Flávio Gomes

5 de junho de 2016

Quem são os golpistas?

Do advogado Ives Gandra da Silva Martins: “… Quem são os golpistas? Os 367 deputados e 55 senadores que votaram pela abertura do processo de impeachment? Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal? O constituinte, que aprovou os artigos 85 e 86 da Constituição, acerca dos crimes de responsabilidade do presidente da República? Ou ainda o Superior Tribunal de Justiça e os Tribunais Regionais Federais, que consideram ser a culpa grave (deixar roubar) um ato de improbidade administrativa? O Parlamento, que aprovou lei na qual a “omissão” é ato de improbidade? O Instituto dos Advogados de São Paulo e o colégio de todos os Institutos de Advogados do Brasil publicaram livro, inclusive com trabalho do relator da Constituição, Bernardo Cabral, em que 21 renomados juristas mostram os inúmeros atos de improbidade administrativa praticados, dos quais só um serviu de base para o impeachment. O conselho federal da OAB ingressou com um pedido de impeachment, ainda pendente na Câmara, com a descrição de outros atos de improbidade não constantes da petição acolhida. É uma acusação muito mais ampla. A tentativa, pois, de desfigurar a democracia brasileira no exterior, dizendo que é golpe, mas sem citar o nome dos golpistas, é profundo desserviço à nação, além de violação à Lei de Segurança Nacional…”

 

Projeto

Um amigo de Judson Cabral lhe fez duas indagações. “Você deixou a Serveal para ser candidato este ano?”. A resposta foi “Não”. “Você está deixando o PT para se filiar ao PV?”. Outro “Não”. Na verdade, Judson pensa voltar à Assembleia Legislativa, na vaga do deputado Marquinhos Madeira, discutida na Justiça.

 

Poderoso

O cancelamento da posse do advogado Antônio Nelson para a superintendência da Codevasf em Alagoas é outra demonstração da insegurança do governo interino de Michel Temer. E evidencia a força do deputado federal Givaldo Carimbão, que colocou Nelson no cargo, anos atrás, conseguiu sua exoneração e impediu sua volta.

 

“Tô fora”

A abordagem mais comum ao deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) ultimamente é sobre a possibilidade de ele ser candidato a prefeito de Arapiraca. “Essa hipótese não existe. Fui eleito para um mandato na Assembleia Legislativa e vou cumprir”, alega. Em Arapiraca, Rodrigo defende a candidatura de Rogério Teófilo.

Mergulho

Sobre Rogério Teófilo, ultimamente ele tem andado calado, sem manifestar de público a sua opinião sobre a disputa em Arapiraca. “Na política às vezes surge uma onda. E, como no mar, o mais aconselhável é mergulhar e esperar a onda passar”, se explica. Há quem garanta que Rogério será candidato, em qualquer situação.

 

Oportunidade

O Programa de Recuperação Fiscal do IPVA, visando regularizar débitos do tributo com redução de multas e juros, entra em vigor amanhã. O Profis/IPVA oferece condições especiais para pagamento dos débitos em cota única ou parcelado. Os descontos são de até 95% do valor das multas punitivas e moratórias e 80% dos juros.

 

Absurdo

O cantor e compositor Alcimar Monteiro, grande nome da música nordestina, há três anos que foi excluído da programação do São João de Caruaru, do qual sempre foi um das principais atrações. Enquanto isso, são anunciados para Caruaru cantores e bandas de outros gêneros totalmente desvinculados do Nordeste

Opinião

Do cineasta Ipojuca Pontes, ex-Secretário Nacional da Cultura: “O Ministério da Cultura foi tramado por Zé Sarney, impostor literário que chegou ao poder por um golpe de sorte e fez de Brasília uma imensa casa de tavolagem, ao ponto do próprio Lula (um especialista), em discurso, apontá-lo como  ‘ladrão descarado’.”

 

*Será amanhã, às 19h30m, na Igreja Nossa Senhora da Assunção, no Santo Eduardo, em Maceió, a missa do 7º dia da morte da empresária Mércia Pacheco, falecida aos 73 anos. Mércia atuou muitos anos no turismo, como proprietária de agência de viagens.

* A partir de amanhã o expediente, interno e externo, na Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas será das 8 às 18 horas. Também de amanhã em diante a Adufal terá novo expediente na sua sede, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feiras.

*O programa “Aplauso” de hoje é dedicado a Dona Ivone Lara, que, aos 94 anos, ainda está em plena atividade, como a mais completa cantora e compositora de samba. Foi a primeira mulher a assinar sambas, inclusive os de enredo. Na Educativa FM, 10 horas.

*O Teatro Deodoro recebe hoje, às 15 horas, o espetáculo “Show das Estrelas”, voltado para adultos e crianças. No palco, os personagens como Minions, Anna, Elsa e Olaf. Os ingressos podem ser obtidos no Viva Alagoas. Censura livre. Contato: 98732.7139.

* Em comemoração ao dia Mundial do Meio ambiente, o Museu de História Natural da Ufal abrirá hoje (13 às 17 horas), com a exposição “Alagoas: do mar ao sertão” e mostra de imagens que disputam o Prêmio Gabriel Skuk de Fotografia e Ilustração Científica. 

 

*A Santa Casa de Maceió fará seleção de estágio para estudantes das várias áreas do setor de saúde e também na área administrativa. As inscrições se encerram em 26 de junho. A prova está marcada para 12 de julho, em local a ser ainda confirmado.

 

*A torcida do ASA está motivada para o terceiro jogo na Serie C do Brasileiro, hoje, às 16 horas, em Arapiraca, contra o Salgueiro, de Pernambuco. O clube está bem colocado, com empate em 1×1 contra o Confiança e vitória de 1×0, fora, sobre o Clube do Remo.

 

“Não era cultura o que faziam artistas, atores, cantores, diretores e produtores antes de 1985, quando foi criado o Ministério da Cultura?”

 

Cláudio Humberto Rosa e Silva

 

Jornalista, sobre as queixas quando foi extinto o Ministério da Cultura