Roberto Baia

2 de julho de 2016

Perda em Arapiraca

Arapiraca perdeu na manhã de ontem, sexta-feira (01) uma das figuras mais queridas e ilustres da região. O empresário Antônio Pereira Rocha, primeiro presidente do ASA e pai da prefeita Célia Rocha. O empresário tinha 96 anos e estava internado em uma unidade hospitalar em Maceió, para tratamento da saúde. Nos últimos meses seu quadro de saúde já estava muito debilitado. O sepultamento será neste sábado (2) às 10h no Pio XII.

 

Luto

Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca informou que devido ao falecimento do empresário Antônio Rocha, vários eventos foram cancelados que aconteceriam ontem, 01. A exemplo do projeto Prefeitura com o Povo, que seria realizado hoje no bairro Canafístula, e contaria com a presença do Governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa.

O executivo decretou luto oficial de três dias. O poll de emissoras que estava marcado para hoje também foi cancelado e uma nova data será informada em seguida.

 

Impasse

Uma comissão formada por secretários municipais de Arapiraca mediou um encontro entre marchantes e a empresa Frigovale, afim de resolver o impasse sobre o abate de animais no frigorifico. A reunião aconteceu na Prefeitura, e contou com a participação dos secretários municipais Lucas Leão, de Finanças; e Ivens Barbosa, de Meio Ambiente; do procurador-geral Victor Carvalho; e de representantes da Frigovale e dos marchantes.

  

Resolvido

Com a intenção de estabelecer o equilíbrio econômico, a prefeitura convocou as partes interessadas para que acontecesse um entendimento sobre as vendas das vísceras dos animais e um valor único para tarifa do abate. Após o fim da reunião, o secretário Lucas Leão explicou que foi firmado um acordo para que as vísceras não fossem mais repassadas para Frigovale de forma obrigatória, mas sim de forma opcional.

 

Tarifa de abate

Sobre a tarifa cheia para o abate dos animais, também estabelecida no encontro, o secretário de meio ambiente informou que temporariamente o valor será de R$130, e caso os marchantes queiram ficar com as vísceras, esse valor será reduzido para pouco mais de R$88.

 

Delmiro Gouveia 

A política em Delmiro Gouveia está acirrada, principalmente agora com a entrada do padre Eraldo Cordeiro (PSD) na disputa pelo executivo municipal. Segundo informações, a confirmação que o religioso entrou na disputa causou uma confusão danada nos opositores, e pode mudar o direcionamento das eleições municipais.

 

Forte apoio

O mais novo candidato ao executivo conta com apoios de peso, quem sobe em seu palanque é a ex-senadora Heloisa Helena (Rede) e deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), e o deputado federal Marx Beltrão.   Apesar de algumas pessoas da cidade torcerem para que o religioso ficar inelegível, o pleno do TRE/AL deu ganho de causa a ele e agora, é o favorito na disputa.

 

 

 

Doação em Maceió

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizou, nesta sexta-feira (01), a entrega de 260 quilos de alimentos não-perecíveis a instituições cadastradas na campanha da Nota Fiscal Cidadã. A ação aconteceu no Bloco Administrativo Sílvio Carlos Viana, localizado no bairro de Jacarecica, em Maceió.

 

 Trabalho contínuo

Nesta etapa, quatro entidades foram beneficiadas: Associação Divina Misericórdia – Nova Jericó; Associação Educacional e Assistencial – Casa dos Amarelinhos; Associação Espírita Nosso Lar e Abrigo São Vicente de Paulo. Com a nova ação, a Secretaria da Fazenda alcança a doação de uma tonelada de alimentos não-perecíveis, todos arrecadados em cursos internos e externos de capacitação promovidos pela Receita Estadual e já distribuídos em outras três etapas nos meses de fevereiro, abril e junho.

  

…Além de dar prêmios à comunidade, a Nota Fiscal Cidadã ajuda a diminuir a sonegação e faz com que os contribuintes entendam a necessidade de voluntariamente recolher seus tributos. Assim, proporciona um maior controle dos impostos pelo Estado.?

 

… O link de um site que divulga editais de concursos públicos pelo Brasil tem sido compartilhado pelas redes sociais com informações sobre um falso concurso que seria realizado pela Prefeitura Municipal de Arapiraca. De acordo com o texto, o município abriria concurso público para profissionais de todos os níveis de escolaridade.

… A Prefeitura nega o concurso, e pede pra comunicar a toda sociedade que denunciem este tipo de informação. Vale ressaltar que ainda há um concurso público em vigor pela Prefeitura Municipal de Arapiraca. O último concurso foi realizado em 2013 e seu resultado foi prorrogado por mais dois anos.