Flávio Gomes

7 de junho de 2016

Olho no peixe, outro no gato

Do professor Hubert Alquéres: “… O humor dos brasileiros, que por enquanto é de expectativa cautelosa, pode entrar em mutação a qualquer momento. A expectativa pode dar lugar ao descrédito e servir de caldo para saídas aventureiras ou messiânicas, não previstas em nosso arcabouço constitucional. A batalha do impeachment não está terminada. A depender de como as ruas se pronunciem (ou de sua apatia), a correlação de forças pode se modificar no interior do Senado. Michel Temer tem de ficar com um olho no peixe e outro no gato. Em Renan Calheiros e na sociedade. O senador alagoano pode ser o novo condestável da República, mas a opinião pública costuma falar mais alto em momentos decisivos. É bom observar o movimento das placas tectônicas no Senado, para não ter surpresas mais à frente. A política pode contaminar a economia e complicar a vida da equipe do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que tem uma tarefa hercúlea pela frente: a reconstrução da economia duramente danificada nos anos Dilma. Se já seria uma missão dificílima de ser realizada em condições normais de temperatura e pressão – em um governo recém-saído das urnas -, imagine em uma transição dolorosa como a atual, onde o novo governo ainda tem de se legitimar perante a opinião pública e o PT utiliza a estratégia de fustigamento para fazê-lo sangrar…”

Confiança

Vicente Limongi Neto, no portal “Diário do Poder”: “O senador Renan Calheiros não vai deixar de continuar lutando e trabalhando pela governabilidade. Não vai parar, não vai desistir, não vai esmorecer. Viver é para os bravos. Para os guerreiros. para os que não se intimidam diante da avalanche de mentiras. Renan vai continuar enfrentando os obstáculos.”.

Exemplo

Christian Teixeira, secretário estadual do Planejamento e Gestão, ao falar da difícil situação dos Estados cita o Rio de Janeiro, que está demitindo servidores que entraram por concurso público e ainda estão cumprindo o estágio probatório. Daí dizer que em Alagoas há o cuidado de só dar o reajuste que puder ser pago.

Boa causa

Em 2014, foi através de recursos obtidos por emenda do deputado Paulão (PT) que a Prefeitura de Maceió conseguiu fazer o São João. “Por ciúme de outros parlamentares”, segundo ele, em 2015 a prefeitura não quis seu apoio. Este ano, ele direcionou emenda para o São João de Arapiraca, o que está garantindo a festa.

Pau a pau

A revelação é de deputado estadual do bloco de Renan Filho: a disputa à Prefeitura de Maceió está hoje tecnicamente empatada, segundo pesquisas, entre Rui Palmeira e Cícero Almeida, que até há poucos dias liderava com folga. Acredita o parlamentar que o engajamento do governador pode fazer Almeida se recuperar.

Tecnicismo

Muita gente critica as pesquisas eleitorais. Mas são elas que definem candidaturas a majoritárias, inclusive as de prefeito no interior. Normalmente, é com base na avaliação do sentimento do eleitor, em comum acordo entre os interessados, que são escolhidos os concorrentes e fechadas as alianças. É o fim do “chutômetro”.

Mudança

Troca troca na Prefeitura de Maceió: Ricardo Antônio de Barros Wanderley saiu da Secretaria de Governo e assumiu a Procuradoria Geral, substituindo Estácio da Silveira, agora procurador-geral adjunto. Na Secretaria de Governo assumiu José Lages Júnior, que era secretário-adjunto de Administração Tributária.

Opinião

De Dilma Rousseff, presidente afastada, sobre o governo interino: “Fiquei achando muito estranho que eles tivessem transformado a CGU em Ministério da Transparência. Primeiro pensei: deve ser jogada de marketing. Tenho certeza agora que se tratava de transformar em obscura a transparência.”

 

*Desde ontem, e até 29 de julho, está em vigor o Programa de Recuperação Fiscal do IPVA, criado pela secretaria estadual da Fazenda. Com ele, o contribuinte pode quitar débitos do IPVA com até 95% de desconto nas multas punitivas e até 80% nos juros.

* Com o tema “Jornalismo Ético: a sociedade quer e precisa”, o 22º Congresso Estadual dos Jornalistas será de 10 a 12 de junho, na Casa da Aposentadoria, em Penedo. A abertura oficial será 6ª feira, às 19 horas, com palestra do jornalista Luís Nassif.

*Candidato único, Ricardo Antunes Melro será escolhido na próxima 6ª feira, 10, Defensor Público Geral do Estado. A votação ocorrerá em dois pontos: na sede da Defensoria, na Avenida Fernandes Lima, Maceió, e na unidade de Arapiraca.

*Hoje, ao meio-dia, serão realizadas intervenções artísticas em diversos pontos do CEAGB, para apresentação do projeto da Orquestra Jovem do Estado de Alagoas. Na ocasião, a Camerata Pró-Música de Alagoas realizará uma performance especial.

*Acontece hoje, às 17h30m, no Sesc Poço, o 15º Concurso de Quadrilhas Matutas promovido pelo Sesc em parceria com a Secretaria de Educação de Maceió. A festa será marcada por apresentações de quadrilhas juninas, coco de roda e outras danças típicas.

*O ASA voltou a empatar em casa (0x0), com o Salgueiro/PE, mas ficou em 3º lugar na Série C do Brasileiro. E demitiu o técnico Jaelson Marcelino, por discussão com dirigentes. O próximo jogo é domingo, em Arapiraca, contra o River/PI.

*O CRB de novo jogou bem, contra o Avaí, fora de casa, mas de novo levou um gol já no finalzinho e perdeu de 2×1. Hoje, precisa ganhar do Sampaio Correia, no Trapichão, para tentar entrar no G-4 da Série B do Brasileiro. O jogo começa às 19h15m.

  

“Se até o Lula se arrependeu de ter escolhido ela, imaginem aqueles que ela fez de idiota, mentindo na eleição”

Eduardo Cunha

Deputado federal do PMDB/RJ, sobre Dilma Rousseff