Flávio Gomes

17 de junho de 2016

O maior dos assaltos

De Percival Puggina, arquiteto, empresário e escritor: “…O que mais bem expressa esse confronto entre o Brasil que está concebido pelo sistema de ensino que temos e aquele pelo qual todo brasileiro anseia, é a atividade do movimento Escola Sem Partido. Há muitos anos, sob a liderança de Miguel Nagib, esse grupo vem denunciando a pirataria apátrida das bandeiras vermelhas, símbolos de uma revolução que nenhuma pessoa sensata poderia desejar. E se é algo que nenhum pai ou mãe há de querer para seus filhos, cabe, então, a pergunta: como conseguem, os piratas da Educação, mobilizar pessoas para algo que, em todas as suas experiências, só gerou miséria e opressão? Resposta simples: acabando com a sensatez. E é impossível acabar com a sensatez sem controlar os meios de ensino. A UNE, União Nacional de Estudantes, há mais de meio século é comandada por jovens comunistas, estudantes profissionais, a serviço de uma agenda apátrida, de pirataria política, que nada tem a ver com o bem do Brasil. Em nome de qual interesse público a rapaziada da UNE recebe milhões de reais por ano do nosso dinheiro para queimarem em festas, bebidas e viagens e, claro, atenderem com docilidade aos estalos de dedo dos que lhes suprimiram mente e caráter?”

 

Nova postura

O senador Renan Calheiros (PMDB/AL), presidente do Congresso Nacional, ironizou, sorrindo, mais um pedido de impeachment que foi protocolado contra Rodrigo Janot: “Nos últimos meses arquivei cinco pedidos de impedimento do procurador-geral da República, pois entendi que as petições eram ineptas. Este eu vou analisar.”

 

Cobrança

Numa reunião com Michel Temer, anteontem, o senador Benedito de Lira (PP/AL) lembrou ao presidente um compromisso no seu discurso de posse: não ser candidato à reeleição. E disse que “se cumprir a promessa e tomar medidas corretas e populares Temer poderá ser o estadista que o Brasil não tem há tempos”.

 

Atenção

 

A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal solicitou, 4ª feira, audiência com Fernando Collor. Apesar da agenda apertada, meia hora após o pedido o senador recebeu um grupo de representantes da Anape, em atitude entendida como de grande consideração para com a categoria.

 

Aguardo

Rosinha da Adefal, ex-vereadora e ex-deputada federal, atualmente secretária estadual da Mulher, aguarda a confirmação do seu nome para a Secretaria Nacional da Pessoa Deficiente. É uma indicação do senador Romário Faria (PSB/RJ). O trabalho dela em favor da pessoa deficiente é reconhecido nacionalmente.

 

Descaso

A Prefeitura de Maceió lançou, mês passado, um projeto para atrair nativos e turistas a Jaraguá, através de ações na área cultural. Mas não toma providência em relação a questões básicas. Por exemplo, a Rua Sá e Albuquerque, a principal do bairro, está com o calçamento em más condições e as calçadas danificadas.

 

Questionamento

Jornalista Romero Vieira Belo, em sua coluna no semanário “Primeira Edição”: “Como a presidente defenestrada (por enquanto, provisoriamente) pode prometer, a um só tempo, governar diferente (em mentiras) e propor uma consulta que poderá tirá-la do cargo, mais uma vez e de forma definitiva? Não é contradição, é mentira.”

 

Opinião

Do senador Ronaldo Caiado (DEM/GO): “Segundo o site Contas Abertas, cargos, funções de confiança e gratificações, em julho de 2015, chegaram a 100.313. Representam 16% dos 618.466 mil servidores do Poder Executivo – mais de 7.000 apenas na Presidência da República. Se todos comparecem, não cabem no Palácio.”

 

 

*O atendimento aos usuários do SUS acometidos por câncer será reforçado com o Plano Estadual de Oncologia, a ser lançado hoje, às 9 horas, no Salão Aquatune, no Palácio República dos Palmares. O serviço beneficiará usuários de Maceió e Arapiraca.

 

* O Programa Cidadania e Justiça na Escola, da Escola Superior da Magistratura de Alagoas, encerra hoje as atividades do semestre com uma caminhada ecológica no Parque Municipal de Maceió. A ação beneficia mais de 100 alunos de escolas públicas.

*Encerra-se hoje, na Pinacoteca Universitária da Ufal, na Praça Sinimbu, a exposição “Meu Odisseu: Veredas interiores”, do artista visual Francisco Oiticica. O evento será das 18 às 22 horas e contará com apresentação da banda alagoana de rock Dof Láfá. 

*A Diretoria de Teatros de Alagoas encerra hoje as inscrições abertas para a 12ª edição do projeto “Quinta no Arena”, para projetos de música ou arte cênica, para pessoas jurídicas. Mais detalhes:www.teatrodeodoro.al.gov.br. Informações: 3315.5665.

*O Tribunal de Justiça implanta hoje, em sua sede, a coleta seletiva de resíduos, em parceria com a Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió. Às 10 horas, no auditório do pleno, sob comando do presidente do TJ, desembargador Washington Luiz .

*O Detran realiza hoje, em sua sede, o primeiro “aulão” preparatório para candidatos a obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação. As aulas serão em dois períodos: pela manhã, de 9 às 11horas, com dicas para o exame teórico, e à tarde, das 13 às 15 horas.

* Interessados em participar do Congresso Abralin em Cena Libras 2016 podem se inscrever até 30 de junho. O congresso é promovido pelo curso de Libras da Faculdade de Letras da Ufal, em parceria com a Associação Brasileira de Linguística.

 

“Nunca estive tão próximo de Temer”

 Renan Calheiros

 Presidente do Senado Federal