Roberto Baia

5 de junho de 2016

Transparência

O deputado Rodrigo Cunha (PSDB) lançou recentemente um projeto de lei, na Assembleia Legislativa, que torna obrigatória a divulgação de informações relativas à promoção ou patrocínio de eventos culturais, artísticos e esportivos com recursos públicos.  Pela matéria, os eventos realizados ou patrocinados pelo Estado devem conter placas com dados referentes aos recursos destinados à ação. Algo do tipo: “Para a realização deste evento, foi concedido, a título de patrocínio, R$ 30 mil reais oriundos de tal secretaria”.

 

Vagas de emprego

Em breve a Justiça do Trabalho deverá abrir concurso público para o preenchimento de 69 cargos, sendo dois de juiz e 67 de analistas e técnicos judiciários, em Alagoas. Tramita nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4398/16, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que cria uma Vara do Trabalho em Arapiraca, com os respectivos cargos. O PL só será apreciado em plenário após análise nas comissões de Constituição e Justiça; de Trabalho; e de Finanças.

 

Imprescindível

 

Segundo divulgado pela Agência Câmara, o presidente do TST, ministro Antônio José Levenhagen, argumenta que a criação da nova unidade é imprescindível, pois, devido ao aumento das ações trabalhistas nos últimos anos, cresceram as demandas relativas ao primeiro e segundo graus. O TRT da 19ª Região argumenta que a proposta de criação da Vara visa assegurar a celeridade processual, em razão do contínuo crescimento da movimentação processual no município, situado no centro de Alagoas.

 

Porto Calvo

O ex-prefeito, Antônio Carlos, quer retornar à Prefeitura de Porto Calvo, o pré-candidato diz que a cidade “parou no tempo”.  O ex-gestor alega que ele foi o prefeito que mais construiu na Cidade. “Foram 14 escolas erguidas em seis anos, sendo que nove instaladas em povoados, dando oportunidade ao cidadão que mais precisa ter acesso a escrita e a leitura”, disse.

 

São Miguel

A Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos e o Governo do Estado entregarão à população miguelense, na próxima segunda-feira (06), duas importantes conquistas para o município: a UPA 24h e a Biblioteca Monsenhor Hidelbrando Guimarães, que passou por uma reforma, sendo modernizada e climatizada.

 

 Serviços

A Biblioteca Monsenhor Hidelbrando Guimarães, localizada na Rua Visconde de Sinimbu, no Centro – em frente à Escola Mário Soares Palmeira, será reaberta às 8h30min. A UPA 24h, localizada ao lado do IFAL – Hélio II, será aberta às 10h já para atendimento ao público e funcionará 24 horas por dia para atendimentos de urgência e emergência, como por exemplo: casos de febre alta, vômito, diarreia e acidentes.

 

Delmiro Gouveia

Em visita ao município de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, garantiu a entrega de 369 casas, localizadas em loteamento que leva o mesmo nome da cidade, no bairro Área Verde. A estimativa é de que 1.500 habitantes sejam beneficiados com a casa própria.

 

Investimento

O empreendimento possui mais de R$ 3,6 milhões de investimento do governo estadual, responsável pela construção das habitações e pela implantação do sistema de esgotamento sanitário do residencial. Ao município, competem os serviços de infraestrutura de água, drenagem e eletricidade.

 

Recadastramento de famílias

Segundo Aparecida Machado, mais da metade da obra já foi executada e a previsão é de que as casas sejam entregues ainda neste ano. “80% das habitações já estão concluídas, assim como 50% da infraestrutura do empreendimento. Para agilizar os trabalhos, também auxiliaremos a Prefeitura com o recadastramento das famílias. Nossa expectativa é de que o residencial seja entregue em dezembro“, ressaltou.

 

Olho D’Água das Flores

O Projeto Moradia Legal II, programa de regularização fundiária do Poder Judiciário de Alagoas, contemplou, na ultima sexta-feira 210 moradores do município de Olho 'Água das Flores, no Sertão de Alagoas, atingindo a marca de quase nove mil títulos de propriedade entregues desde 2015. O presidente do Tribunal de Justiça (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Freitas, afirmou que o programa tem levado mais cidadania aos alagoanos. “É sempre uma alegria voltar ao Sertão com o Moradia Legal II, para transformar a posse dos imóveis em propriedade de fato e de direito”.

 

… O secretário de Saúde de Chã Preta, Júnior Lima, participou durante a última semana do XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O Congresso ocorreu me Fortaleza (CE) e debateu ações e políticas voltadas para os atendimentos de saúde pelo SUS.

 

… No cargo de secretário desde dezembro de 2015 Júnior Lima, vem se destacando nas ações voltadas para a saúde da população chã-pretense. Recentemente a Cidade foi tida como referência em Atendimento Primário. O secretário diz que os serviços funcionam de forma honrosa devido a colaboração de todos os funcionários municipais e a vontade política e social do Prefeito Audálio Holanda.

 

 … Outro avanço na saúde chã-pretense é a Unidade Básica de Saúde, localizada na Serra Lisa. Um anseio da população da Zona Rural que agora não precisarão se deslocar para a Zona Urbana, para fazer atendimento médico. A Prefeitura está finalizando a colocação dos equipamentos da UBS e em breve ela iniciará os atendimentos.

 

Sidinéia Tavares_ interina