Roberto Baia

29 de junho de 2016

Destaque em Viçosa

 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do viçosense André Misael foi mais uma vez destaque na região do Vale do Paraíba. Formado em publicidade em 2012, André Misael já foi selecionado pelo Google e disputou no Rio de Janeiro do Prêmio Google Creative SandBox, agora ele foi selecionado para fazer parte do roll de oito trabalhos, que integram o primeiro volume, da Obra Saber Alagoas, produzido pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas (FAPEAL).

 

O projeto

Ao todo, oito artigos foram agrupados no primeiro volume da coleção Saber Alagoas, que agora dá visibilidade aos estudos de 18 pesquisadores em áreas tão distintas quanto Enfermagem, Comunicação, Direito, Fisioterapia, Psicologia e Economia. A iniciativa objetiva estimular os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de graduação de ensino superior. A partir de agora a Campanha ‘Conheça Viçosa Terra do Folclore Alagoano’ fará parte da rede de distribuição da Imprensa Oficial com circulação nas principais livrarias do país.

 

Valorização da cultura

Segundo o publicitário André Misael, é uma honra poder desenvolver um trabalho de valorização da cultura local sobre Viçosa. “Poder transformar a vida das pessoas por meio da divulgação daquilo que eles fazem com muito esforço é o caminho da valorização. Nosso trabalho pode orientar outras pessoas a fazerem o mesmo em suas comunidades na perspectiva de manter sempre vivas as tradições folclóricas locais”, disse.

 

 

 

 

Entrega de Alevinos

A Prefeitura de Chã Preta em parceria com o governo do estado de alagoas, entregou esta semana, para oito comunidades agrícolas da cidade, alevinos da espécie tilápia. A partir de agora as famílias das comunidades rurais Assentamento Santa Fé, Assentamento paraibinha, Mundaú do Rosa, Mundaú do Areia, Pau Amarelo, Falcão, Fleixeiras e Beleza já podem abastecer seus açudes e barragens com a espécie de alevinos entregue.

 

 

Aumento na produção

O projeto de entrega de alevinos visa aumentar a capacidade produtiva das propriedades rurais na piscicultura. Os peixes serão utilizados para alimentação e para o incremento da renda das famílias das oito comunidades, com a comercialização do excedente nas feiras da região.

 

Arapiraca

A urbanização do Cemitério Pio XII, no bairro Baixa Grande, foi oficialmente entregue pela prefeita Célia Rocha (PSL), na tarde da última segunda-feira (27). Os trabalhos foram iniciados em abril e contemplaram obras de pavimentação em paralelepípedo que se estende do acesso à Casa dos Velhinhos até o final do Cemitério, passando por toda calçada. O acesso ao cemitério também foi revitalizado com piso intertravado e um novo paisagismo e mobiliário de praça, incluindo com nova iluminação até a igrejinha, que foi reformada recentemente pela Paróquia do Santíssimo Redentor.

 

Obra importante

Emocionada, a prefeita Célia Rocha afirmou que a urbanização do Pio XII é uma das obras mais importantes de sua gestão. Ela lembrou das ações que foram realizadas para que o local recebesse uma nova cara. “Os vivos cobram tanto pra eles que esquecemos da nossa história, tradição, antepassado. Precisou esse pedido do padre Eugênio para que ficássemos atento para importância da obra”, disse.

Tarcizo Freire

O cenário político para as eleições municipais em Arapiraca ainda não está definido e pode sofrer algumas mudanças. Um dos pré-candidatos à prefeitura da segunda da maior cidade de Alagoas, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), não descarta a possibilidade de união entre a oposição. Ele revelou que com já conversou com Rogério Teófilo (PSDB), cotado para ser o candidato tucano e com o ex-governador Teotonio Vilela Filho presidente do diretório estadual do PSDB.

 

Alianças

O parlamentar já foi vereador em Arapiraca por cinco mandatos, e está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, mas esta será a sua primeira eleição para um cargo no Executivo. Apesar disso, Tarcizo diz estar preparado para o cargo. “Estou preparado para dar a minha contribuição como gestor. Arapiraca sempre cresceu pelo amor e pela capacidade do seu povo. Além do PP, a pré-candidatura de Tarcizo Freire conta com o apoio do PSDC, Pros, PR, podendo se unir ao DEM, entre outros.

 

Palmeira dos Índios

O pré-candidato a prefeito de Palmeira dos Índios, Rodrigo Gaia declarou que não existe possibilidade nenhuma de uma aliança com a médica Verônica Medeiros, e que não abre mão de sua candidatura “nem para um trem”. Ele diz que recebe o apoio de todos os segmentos políticos da região. De acordo com ele o PSL, de Junior Miranda, já fechou apoio à sua candidatura e que também está conversando com PEN que tem dois importantes vereadores: Fabio Targino e Ernandes da Saúde.

 

 

…O Centro de Referência de Assistência Social de Campo Alegre tem duas experiências aprovadas no 6º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social. O evento reúne grandes estudiosos da Política, que trocarão experiências e acrescentarão informações importantes para a condução dos trabalhos no âmbito da Assistência Social.

 

 

…O Congresso é uma oportunidade de relatar experiências realizadas nos municípios, divididas em quatro eixos: Gestão da Política de Assistência Social; Proteção Social Básica; Proteção Social Especial de Média Complexidade; e Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Durante o evento, será premiada uma experiência por eixo, totalizando quatro experiências municipais.

 

 

…O CRAS Campo Alegre estará concorrendo em dois eixos: o de Proteção Social Básica, com a experiência do I Seminário do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Campo Alegre, e o segundo, no eixo de Gestão da Política de Assistência Social com a experiência “Oficina de Planejamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”.