Roberto Baia

21 de junho de 2016

Combate tabagismo

O Programa de Controle de Tabagismo de Arapiraca, conduzido pela coordenadora do departamento de Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fátima Ramalho, esteve realizando uma capacitação nos dias 15 e 16 deste mês no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), com profissionais de saúde, contando com presença da coordenação estadual e palestra do cardiologista Aliomar Lins.

 

 

Doenças crônicas

De acordo com informações, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. O atual dado é da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Dados alarmantes

O ato de fumar cigarros, é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Os dados são alarmantes, aos olhos da coordenadora do departamento de Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fátima Ramalho.

 

 

Jogo do ASA

Com gols de Reinaldo Alagoano e Willames José, a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) bateu no domingo (19), o América de Natal, na Arena das Dunas, pelo placar de dois a um e assumiu a terceira colocação do grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C.

O primeiro gol alvinegro saiu ainda no comecinho da partida, aos quatro minutos do primeiro tempo, quando o lateral-direito Igor Cariús cruzou uma bola na área para o atacante Reinaldo Alagoano cabecear para o fundo do gol.

 

Cedeu empate

O empate aconteceu ainda no primeiro tempo, aos 39 minutos, em cruzamento da direita o atacante Romão acertou um forte chute e não deu chances ao goleiro Thiago Braga do Gigante Arapiraquense.

Aos 26 minutos do segundo tempo, os alvinegros ampliaram o marcador em um forte chute na cobrança de falta do zagueiro Willames José.

 

Novo jogo

Com o resultado, o ASA retorna para o G4, na terceira colocação, e segue como o único invicto na competição

Na próxima rodada, o ASA recebe, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, no próximo domingo (26), às 16h, a equipe do Cuiabá, partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.

 

Violência em Marechal

Estudantes e servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro participaram nessa segunda-feira (20) do I Seminário sobre Violência e Segurança Pública. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas (Sinpofal) e contou com palestras do procurador-geral de Justiça do estado, Sérgio Jucá, do promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, e dos policiais federais Flávio Moreno e Jorge Venerando.

 

Educação e segurança

Sérgio Jucá utilizou o evento para falar diretamente com os jovens e conscientizá-los sobre a relação entre educação e segurança. “A violência deve ser combatida a começar pela relação que temos um com o outro, seja em casa, seja na escola. Para falar sobre segurança, é fundamental envolver a juventude, que hoje é uma das mais afetadas pelos altos índices de criminalidade”, disse o procurador-geral de Justiça.

 

Prevenção

Já o promotor e ex-secretário de Defesa Social de Alagoas, Alfredo Gaspar, ressaltou a importância da integração entre os órgãos de segurança no combate à criminalidade e também defendeu uma participação maior do sistema educacional na prevenção à violência.

 

Debate com o público

“A violência começa quando não respeitamos as diferenças que temos com o nosso colega. É o famoso bullying. Ou quando alunos não respeitam professores em sala de aula. Temos que começar a combater atos violentos a partir daí”, defendeu o promotor.

Ao final do evento, houve um debate com o público e a defesa de um plano municipal de segurança para o município de Marechal Deodoro.

 

Obras em Arapiraca

A gestão da prefeita Célia Rocha e do vice-prefeito Yale Fernandes continua realizando obras por todo o município.

No tradicional e histórico bairro de Canafístula, por exemplo, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Obras e Viação, está executando um conjunto de serviços em benefício de toda a comunidade.

 

… De acordo com o secretário Valdeir Galindo, já são 26 ruas que receberam asfalto e pavimentação com paralelepípedo, totalizando até agora cerca de 40 mil metros quadrados de nivelamento, colchão de terra, rejunte e colocação de meio-fio.

 

… Também na Canafístula está sendo reformada e urbanização da Praça Higino Vital e da Biblioteca Digital Arapiraquinha Professora Maria Magdalena Menezes.

 

… Os moradores estão sendo beneficiados com a construção de uma moderna e ampla creche, por meio de convênio com o governo federal, além da reforma da Escola Domingos Lopes e da Escola Rotary,  e ainda da pavimentação de mais ruas no bairro.