Roberto Baia

11 de junho de 2016

Força Feminina

Pela primeira vez o comando da unidade operacional do Grupamento de Incêndio, localizado no Tabuleiro dos Martins, em Maceió, será comandado por uma mulher, a major Camila Paiva, foi apresentada na manhã de ontem, sexta-feira, 10, para assumir o lugar do tenente coronel Ricardo Cruz, que agora responde pela chefia da Assessoria de Relações Públicas e Comunicação Social.

Para o tenente coronel Ricardo Cruz, o desafio é enorme. “A responsabilidade de assumir um grupamento é muito grande. Precisamos mostrar a força e a capacidade das mulheres de enfrentarem grandes desafios. Tenho certeza que uma mulher comandando o GI pela primeira vez trará um saldo muito positivo para a corporação”, disse.

 

Confiança merecida

A solenidade seguiu os moldes militares com tropa formada, incorporação do pavilhão nacional e o tradicional desfile da tropa. A major Camila Paiva agradeceu a confiança do comando geral. “Senti uma enorme alegria quando o comandante geral me convidou para ser comandante do GI. Só tenho que retribuir a confiança depositada com muito trabalho”, disse.

 

Pilar

O resultado da perícia técnica do Instituto de Criminalística de Alagoas deu um direcionamento crucial para a elucidação dos crimes cometidos no município de Pilar. Os peritos criminais Lucas Nascimento e Ricardo Leopoldo realizaram os confrontos balísticos de elementos de munição de arma de fogo (projéteis e estojos) de oito casos, dos quais, seis deram positivos com a arma apreendida. Isso significa que essa mesma arma foi utilizada naqueles seis homicídios.

 

Investigação

A requisição dos exames ao Núcleo de Balística Forense do IC foi solicitada pelo delegado de Pilar, José Carlos, após a apreensão de um revólver calibre .38 durante a investigação policial. A pedido do delegado, responsável pelo inquérito policial, os peritos realizaram os confrontos balísticos entre os padrões da arma apreendida, os projéteis retirados das vítimas no IML e os projéteis e estojos coletados em locais de crime pelos peritos criminais desse instituto. O perito criminal Ricardo Leopoldo disse que cada perito ficou responsável por examinar quatro dos oito casos. Desse total, dois deles foram eliminados, visto que, foram constatadas incompatibilidades entre os calibres.

 

Cuidado junino

Com a chegada dos festejos de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) de Arapiraca faz um alerta a toda população da cidade quanto ao uso recomendável das tradicionais fogueiras nesta época do ano.  Alguns cuidados devem ser tomados antes de acendê-las para que o asfalto, por exemplo, não seja danificado e assim a folia possa fluir com alegria e sem danos ao espaço público.

 

Nome social

Desde a última segunda-feira, travestis, transexuais, transgêneros e intergêneros têm garantido o uso do nome social nos registros funcionais e acadêmicos da Universidade Federal de Alagoas. A medida, originada de um requerimento proposto pelo Instituto de Psicologia (IP), foi aprovada pelo Conselho Universitário. 

Direito regulamentado

Registrado civilmente como Tamires, o estudante de Biblioteconomia, Thomas Sarmento, adotou o nome social há pouco mais de um ano e desde então batalhava pelo direito de ser chamado em sala, assiná-lo em provas, registros de presença e trabalhos apresentados na Ufal.

Conquista

Thomas Sarmento, comemorou bastante a regulamentação interna. “Estou muito feliz. É uma grande conquista. Passei por muita dificuldade e constrangimentos para ser chamado da forma como me vejo. Essa aprovação vem para confirmar que não é um pedido, um favor, mas uma obrigação da comunidade acadêmica me respeitar como eu sou”, explicou.

 

Arapiraca

Atendendo uma recomendação da 4ª Promotoria de Justiça, a Prefeitura de Arapiraca suspenderá o Processo Seletivo Simplificado para contratação de agentes comunitários de saúde e de endemias. Com isso, o município, visando cumprir todas as determinações legais, publicará em breve o novo Edital, já com as alterações indicadas pelo Ministério Público.

 

Garantias mantidas

As pessoas que já realizaram as inscrições no certame não serão prejudicadas, uma vez que as mesmas estão garantidas e mantidas. As novas inscrições só serão concretizadas após lançamento do Edital.

 

… O governador Renan Filho anda preocupado com o impasse político de Palmeira dos Índios, onde as forças que lhe apoiaram se encontram complemente esfaceladas, com um grande risco de perder a eleição municipal. Renan Filho deseja sentar na mesma mesa com os seus aliados que no momento por causa de James Ribeiro ficaram divididos em três candidaturas a prefeito.

…O crescimento da candidatura do Flavio Targino começou a preocupar a médica Verônica Medeiros, pré-candidata a prefeita de Palmeira dos Índios com o apoio de James Ribeiro.

…Por isso, nos corredores do Palácio Zumbi dos Palmares chegou a informação que a médica Verônica já liberou pediu socorro para o governador Renan Filho tentar junto a cúpula do PRTB investir na possibilidade de uma união do Targino com ela. Nesse caso há grande possibilidade do Targino ser o vice prefeito.

 

Sidinéia Tavares_ interina