Flávio Gomes

18 de junho de 2016

Segundo governo Temer

De Nei Lopes, no portal “Diário do Poder”: “O jornalista Newton Carlos, em artigo recente, fez uma metáfora com o governo Temer comparando-o ao futebol. Escreveu o periodista, que o Presidente não poderia montar uma equipe, cujo principal objetivo fosse ganhar o campeonato no primeiro tempo, mas sim confirmar o impeachment no segundo tempo.Pelo que se nota é isso que vem acontecendo. O presidente convive com as idiossincrasias da política nacional, aparentemente submetendo-se as pressões dos 27 partidos, com representantes e influencia no colegiado. Tarefa dificílima. Terá que filtrar o que é possível absorver, sem desvios graves e aguardar com paciência, a decisão do segundo tempo do jogo do impeachment. Será realmente essa a estratégia oficial? Não se sa be. Porém, se verdadeira a conclusão, o país terá com certeza um segundo governo Temer, caso a interinidade seja trocada pela investidura definitiva. Inevitavelmente, surgirá novo cenário no jogo do poder, após o julgamento final do Senado. Poderão ocorrer mudanças da água para o vinho. Até porque, se isso não ocorrer, a governabilidade até 2018 estará inteiramente comprometida.”

Fênix

O empresário João Lyra completou ontem 85 anos de idade. E tem muito a comemorar: ao contrário do que muitos imaginavam, está conseguindo dar a volta por cima no que diz respeito à recuperação das suas empresas. Se não tudo, pelo menos boa parte do que constituía o Grupo João Lyra está aos poucos ressurgindo.

 

Indigestão

João Lyra rivalizou por muitos anos com seu irmão, Carlos Lyra, quanto qual seria, dos dois, o maior grupo econômico de Alagoas. Depois de por muitos anos patrocinar a campanha de muitos, João Lyra entrou na política. Foi deputado federal e senador e quis ser governador. A mistura do capital com o voto não deu certo.

 

Lamento

Faleceu ontem, aos 62 anos, vítima de câncer, o médico Luciano Schwartz Lessa. Era reconhecido nacionalmente como excelente proctologista e grande figura humana. Na sua luta pela sobrevivência, durante o longo tratamento, manteve, além da fé, a simpatia que o caracterizava. Deixa órfã uma legião de amigos.

 

Caso único

Informa Mônica Bergamo, na “Folha de São Paulo”: “Um caso inédito será analisado pelo STJ: um pedido da União para que um candidato a prefeito seja cobrado pela realização de uma segunda eleição, já que a primeira foi anulada. O caso aconteceu em São José da Laje, em Alagoas. O candidato Paulo Roberto Pereira de Araújo concorreu e venceu, mesmo após ter sido barrado pelo TRE”.

Agenda

Acontece hoje a premiação do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental de 2016, às 21 horas, no Espaço Pierre Chalita. Há 174 reportagens inscritas. Na apresentação, Michele Barros, alagoana que atua na Rede Globo. O prêmio é iniciativa da Braskem, Sindicato dos Jornalistas e Abes/AL.

Contraste

Em Maceió nem parece que vivemos a temporada de eventos juninos. Não há festas organizadas pela prefeitura, emissoras de rádio quase não veiculam forró e são poucas as fogueiras. Das cidades maiores de Alagoas é em Arapiraca onde os festejos juninos são mais movimentados, da área urbana à zona rural.

Opinião

Do deputado federal Roberto Freire, presidente nacional do PPS: “As forças políticas têm o compromisso moral de entender o recado inequívoco das ruas e interpretar o espírito de um tempo. Felizmente, e este é um dado que afirma o amadurecimento da sociedade, não há mais nenhuma condescendência ou tolerância com ilegalidades.”

 

*O Maceió Shopping, em parceria com o Projeto Acolher, realiza, hoje e amanhã, nova feira de adoção de animais, no estacionamento ao lado da Avenida Dona Constança. O evento tem o objetivo de diminuir o número de animais na sede do projeto.

*O Centro Educacional Antônio Gomes de Barros será palco, hoje, do “Arraiá do Cepa Vivo”, uma promoção da Secretaria de Estado da Educação. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade do bairro do Farol e adjacências. A partir das 14 horas.

*Vai ao ar, a partir de hoje, em vários horários, nova edição do programa “Caravana Cultural”, pela TV Maceió, canal 12 da NET. A produção é de Givaldo Kléber, que também apresenta o programa, na companhia da cantora Maria de Jesus.

* Hoje no Orákulo, na Praça Rayol, em Jaraguá, acontece o “Arraiá da Turma da Rolinha, às 21 horas. A entrada é R$ 35,00. Atrações musicais: Xote.com, Xote do Seu Marola e grupo de forró de pé de serra. Contato: 99982.1615 ou 98819.1615.

 

*O restaurante Comedoria Gourmet, na Avenida Álvaro Calheiros, Stella Maris, tem como atração, a partir das 20 horas, uma noite de forró, com o cantor e violonista Jaques Setton, acompanhado de Elton Setton, Roberi Rei, Hyran Gusmão e Ricardo Pianola.

 

* Também hoje, a partir de 16h30m, o humorista Ed Gama irá se apresentar na praça de alimentação do Arapiraca Garden Shopping, com um show de comédia em stand up. o humorista é reconhecido por performances de stand up comedy, imitações e música.

*Lutando para entrar no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro, o CRB tem hoje tarefa difícil: em Goiânia, a partir das 16 horas, pega o vice líder, Atlético Goianiense. Na sequência, dois jogos em casa: 3ª feira, contra o Paraná; sábado, 25, contra o Vasco.

 

“Quando se faz acordo de colaboração, assume-se o compromisso de falar a verdade”

Sérgio Machado

Ex-presidente da Transpetro, reafirmando que Michel Temer recebeu R$ 1,5 milhão da Queiroz Galvão, em 2012, para a campanha do PMDB à Prefeitura de São Paulo