Roberto Baia

16 de junho de 2016

Um site para interagir

Uma ferramenta democrática e de fácil acesso para que a população possa opinar, dar sugestões e contribuir para a formação de um plano de governo para fortalecer o desenvolvimento de Arapiraca.

Foi assim que o vice-presidente da Fundação Ulisses Guimarães (FUG) em Alagoas, Sabino Fidélis, definiu a criação e o lançamento do site “Arapiraca mais perto de você”.

 

Acontece amanhã

O evento acontecerá na manhã desta sexta-feira (17), tendo como local a Praça Marques da Silva, no centro da segunda maior cidade de Alagoas.

Sabino Fidélis adiantou que na praça será montada uma tenda para informar aos moradores como vai funcionar o site e de que forma as pessoas poderão interagir e apresentar sugestões.

 

Cidadania

“Além dos cursos de formação política e cidadania, nosso papel também é ouvir a sociedade para ajudar na elaboração de um plano de governo, a exemplo do que foi feito na campanha do governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa”, explica.

 

Posição estratégica

O vice-presidente da FUG destaca que o município de Arapiraca tem uma posição estratégica para a economia e o desenvolvimento de Alagoas. “O PMDB tem uma capilaridade em todo o estado, e um programa para ouvir as pessoas é fundamental nesse processo de debates para saber quais são as demandas dos diversos segmentos da sociedade”, acrescenta Sabino Fidélis.

 

Luta contra drogas

Com ASCOM/Arapiraca – A prevenção ao uso de drogas é uma das maiores armas contra a “curiosidade” de crianças e adolescentes. É o que vem discutir o comitê gestor de enfrentamento ao crack e outras drogas, com Projeto Redes/Senad/MJ/Fiocruz, que realiza em Arapiraca uma articulação intersetorial de políticas sobre o tema.

 

Abuso de álcool

De acordo com a articuladora local, a psicóloga Emylia Ferreira, “há a necessidade de nos darmos às mãos para cuidarmos de nossas crianças e adolescentes”.

Para tanto, está acontecendo uma série de oficinas de construção da linha de cuidado intersetorial para pessoas com necessidades relacionadas ao uso e abuso de álcool e outras drogas, no eixo criança e adolescente.

 

Encontro

O primeiro encontro ocorreu na terça-feira (14), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), no bairro Santa Edwiges, com fala da coordenadora municipal de Saúde Mental e do programa“Crack, É Possível Vencer”, a psicóloga Cledja Almeida.

“As questões a serem trabalhadas nestas oficinas são o consumo de drogas, família, metodologia do cuidado, redução de danos, construção de projetos de intervenção e, ainda, estratégias de reinserção social da criança e adolescente e seus familiares”, pontua.

 

Câmara 1

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite de terça-feira (14) sessão ordinária que contou com a presença da maioria dos vereadores. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Márcio Marques (PSL) e secretariados pelo vereador Moisés Machado (PDT). Várias matérias de interesse da cidade de Arapiraca reivindicando ao executivo, melhorias em várias aspectos da área urbana e rural foram aprovadas pelos vereadores.

 

Câmara 2

Um dos destaques foi à aprovação de Voto de Aplauso de autoria da vereadora Gilvânia Barros (PMDB), pelos 90 anos de vida, dos quais 35 anos de bispado e 65 de vida sacerdotal, do Bispo Emérito de Estância, (SE) Dom Hildebrando Mendes Costa. O religioso se dedica há vários anos aos trabalhos pastorais na Igreja do Santíssimo Sacramento, antiga Matriz no centro da cidade. 

 

Entre as melhores

Duas marcas da M. Dias Branco estão entre as mais escolhidas pelos consumidores brasileiros: a Vitarella, em 9° lugar, e a Richester, na 47ª posição. É o que mostra a 4ª edição do ranking local Brand Footprint, da Kantar Worldpanel. A pesquisa apresenta as 50 marcas de bens de consumo não-duráveis mais escolhidas pelos brasileiros no ano de 2015 e usa uma métrica exclusiva, a Consumer Reach Points (CRP).

 

 

… Das 50 mais compradas, 27 são brasileiras, contra 23 globais. No mercado da Paraíba, a Vitarella é a mais lembrada pelas donas de casa no segmento de alimentos, e ainda vem aumentando a cada ano, seu  Recall diante dos consumidores nas principais cidades paraibanas. O consumidor paraibano é apaixonado pela marca.

 

… No quadro geral, Coca-Cola lidera o pódio, seguida por Ypê e Colgate, na segunda e terceira colocação, respectivamente – mesmo resultado da última edição. O top 10, aliás, sofreu poucas alterações de 2014 para cá: apenas dois novos nomes entraram para o seleto grupo (Italac e Vitarella).

 

 

… A pesquisa também mostra crescimento da Vitarella, que estava na 11ª posição em 2014. No seu segmento, a marca também lidera a preferência dos brasileiros, frente a todos os concorrentes internacionais e nacionais atuantes no País.