Edmilson Teixeira

22 de junho de 2016

Barra de Santo Antônio, retorno

Depois de muita polêmica, Rogério Farias reassumiu ontem a Prefeitura após ficar ausente do órgão desde o dia 5 de abril passado, por determinação da Justiça. Uma decisão proferida no sábado último, o desembargador Washington Luiz entendeu que Rogério Farias não tem tentado obstruir a Justiça. Alegou que se não há prova incontroversa esteja embaraçando a instrução processual da ação de improbidade administrativa, não há que se cogitar no seu afastamento do cargo em pleno exercício do mandato; quanto mais no caso em que não há prova de que instrução já se tenha iniciado.  

Barra de Santo Antônio – embate

O curioso dessa história é que na segunda-feira, o juiz substituto da Comarca de Paripueira, John Silas, teria determinado o afastamento de Rogério Farias. A decisão então proferida derrubava o pedido liminar que autorizava o retorno do gestor, determinada pelo presidente do TJ/AL, desembargador Washington Luiz. A decisão do juiz referia-se a uma Ação Civil de Improbidade Administrativa que Rogério Farias responde. A ação tem como base supostas irregularidades praticadas no repasse dos valores para o Barra Prev, o Instituto Previdenciário dos servidores do município.

Barra de Santo Antônio – eleição

Sobre reeleição Rogério Farias afirma que não vai entrar na parada este ano. “Possivelmente a gente vai lançar no nome da minha filha Simony para disputar a Prefeitura de Paripueira; quanto à outra filha, Camila que é prefeita de Porto de Pedras, posso dizer que está descartada a possibilidade de ela ir para a reeleição” revelou. Na Barra, atualmente dos pré-candidatos estão com seus nomes na praça, a fim de brigar pela Prefeitura: Carlos Alexandre o atual vice que foi afastado ontem e Manuelle que é esposa do prefeito de Paripueira, Abrahão Moura.   

Cajueiro

Zé Carlos do PT vem se mantendo como pré-candidato a prefeito por Cajueiro. Suas caminhas têm sido constante por bairros e povoados do município, sobretudo na busca de apoio das comunidades. Esta é a terceira eleição que Zé vai disputar o cargo que ainda não alcançou. O ex-prefeito Palmery Neto (PMDB) tenta a todo custo trazer o Zé para a sua chapa na condição de vice. A prefeita Lucila Toledo vai para a reeleição.

Traipu – eleição

Em Traipu a novidade nesta eleição é a presença do pré-candidato Eduardo Tavares (PSDB).  Já foi vereador pelo município quando era jovem e agora chega com o status de procurador do Estado, cargo que lhe credenciou como um dos mais respeitados de Alagoas, sobretudo pela sua constante presença de líder da categoria.

Traipu – ET

Eduardo Tavares foi secretário de Segurança no segundo mandato de Téo Vilela. Em 2014, o ET do PSDB como ficou conhecido, chegou até laçar sua candidatura a governador; porém, logo caiu fora, por perceber a embarcação tucana furada. Em Traipu conta com o apoio da prima que é prefeita, Conceição Tavares. O embate eleitoral será contra Juliana, esposa do ex-prefeito Marcos Santos.  

Palmeira dos Índios – esperança

O aproveitamento hidroagrícola do projeto Bálsamo em Palmeira dos Índios foi o centro das discussões durante a audiência pública promovida pelo vereador, Júlio Cezar (PSB) e a CARPIL. Cerca de 300 participantes, em sua grande maioria pequenos produtores rurais, estiveram presentes no evento, além de lideranças políticas da região e representantes de órgãos do município, Estado e do Governo Federal. Na ocasião, o secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, anunciou a licitação do primeiro perímetro que será irrigado, equivalente a 200 hectares.  

 

Palmeira – gigante

 

“Foi um debate de alto nível e apartidário, mostrando que mais uma vez a audiência pública cumpriu o seu papel. Defendemos que o Bálsamo possa entrar em operação para produzir alimentos e principalmente garantir empregos no município, mas não podemos permitir que este tema tão importante fique fora da agenda de prioridades para nossa região, transformando Palmeira numa nova Petrolina que é uma gigante na produção de frutas e outros alimentos” lembrou, Júlio Cezar.

 

Palmeira – Brasília  

O deputado federal, Givaldo Carimbão, que na ocasião representou a bancada federal fez questão destacar a importância deste projeto para geração de emprego no município. “O Brasil está em meio à maior crise de sua história com uma taxa de 18% de desempregados quando a média era 11%. O Bálsamo é a solução que Palmeira precisa para vencer a crise, gerar emprego e aquecer sua economia” apontou.

 

Palmeira- expectativa  

“Estamos diante de uma iniciativa que tem capacidade de gerar até seis empregos por hectare. Isso quer dizer que somente no primeiro perímetro irrigado equivalente a 200 hectare poderemos gerar de imediato 1.200 empregos no campo. Estou feliz porque conseguimos colocar esse tema na agenda política como uma prioridade” comentou o presidente da Carpil, Luciano Monteiro.

 

 

Seminário – acerto

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE), articula realizar no dia 25 de julho, no auditório do TCE, um seminário estadual envolvendo os secretários municipais de Saúde de Alagoas, com o objetivo de orientá-los sobre o fechamento das contas do exercício 2016. A proposta foi discutida, na última segunda-feira, em visita da Diretoria Executiva do Cosems ao presidente do TCE, Otávio Lessa.

Seminário – contas

O presidente do Cosems e secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, ficou de encaminhar, até esta quarta-feira, material didático sobre o assunto para análise do TCE. “O texto foi produzido pelo Conselho Nacional (Conasems) com a ideia de orientar os gestores sobre como proceder no que diz respeito ao fechamento das contas”, reforçou.