Flávio Gomes

10 de junho de 2016

A busca por heróis

De Mário Magalhães, em seu blog: “… O Brasil, os brasileiros somos pródigos em eleger heróis breves. Corremos atrás deles como um headhunter à procura urgente do executivo mais qualificado. Mal aparece em cena, agarramos o candidato a herói ou heroína pelo cangote e o aclamamos. Um deles, o agente da Polícia Federal Newton Ishii, acaba de ir em cana. No mesmo prédio da PF, em Curitiba, onde trambiqueiros da política e dos negócios estão presos. Ishii ganhou fama como ‘Japonês da Federal’ ao escoltar detidos na Operação Lava Jato. Ele já havia tido rolos com a Justiça em 2003, suspeito de facilitar contrabando. Suas alegadas falcatruas apareciam somente no pé das reportagens, como as letrinhas pequenas das advertências de bula de remédio. Poucos viram, é claro. O herói Ishii virou máscara e marchinha de Carnaval. Ele lembra o marinheiro do livro ‘Relato de um náufrago’. Em meados da década de 1950, o protagonista sobrevivera a um naufrágio e fora consagrado herói na Colômbia. Ao entrevistá-lo, o repórter Gabriel García Márquez descobriu que a embarcação afundara porque o marinheiro e seus companheiros a haviam sobrecarregado com mercadorias contrabandeadas. Um falso herói. Um herói que retratou uma época. Como o ‘Japonês da Federal’, retrata fracassos e frustrações do Brasil de hoje.”

Pontos nos is

De Renan Calheiros, presidente do Senado, ao propor consulta ao ministro da Fazenda para saber se o déficit de R$ 170 bilhões é real: “Se está certo, fica difícil dar aumentos, criar cargos e aumentar teto. Se não está, melhor, nós poderemos dar os aumentos e fazer tudo isso. Mas é importante responder primeiro a essa pergunta.”

Cobrança

O senador Benedito de Lira (PP-AL) cobra do governo e do Congresso Nacional um novo pacto federativo para o Brasil, denunciando o estado de extrema penúria das prefeituras, com as contas bloqueadas e os serviços públicos sucateados, além de salários atrasados: “Os municípios estão falidos. Chegaram ao fundo do poço.”

Otimista

Acontece hoje, em São Paulo, o Fórum Nacional da Indústria, órgão da Confederação Nacional da Indústria. Um dos pontos em pauta é a avaliação do governo Michel Temer. José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, crê que haverá avaliação menos pessimista do setor quanto ao futuro.

Endosso

A Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas manifestou ao presidente do Tribunal de Contas, Otávio Lessa, apoio à sua posição em favor da realização de concurso públicos nos municípios, para contratação de procuradores. No entender da APE/AL, isso é fundamental para o controle da legalidade.

 

 

Agenda

“Jornalismo Ético: a sociedade quer e precisa” é o tema do 22º Congresso Estadual dos Jornalistas, de hoje a domingo, na Casa da Aposentadoria, em Penedo. A abertura oficial será hoje, às 19 horas, com palestra do jornalista Luís Nassif. O evento escolherá delegados ao 37º Congresso Nacional da Fenaj, em Goiânia.

Protesto

Acontecem hoje atos nacionais contra o presidente interino, Michel Temer, pela Jornada Unitária dos Trabalhadores e Trabalhadoras, Povos do Campo, das Águas e das Florestas. Alagoas está incluído nesse contexto, no amplo movimento de trabalhadores que integram a Frente Brasil Popular, com MST, CPT e MLST.

Opinião

Do jornalista Acílio Lara Resende, sobre a proposta de eleições gerais: “Eleição direta, neste ano, sem dois renunciantes, é impossível; mediante estupro à Constituição, é o sonho de alguns golpistas; indireta, pelo atual Congresso, é terrível pesadelo, além de uma enorme temeridade. Ruim com Temer, poderá ser pior sem ele.”

 

*Encerra-se hoje, no hotel Maceió Atlantic Suítes, o Fórum Nacional dos Juizados Especiais. Às 9 horas haverá palestra do ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça. Contato: 4009.3970/3328.

*Para celebrar os 20 anos do Instituto para Preservação da Mata Atlântica acontece, até hoje, reunião do Plano de Ação Nacional do Mutum-de-Alagoas, no Cinturão Verde da Braskem. O grupo é coordenado pelo Instituto Chico Mendes para Biodiversidade.

*A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura realiza hoje, das 7 às 11h30m, em sua sede, outra edição da Feira de Produtos Orgânicos. Serão ofertados produtos livres de agrotóxicos, produzidos nos municípios de Branquinha e Murici.

 

*A Pastoral da Pessoa Idosa anuncia para hoje o lançamento da cartilha “Respeito, Solidariedade e Cidadania – Direitos da Pessoa Idosa”, visando a formação dos líderes comunitários, idosos e familiares. Às 8h30m, no Recanto Coração de Jesus, Serraria.

* Ainda por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrido dia 5, o Shopping Pátio Maceió realiza, de hoje a domingo, atividades de conscientização ambiental. Isso inclui peça teatral encenada por voluntários da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater..

*Abrindo a programação do “São João de Arapiraca 2016 – Terra de Mulher Arretada”, ocorre hoje, 19 horas, o lançamento do DVD “Viva Nossos Artistas”, com participação de 10 músicos, no “Palco Ditinha da Sanfona”, a grande homenageada dos festejos.

*A maratona de jogos do CRB na Série B do Campeonato Brasileiro prossegue hoje à noite, em Salvador, contra o Bahia, um dos melhores colocados na competição. É um jogo para a afirmação do time alagoano. Às 19h15m, no Estádio de Pituaçu.

 

 “Não há dúvida que houve erro de condução na política econômica no governo Dilma”

Fernando Haddad

Prefeito de São Paulo, do PT, culpando a presidente afastada pela própria queda