Edmilson Teixeira

17 de junho de 2016

Craíbas – ousadia

O clima de insegurança vem extrapolando em Craíbas, sobretudo na zona rural. Na segunda-feira última, um elemento entrou no posto de Saúde, do povoado Lagoa do Algodão, com uma espingarda calibra 12, e sequestrou uma dentista. A vítima estava atendendo a um paciente quando foi obrigada, sob a mira da espingarda, a acompanhar o bandido, até o veículo dela, um Hyundai HB20, de cor branca. Depois de andar uns dez quilômetros, a dentista foi liberada com seus pertences e o homem levou o carro, que somente foi encontrado na quarta-feira  em Arapiraca.

 

Craíbas – medidas

 O prefeito  Bruno Pedro e seu secretário de Saúde, Diorgenes Costa, preocupados com os últimos acontecimentos no tocante à área de segurança pública, reuniram-se com a guarnição da Policia Militar, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Ficou acordado que os militares farão ronda, a partir desta quinta-feira, diariamente, nos postos de Saúde de todo  o município, sobretudo na zona rural.

  

Piranhas – preocupação

A situação do Hospital Clodolfo Rodrigues, de Santana do Ipanema, foi tema de discursão ontem em Piranhas, durante um encontro de secretários e dirigentes  que comandam  serviços de Saúde de 21 municípios  do sertão alagoano. A vice-presidente do Cosems, Normanda Santiago (secretária de Pão de Açúcar), questionou a situação do hospital que, segundo ela, desde o ano passado está em processo de finalização de contrato com a empresa que o administra e até agora não há previsão de licitação para outra empresa.

 

Piranhas – decadência

Foi comentado que a atual empresa administradora vem faltando com a prestação dos serviços de tomografia para a qual foi contratada e relataram vários problemas de ordem administrativa. Os coordenadores médicos disseram que suas equipes pediram afastamento do hospital por falta de repasse financeiro.

 

Piranhas – descaso

 

O secretário de Saúde do município de Senador Rui Palmeira, José Marcos, disse que além do prefeito, Mário Silva de Santana do Ipanema, seu secretário de Saúde  Bráulio Roberto, têm demonstrado pouco interesse em resolver a situação do hospital, deixando outros municípios nessa dependência. Segundo ele, o recurso é dos 21 municípios da região e não apenas de Santana do Ipanema.

 

 

São Miguel dos Campos

Na terça-feira em Brasília, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela, recebeu em seu gabinete o prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente. Entre os assuntos debatidos, dois ganharam destaque: a retomada da duplicação da BR-101 e o início da construção dos galpões do Mercado Público, como parte de um projeto que ganhou o aval de Quintela, na qualidade de deputado feredal, por meio de uma emenda parlamentar.

 

Palmeira dos Índios

Apostando em estratégias inovadoras para vencer a estagnação econômica, fortalecer, incentivar o comércio, a indústria e os serviços o pré-candidato a prefeito, Júlio Cezar (PSB) iniciou esta semana uma série de visitas oficiais a parceiros potenciais neste desafio. A maratona de conversas contemplam a Federação Comercial, Associação Comercial, Federação das Indústrias, Sebrae, entre outras instituições.

 

Marechal 

 

Mais de 250 alunos que estudam na Escola Municipal Dr. Silvério Jorge, no povoado Pedras, foram contemplados com o modelo de modernização educacional implantado no município. É que a unidade foi reinaugurada na terça-feira  totalmente climatizada. A escola é primeira a receber ar-condicionado em todas as suas salas. Nesse mesmo dia, o prefeito Cristiano Matheus assinou a ordem de serviço para construção de mais uma sala de aula e o pátio coberto; além da ampliação nos banheiros e cozinha.

 

 

Delmiro Gouveia – eleição

Padre Eraldo (PC do B) tem afirmado que sua pré-candidatura a prefeito de Delmiro está em pé. O líder religioso aguarda com ansiedade uma decisão do TRE/AL, uma vez que ele se encontra inelegível por determinação do 40ª Zona Eleitoral, que o condenou por questão de prestação de contas referente à eleição passada. É que Eraldo recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral.

Delmiro – orgulho

Por falar em Delmiro, o jovem filho da terra, Manoel Galdino ganhou destaque nacional essa semana na qualidade de presidente da ONG “Transparência Brasil”, com sede em São Paulo. A entidade foi a vencedora pelo voto popular do Desafio de Impacto Social Google. É que Galdino desenvolveu por meio de sua ONG o aplicativo “Cadê Minha Escola” com a finalidade de acompanhar, denunciar e cobrar obras e mais obras de escolas e creches públicas abandonadas. Simplesmente recebeu na terça-feira, R$ 1.5 milhão do Google para reforçar os trabalhos.

Dados

O inteligente Manoel Galdino é economista e tem doutorado em Ciências Políticas, pela USP. Comentou  que no ano passado, 54% das obras para construção de escolas e creches em todo o Brasil estavam atrasadas, paralisadas ou abandonadas, o que segundo ele, esse fato registrou um atraso médio equivalente a um ano letivo.