Bentes comprova: o Governo do Estado não repassou para a Prefeitura de Maceió os recursos necessários ao custeio. Um desgaste inútil do governador Renan Filho, num momento em que se confronta com o prefeito Rui Palmeira.

 

Prestígio 

A disputa do deputado federal Marx Beltrão (PMDB/AL) com outros colegas de partido pelo Ministério do Turismo evidencia, por si só, a liderança e o poder de articulação do parlamentar alagoano, ainda na metade do primeiro mandato na Câmara. A única experiência de Marx como gestor foi ser prefeito de Coruripe. 

 

Palpite

Experiente membro da bancada alagoana no Congresso garante: é perto de zero a chance de o impeachment de Dilma Rousseff não ser aprovado. E explica: Temer tem relação fácil com deputados e senadores, pelos três mandatos de presidente da Câmara dos Deputados, e ganhou apoio do setor empresarial.

 

“Lavagem”

Terminou anteontem o Torneio Sérgio Moro, campeonato de futebol society organizado pelo Clube Amigos de Ipioca. O “Lava Jato”, time comandado pelo vereador Albino Freitas Júnior, do PMDB de Paripueira, foi campeão: ganhou de 8×2 do “Acarajé”, comandado pelo vereador Eduardo Canuto, do PSDB de Maceió.

Restrição

A partir de hoje as revistas, jornais, blogs e sites só podem divulgar publicações oficiais e ações administrativas dos municípios. Estão proibidas, por conta da eleição de outubro, matérias jornalísticas ou publicitárias de cunho eleitoral. O descumprimento pode levar o responsável inclusive impedimento de disputar a eleição.

Descontrole

Pedro Valls Feu Rosa, desembargador no Espírito Santo, contabilizou: em 34 anos, 666.056 soldados dos EUA morreram na Guerra do México, Guerra Hispano-Americana, I Guerra Mundial, II Guerra Mundial, Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, Guerra do Golfo, Guerra do Iraque e Guerra do Afeganistão. No Brasil, em 16 anos (1990 a 2006), 697.668 civis morreram na guerra urbana.

 

*A Orquestra Petrobras Sinfônica, sob o comando do maestro Isaac Karabtchevsky, vai se apresentar hoje, às 19 horas, num concerto gratuito de música clássica na praça de eventos do Parque Shopping, numa parceria com o grupo Aliansce.


*As cooperativas alagoanas participam hoje do Dia de Cooperar, juntando-se ao sistema OCB/AL para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e estimular ações voluntárias. O evento será na Praça Nossa Senhora de Fátima, das 9 às 15 horas.

 

*O Arapiraca Garden Shopping tem uma programação especial para as férias escolares de julho. Piscina de bolinhas e uma feira de livros são algumas das atrações. O evento vai até 31 de julho, na praça de eventos, no horário de funcionamento do shopping.

 

*Hoje, no Maceió Shopping, a Turma do Chaves apresentará mais uma vez os maiores sucessos do seriado da TV. Amanhã, o super Mágico Anthony comandará um show de curiosidades e truques. O evento acontece no 1° piso da expansão, às 16 horas.

 

*Rômulo Melo inicia hoje o projeto “Clube da Música Brasileira”, às 20 horas, na Comedoria Gourmet, na Avenida Almirante Álvaro Calheiros, Jatiúca. Se apresentarão com ele as cantoras Irina Costa e Renata Peixoto e o músico Jean Cláudio.

 

*Dois alunos do Senai de Alagoas que estão nas seletivas nacionais para a Worldskills 2017 viajam amanhã para Diadema/SP e Caxias do Sul/RS, onde,, respectivamente, vão ocorrer as provas de Construção em Estruturas Metálicas e de Construção Civil.


*O CRB tem hoje um jogo importante às suas pretensões na Série B do Campeonato Brasileiro. Enfrentará o Goiás, às 21 horas, no Trapichão, precisando vencer para chegar ao 2º lugar e manter as esperanças de se classificar para a Série A em 2017.

 

“Precisamos reconstitucionalizar o País”

Michel Temer

Presidente da República, ao assinar decreto que devolve funções administrativas aos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica