Flávio Gomes

16 de junho de 2016

As elites atacam

Do jornalista Carlos Chagas: “Da “Ponte para o Futuro”, elenco de sugestões retrógradas apresentadas pelo PMDB para reviver o neoliberalismo, caímos na arapuca do governo Temer. Sua equipe econômica, quase completada, vai do Banco de Boston ao Itaú e à Febraban, exprimindo bem urdida e competente trama para a submissão de nossa economia aos postulados elitistas do capital internacional. Quem primeiro detectou esse assalto foi o senador Roberto Requião, adversário do impeachment sem ter sido adepto de Dilma Rousseff. O desmonte das reformas sociais, a desvinculação do salário mínimo, a retomada das privatizações, a extinção das garantias do trabalho, a prevalência do mercado, a contenção salarial, o estímulo ao desemprego são apenas algumas das propostas já em desenvolvimento. Eles não perdem tempo, chefiados por Henrique Meirelles. A palavra de ordem é entregar tudo ao capital. O senador pelo Paraná articula uma reação ao entreguismo, espantado-se porque as forças populares continuam sem reagir. O presidente Michel Temer parece resignado às imposições dos detentores do poder econômico. Breve estará entregando a Petrobras e mais o patrimônio publico que sobrar. Cortará benefícios sociais, como já vem fazendo, além de permitir aumentos de toda ordem, desde taxas e tarifas até impostos.”

 

Ao voto

A possibilidade de Galba Novaes ser candidato a vice de Cícero Almeida, na disputa pela Prefeitura de Maceió, é mais que hipótese de chapa puro sangue no PMDB. Seria mais um deputado estadual a concorrer na eleição deste ano. O outro interessado é Tarcizo Freire, do PP, pré-candidato a prefeito de Arapiraca.

 

Tem mais

Da Câmara dos Deputados, além de Cícero Almeida deverão concorrer, em Maceió, João Henrique Caldas (PSB) e Paulão (PT) e, em Delmiro Gouveia, Givaldo Carimbão (PHS). No caso de Maceió, evidentemente que somente um poderá ser eleito. Mas todos os respectivos suplentes vivem interessante expectativa.

 

Turismo

A iniciativa do governo estadual em conseguir da União autorização para implantação de empreendimento turístico privado no antigo Campus Tamandaré pode proporcionar a instalação de importante equipamento na bela restinga do Pontal da Barra. Vale, porém, acompanhar qual será a verdadeira destinação da área.

 

Porém

Quando Ronaldo Lessa era governador estava tudo pronto com um grupo estrangeiro para implantação de um complexo turístico, incluindo hotéis. Mas, ao conhecerem o projeto, em reunião em Palácio, empresários alagoanos vetaram a obra, pois não era um produto bom, além de prejudicar a deslumbrante vista.

 

Alternativa

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas construiu prédios para implantação de cursos do Pronatec. O projeto faliu, por má gestão do governo Dilma Rousseff, e os equipamentos ficariam ociosos. José Carlos Lyra de Andrade, presidente da FIEA, vai aproveitá-los para escolas em tempo integral do governo estadual.

 

Opinião

De Erick Wilson Pereira: “A dependência do Executivo com relação ao Legislativo não apenas afasta os postulados do princípio de separação do poder, mas elege a lógica mercantilizada que rege as disputas, blindando o sistema político contra a sociedade. Temos de pensar, debater e exigir uma forma de se fazer política com coerência e sentido de futuro.”

 

 

as Micro e Pequenas Empresas: dos aspectos legais à prática”, no Sebrae Alagoas, das 8h30m às 13 horas. É uma iniciativa da Associação dos Procuradores de Municípios do Estado de Alagoas.

 

*  O secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, promove hoje o café da manhã “Inovação no Turismo em Maceió: temporada 2016/2017”, para apresentar projetos e ações. Às 8 horas, no hotel Best Western Premier, na Avenida Antônio Gouveia.

 

*  Passados quase 50 anos de sua morte, a vida e a obra do artista alagoano Hekel Tavares, nascido em Satuba, ainda são lembradas. Os 120 anos do seu nascimento serão lembrados hoje na cidade, às 19 horas, com a Camerata Pró-Música de Alagoas.

 

*  A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Química e Biotecnologia da Ufal abriram inscrições para Mestrado e Doutorado em Química e Biotecnologia. O prazo termina hoje.

 

*  A Eletrobras Alagoas realiza campanha de incentivo para acabar com a inadimplência de clientes das classes residencial, comercial, industrial e rural, para contas vencidas até abril. Até 30 de junho, quem pagar o débito à vista terá isenção total de juros e multas.

 

*  A Caixa Econômica Federal promove, a partir de hoje o 10º Salão Auto Caixa, oferecendo condições especiais para financiamento de carros e motos. O evento será realizado em parceria com a CAIXA Seguradora, Banco Pan, Anfavea e Fenabrave.

 

*   No próximo sábado, 18, no Orákulo, em Jaraguá, acontece o “Arraiá da Turma da Rolinha, às 21 horas. A entrada é R$ 35,00. Atrações musicais: Xote.com, Xote do Seu Marola e grupo de forró de pé de serra. Contato: 99982.1615 ou 98819.1615.

 

“O desaparelhamento do PT não se faz de uma hora para a outra” 

André Moura Deputado federal (PSC-SE) e líder do governo da Câmara, explicando que Temer fará aos poucos as exonerações de pessoas ligadas ao governo Dilma