Flávio Gomes

28 de junho de 2016

Pingo nos is

 advogado José Maria Couto Moreira, no portal “Diário do Poder”: “Um apelo aos leitores, eleitores, jornalistas, escritores, autoridades e agentes do protocolo: não atribuamos mais ao presidente Michel Temer o vocativo ou o adjetivo ‘em exercício’ em documento escrito ou pronunciamento oral. Primeiro, esta fórmula de referência ou de saudação ao primeiro magistrado é tudo que a oposição deseja, isto é, se em exercício, aguarda o grupo representante de Dilma que este atributo logo se extinga para devolver à presidente afastada o poder que ela, na verdade, não soube exercer. Este caráter de provisoriedade é eufemismo que não se justifica à medida que o presidente se eleva no conceito da opinião pública, esforço, aliás, para o qual os brasileiros devem concorrer, a que se adicionam os ingredientes que o processo constitucional de implementação do impedimento vem se consolidando com as faltas documentadas e testemunhadas apontadas contra a presidente afastada, cometidas em seu mandato. Mais que isso, não se entende por juridicamente aceitável o tratamento ‘em exercício’, pois, sabemos todos, o presidente está investido, em sua plenitude, dos poderes constitucionais atribuíveis ao presidente da República Federativa do Brasil…”

Entendimento

Renan Filho falou ontem sobre a ideia de eleições gerais: “Em breve será deliberado, ou não, o afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff. Somente com isso definido existirão outras posições. Eleições gerais são algo que precisa de emenda constitucional. Não é tão simples assim e não faz parte da agenda do momento.”

 
Transparência
A Controladoria Geral do Estado ganhou pontos junto ao governador Renan Filho com o reconhecimento, pelo Ministério Público Federal, de que a gestão pública Alagoas é a segunda mais transparente dos Estados da Federação. O Estado de Alagoas obteve avaliação 9,8%, saindo da 15ª posição para a segunda. 

 

Repúdio

O Partido pela Acessibilidade e Inclusão Social repudiou, em nota, Mara Gabrilli, deputada federal (PSDB/SP), que acusou o senador Romário (PSB/RJ) de ameaçar votar contra o impeachment de Dilma para obter a nomeação da alagoana Rosinha da Adefal para a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência.

Proposta

O presidente do TRE/AL, desembargador Sebastião Costa Filho, participou, ontem, em Brasília, da 1ª Reunião Nacional das Comissões de Segurança do Poder Judiciário. Ele defendeu, no encontro, “rotinas de segurança que garantam não apenas o bom funcionamento de nossas atividades diárias, mas também um pleito eleitoral limpo”.

Honraria 

Finalmente Hermeto Pascoal, alagoano de Lagoa da Canoa, que fez 80 anos de idade em 22 de junho, ganhou reconhecimento em sua terra natal. O vereador Cleber Costa propôs à Câmara Municipal de Maceió a concessão a Hermeto, instrumentista reconhecido mundialmente, do título de Cidadão Honorário de Maceió.

Oxalá

Enquanto nossa vizinha Aracaju comemora os festejos juninos em dois pólos – um da prefeitura e outro do governo sergipano – em Maceió, este ano, uma das festas mais tradicionais se resumiu a ações isoladas da população em ambientes fechados ou arraiais improvisados. Que 2017 em seja diferente, com qualquer prefeito.

 

Raridade

Do jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva: “Petistas afirmam que seu ex-presidente nacional José Genoíno anda em dificuldades financeiras e estaria recorrendo a ajuda de familiares para fechar as contas. Genoíno continua um poço até aqui de mágoas, mas pode se orgulhar: seu nome não aparece na Lava Jato.”

 

*Para muitos era questão de tempo se descobrir falcatruas do falecido Eduardo Campos. Ele fez muito por Pernambuco, como governador. Mas fez muito mais por si próprio, desde quando, ainda jovem, foi secretário da Fazenda do avô, Miguel Arraes.

*O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o governador Renan Filho inauguram hoje, 10 horas, a Adutora do Alto Sertão, em Pariconha. Investimento do Governo Federal, de R$ 89,43 milhões que beneficia cerca de 130 mil pessoas.

 

*Mais de 97 mil eleitores da 33ª Zona Eleitoral precisam buscar seus novos títulos, a fim de utilizá-los nas eleições municipais de outubro deste ano. O eleitor deve acessar o site do TRE/AL (www.tre-al.jus.br) e visualizar a data em que deve apanhar o título.

*Decreto 46.132, de 21 de dezembro de 2015, editado pelo governador Renan Filho, estabelece que amanhã, 29 de junho, é feriado estadual, por conta das comemorações de São Pedro. E é, também, feriado municipal em Maceió, segundo a prefeitura.

* Hoje, a partir das 21h30m, o Iate Clube Pajussara vai realizar o seu tradicional “Forró dos Pedros”. Como atrações musicais, o Trio Chamego Bom e Banda Paixão Nordestina, de Caruaru. Estão disponíveis mesas para associados e não associados.

*Resultados dos nossos clubes domingo, pelo Brasileiro: na Série C, o ASA ganhou do Cuiabá (1×0) e é líder do Grupo A; na Série D, ao vencer o Central (2×1) o CSA lidera seu grupo e o Murici virou vice-líder do seu grupo ao empatar em 3×3 com o Sergipe.

*No sábado, pela Série B, o CRB dominou o Vasco, perdeu várias chances de gol e saiu derrotado por 2×1.

* Hoje, 19h15m, com a estréia do ídolo Zé Carlos, encara o Joinville, em Santa Catarina, tentando melhorar a classificação – agora é o 6º colocado.

 

“O ‘rouba mas faz’ já era”

Maílson da Nóbrega

Economista e ex-ministro da Fazenda, acreditando que a Operação Lava a Jato é irreversível