Roberto Baia

22 de junho de 2016

Desenvolvimento sustentável

O deputado estadual Ricardo Nezinho, juntamente com o vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, participou nesta quarta-feira (22) da assinatura do Termo de Cooperação Técnica para capacitação do homem do campo no uso adequado do solo e manejo dos resíduos para fomentar o desenvolvimento rural sustentável. A assinatura do Termo ocorreu no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).

Cooperação técnica

O trabalho de cooperação técnica, de acordo com o Termo assinado, será com o desenvolvimento de duas tecnologias, sendo uma voltada para as fossas biodigestoras para trabalhar o saneamento e combate à destinação inadequada dos resíduos gerados nos banheiros. E outra relacionada à compostagem, que é a técnica aplicada para controlar a decomposição de materiais orgânicos e a destinação destes compostos.

 

Repasse de conhecimentos

De acordo com informações da Emater esse trabalho conjunto será feito em três meses, com o repasse de conhecimentos para técnicos de vários órgãos e universidades, para as ações efetivas nas comunidades rurais. A cooperação técnica também inclui a implantação de áreas demonstrativas no meio rural.

 

Centro Integrado

O governador Renan Filho assinou ontem, quarta-feira, (22) um contrato para construção dos seis primeiros Centros Integrados no interior. Na etapa inicial do projeto, que promete contribuir com mais eficiência nas ações de combate ao crime nas regiões, serão contemplados as cidades de Murici, Barra de São Miguel, Girau do Ponciano, Boca da Mata, São José da Lage e São José da Tapera.

 

 

Superávit

A expectativa é de que até o final da gestão, em 2018, sejam inauguradas um total de 30 unidades integradas das polícias Civil e Militar. As ordens de serviços serão assinadas nos respectivos municípios. As obras serão realizadas com recursos repassados do superávit do Departamento de Trânsito (Detran). O projeto de Lei foi encaminhado e aprovado pela Assembleia Legislativa em agosto de 2015 e os repasses anuais ficarão em torno de R$ 15 a 20 milhões até completar os R$ 72 milhões determinados. 

 

Reforço no ASA

Após noticiar à contratação do lateral-direito Alex Travassos, a diretoria executiva da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) anunciou nesta quarta-feira (22) mais um atleta para reforçar o plantel alvinegro. Francisco Fabiano Pereira Marciano, de 33 anos, retorna à capital do Agreste Alagoano para dar suporte ao setor defensivo do Gigante Arapiraquense que já conta com os atletas Rayan, Willames José, André Nunes, Edson Veneno e Levy. O jogador que atuou pelo Fantasma de Alagoas em 2012 e 2013 tem em seu currículo passagens pelo Nacional do Amazonas, Foz do Iguaçu, Maringá, Alecrim, América e ABC de Natal.

 

 

União dos Palmares

 

Foi determinado, no fim da tarde de ontem, pelo juiz Yulli Roter Maia que o município de União dos Palmares deve promover a implantação correta do Portal da Transparência, garantindo que nele estejam inseridos e atualizados, em tempo real, os dados previstos nas leis da transparência e de acesso à informação. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).

 

Ação popular

Uma ação popular inserida contra o município tratou da necessidade de Eduardo Carrilho Pedrosa ser afastado do cargo de prefeito, devido à retirada de dados do Portal da Transparência e de suposta irregularidade na contratação da empresa Total Terra, sob argumentação de que ela recebia sem prestar os serviços. Na ação, foram requeridas ainda a suspensão do contrato com a empresa, busca e apreensão dos documentos relativos à contratação e que fosse reestabelecida a prestação de informação.

 

Só excepcionalmente

 

Quanto ao pedido de afastamento, o juiz Yulli Roter esclareceu que não há previsão específica autorizadora de afastamento, impossibilitando o deferimento do pedido. Ele também destacou que “o afastamento do agente público é medida excepcional, a qual só deve ser efetivada diante de provas robustas de risco de prejuízo”. Explicou.

Lagoa da Canoa

Batido o martelo. O Grupo de Situação do município de Lagoa da Canoa, na Região Agreste, já escolheu que será a pré-candidata a Prefeitura. O nome escolhido foi da empresária Fabiana Lira. Ela é esposa do deputado Jairzinho Lira (PMDB), que foi prefeito por dois mandatos e deixou o cargo com uma grande aprovação.

…Fabiana conta com o apoio do atual prefeito Alvaro Melo, que não disputará a reeleição; do vice-prefeito Audálio; do governador Renan Filho e de vários segmentos políticos da cidade e do Estado. Até o momento, o grupo possui nove partidos políticos – PMDB, PSDB, PR, PRP, PSC, PSD, PROS, PTB e PPS. Dos nove vereadores que compõe a atual legislatura municipal, sete deles já garantiram apoio a empresária.

… O nome do pré-candidato a vice-prefeito também já foi definido: Elieldo Alves, esposo da vereadora Edilza e que na eleição passada foi candidato ao mesmo cargo, sendo que pela oposição, a época liderada pelo ex-prefeito Lauro Fonseca.

…De acordo com informações de representantes do grupo, a convenção deverá ocorrer no dia 30 de julho, mas antes disso, em meados do próximo mês, acontece uma festa para lançamento da candidatura de Fabiana e Elieldo.