Flávio Gomes

21 de junho de 2016

Por um pacto nacional

Do advogado André Braga, no portal “Diário do Poder”: “Todos, reverbero, todos nós, estamos exaustos de tamanha desordem no País. Só um pacto nacional, com um propósito firme, um projeto de cidadania e solidariedade, honestidade e democracia será capaz de fazer o Brasil emergir da crise avassaladora em que se encontra. É necessário, mais do que isto, conscientizar a nação. Não podemos sucumbir ao apelo arcaico das novelas e futebol, ora substituído pelas Olimpíadas, cujo efeito, sabemos, tivemos a experiência da Copa do Mundo, revelará uma grande decepção esportiva, salvo aqui ou acolá, no universo distante dos países desenvolvidos. Devemos, sim, buscar recordes de efetividade. Ora por meio de fiscalização constante nos processos em curso, denunciando atrasos, chicanas, vazamentos, enfim, ou ainda, primando pela ordem e celeridade, a fim de estancar a sangria da letargia reinante no Brasil. São tantos os casos cabeludos que já nos esquecemos de acompanhar, embora recentes: quem ainda se lembra de Atibaia, Triplex, Mercadante, Sarney, Renan, Cerveró, Bumlai, Delcídio… e Graça Foster? Janina Veloso, esta poucos lembram, tanto a revelar, Vaccari, Dirceu, Gleisi, Jucá, Aécio, Bernardo, Gim, Delúbio, mais recentemente, Romário e, pasmem, Jandira, ó Jandira, sucumbistes ao apelo…”

Caixa forte

Alagoas está entre os 25 Estados que fizeram acordo para refinanciar seus débitos junto à União. Todos terão carência de seis meses nas parcelas até dezembro. Renan Filho tem outros trunfos para a folga de caixa, além desses: receber R$ 10 bilhões, do que rest da federalização da CEAL e da venda do Produban.

Negativo

Duas prejudiciais à imagem de Alagoas: Eduardo Martins, filho do alagoano Humberto Martins, ministro do STJ, teria recebido, indevidamente, R$ 10 milhões em honorários advocatícios da Fecomércio do Rio; o ex-ministro Aldo Rebelo, do PC do B, é acusado de receber propina no programa “Minha Casa, Minha Vida”.

 

Positivo

O governador Renan Filho ganhou uma vaga para negociações, em plena pré-campanha eleitoral: Roseane Cavalcante de Freitas, a Rosinha da Adefal, foi nomeada por Michel Temer para Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Deixa, pois, a secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas.

Sucesso

“Memorável”. Foi assim que o senador Benedito de Lira, presidente do PP/Alagoas, avaliou a reunião de lideranças do partido, ontem, em Maceió. O evento tratou da lei eleitoral e aspectos contábeis da campanha. Participaram outros partidos: Regis Cavalcante (PPS),  Elionaldo Magalhães (SDD) e Eustáquio Moreira (PSDB). 

Cotado

O advogado Klever Loureiro Júnior diminuiu bastante suas atividades profissionais para se dedicar mais à pré-campanha pela Prefeitura de Japaratinga, no Litoral Norte. Conta em seu favor com boas colocações nas pesquisas. Filiado ao PMDB, Klever tem amplas chances de ocupar o cargo que foi do seu irmão, Bruno Loureiro.

Pretensão

De alagoano que conhece bem os bastidores (ou submundo?) de Brasília: o plano do PT é evitar que o impeachment de Dilma Rousseff se confirme ainda este ano e que Michel Temer também seja afastado. Aí, haveria eleição ainda este ano, pelo voto popular; se isso ocorrer em 2007, a eleição seria indireta, pelo Congresso.

Opinião

Do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), sobre a hipótese de impeachment do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot: “Acho que não é um momento bom para se fazer qualquer tipo de embate. Está tudo muito tumultuado. Acho que a nossa preocupação no momento é fazer com que o Brasil possa retornar ao eixo. Essa questão de impeachment tem que ser avaliada com muita cautela”.

 

 

* O governador Renan Filho é um dos conferencistas, hoje, de evento organizado pelo TCU no Ceará. Junto com Flávio Dino, do Maranhão, e Jackson Barreto, de Sergipe, debaterá “Nordeste 2030 – Desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável”.

 

*O prefeito Rui Palmeira assina hoje, às 9 horas, mais uma ordem de serviço: desta vez,  para a construção da Praça João Sampaio II, no Benedito Bentes. O ato acontecerá na Avenida do Contorno, próximo ao cemitério Memorial Parque Maceió.

*Hoje é dia de palestra no programa “Terças do Conhecimento”, do Conselho Regional de Enfermagem. O tema é “Estimulação Precoce de Crianças com Microcefalia”. Às 14 horas, no auditório da Uncisal, com Ana Carla de Oliveira Soares e Claudio Soriano.

* A unidade móvel do Hemoal realiza hoje coleta de sangue, das 8 às 16 horas, em frente à reitoria da Ufal, no bairro Cidade Universitária. A ação visa manter estabilizado o estoque de sangue da unidade, já por conta do feriado de São João, no fim de semana.

*A Academia Palmeirense de Letras fará, hoje, entrega dos prêmios aos vencedores do VII Concurso Prosa e Verso Tobias Granja. A solenidade está prevista para as 19h30m, entidade, com apresentações de música, poesia de cordel e dança. 

*À exceção do Murici, que perdeu (3×1 para o Fluminense de Feira), na Série D, clubes alagoanos se deram bem no fim de semana: também pela D, CSA 6×0 Guarani de Juazeiro. O ASA, na C, fez bonito: 2×1 no América de Natal, fora de casa.

*Ainda o fim de semana, na Série B o CRB alcançou o 3º lugar, ao ganhar do Vila Nova, em Goiânia, por 2×1. E hoje inicia a luta para permanecer no G-4: às 19h15m, no Trapichão, enfrenta o Paraná Clube, um adversário tradicionalmente difícil.

 

 

“Os Jogos Olímpicos não serão afetados por estado de calamidade”

Eduardo Paes

Prefeito do Rio de Janeiro, desconsiderando a gravidade da situação do Estado