Flávio Gomes

11 de junho de 2016

“Siga o dinheiro”

De Carlos Chagas, no portal “Diário do Poer”: “Guardadas as proporções, o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, aceitou os conselhos do ‘Garganta Profunda’ que nos Estados Unidos atuou no processo contra o presidente Richard Nixon, levado a renunciar por interferir em eleições presidenciais naquele país. “Siga o dinheiro”, disse o  então vice-diretor do FBI aos dois jornalistas do ‘Washington Post’, que seguiram e levaram Nixon a deixar a Casa Branca para não ir parar na prisão. Agora, Renan Calheiros, Romero Jucá, José Sarney, Edison Lobão, Jader Barbalho, Eduardo Cunha e outros poderão perder  cargos, mandatos e funções como, também, parar na cadeira.  Exceção de José Sarney, que pela idade ganhará prisão domiciliar, com direito a tornozeleira. Muitos nomes de senadores e políticos variados também poderão ser condenados por conta de roubalheira, fora os que já se encontram vendo o sol nascer quadrado e os que estão perto… “Siga o dinheiro” surge como grande conselho a todo investigador, demonstração de que a lei acaba sempre dando certo. Necessário se torna, como  complemento, acionar mecanismos capazes de devolver ao tesouro nacional tudo o que foi roubado. Centenas de milhões, e até bilhões, sumiram dos cofres  públicos, sem falar dos mandatos que  vão sumir. Bem feito!”

Trunfo

Rui Palmeira, candidato à reeleição, leva uma vantagem no confronto político que trava com Renan Filho, o principal patrocinador da candidatura de Cícero Almeida: enquanto a Prefeitura de Maceió já decidiu o reajuste dos servidores, o Estado não dá nem notícia. E o bolso, como se sabe, é fundamental para uma decisão.

Perfil 

 

Outro ponto a ser considerado em favor de Rui Palmeira é que, já na metade do seu último ano de mandato, não surgiu nada de concreto que desabonasse sua conduta como gestor público. Aliás, esse perfil de lisura Rui mantém ao longo da sua breve vida pública, por um mandato de deputado estadual e dois anos de federal.

 

No arguardo

Chico Holanda, ex-vereador em Maceió e ex-deputado, está ligado na candidatura de Inácio Loiola a prefeito de Piranhas. É que, como primeiro suplente da coligação de Inácio, Chico retornará à Assembleia Legislativa caso ele seja eleito. E ainda tem outra possibilidade, com a ação que tramita contra o Pastor João Luiz.

 

Ajuste

De Vera Magalhães, na “Veja”: “Nos próximos dias o Dnit vai anunciar que a OAS venceu disputa para concluir a duplicação da BR-101 entre Rio Largo e Teotônio Vilela, em Alagoas. A empreiteira ofereceu desconto de 22,4% sobre os 541 milhões de reais fixados pelo órgão. O deságio é mais que o dobro do praticado anteriormente.”

 

Promessa

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, garante que em setembro as pontes de embarque do Aeroporto Zumbi dos Palmares, que não são usadas há meses, voltarão a funcionar. Interessante: nos aeroportos de São Paulo, Rio e Brasília são usados ônibus para embarque e desembarque de passageiros e não se reclama.

Iniciativa

O vereador Luiz Carlos Santana (DEM) propôs à Câmara Municipal de Maceió a implantação de acessibilidade no serviço de táxi na cidade. Ele levará o tema para discussão na audiência pública no dia 20 de junho, convocada para debater questões dos motos-taxistas e do serviço de transporte complementar de táxis.

Opinião

Do experiente jornalista Sebastião Nery: “O professor Marcelo Medeiros, da Universidade de Brasília, e os pesquisadores Pedro Ferreira e Fábio de Castro, do Ipea, constatam que não houve queda na desigualdade da renda do Brasil (como dizem Lula e o PT): os 5% mais ricos em 2006 tinham 40% da renda total. Em 2012, eram 44%.

 

*O supermercado Palato Farol, na Avenida Fernandes Lima, promove hoje a III Feira de Adoção, das 10 às 15 horas. É uma parceria da empresa com o projeto “Pata Amada”, grupo de apoio a animais em situação de rua, para adoção de cães e gatos.

*A Acrópole Hall, em Jaraguá, promove hoje uma festa romântica, estilo baile, em comemoração ao Dia dos Namorados, com início às 23 horas. Como atrações, Altemar Dutra Jr., Adilson Ramos e Orquestra Golden Time. 3436.3919/ 99954.6511.
 
*O programa “Eternamente Jovem” de hoje terá no quadro “Raridades do Baú da Jovem Guarda” a lembrança de Cauby Peixoto. No “Destaque”, homenagem a Dori Edson. E ainda Erasmo Carlos, na voz de Sidney Magal. Às 13 horas, na Difusora AM.

 

* No próximo sábado, 18, no Orákulo, em Jaraguá, acontece o “Arraiá da Turma da Rolinha, às 21 horas. A entrada é R$ 35,00. Atrações musicais: Xote.com, Xote do Seu Marola e grupo de forró de pé de serra. Contato: 99982.1615 ou 98819.1615.

*O Poder Judiciário de Alagoas abriu ontem seleção de estágio para estudantes de Direito. As inscrições devem ser feitas no site da Escola Superior da Magistratura (Esmal), até o dia 18 de julho. O certame é para formação de cadastro reserva.

*Um grupo de 19 jovens de Arapiraca está encabeçando uma campanha de arrecadação de agasalhos em bom estado, como cobertores, blusas, edredons, lençóis, casacos e travesseiros, dentre outros. A campanha vai até o próximo dia 20 de junho.

*O advogado José Venâncio de Almeida Júnior, torcedor do CSA, é o novo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da FAF. O vice é o também advogado Felipe Nobre, torcedor do CRB. Estabeleceu-se, pois, o equilíbrio entre os clubes mais tradicionais.

 

“Seja ministério, seja secretaria, o que importa é a cultura ser eficiente”

Alexandre Borges

Ator, no jornal “O Estado de São Paulo”