Roberto Baia

4 de junho de 2016

Projeto de lei

O vereador chã-pretense, Victor Canuto (PMDB) apresentou nesta semana, em sessão da Câmara Municipal, um projeto de lei que cria um Programa de Inclusão Digital em Chã Preta. De acordo com o projeto, o acesso à internet será gratuito, fornecido a pessoas físicas em áreas públicas, como as praças da cidade. Victor Canuto ressalta que o projeto será uma revolução na área de comunicação de Chã Preta.

 

Anseio da população

De acordo com o vereador pemedebista a criação do projeto responde aos anseios da população. “Ouvi muito a população e principalmente os jovens, ciente que atualmente a internet tem um papel muito importante no desenvolvimento de uma sociedade, de maneira que, através do fornecimento gratuito, os cidadãos que são limitados a este acesso, serão beneficiados com mais conhecimento e terão mais acesso à informação sobre saúde, educação, cultura, entretenimento, entre outros” O vereador finalizou explicando que após a implantação na zona urbana o projeto será levado para a zona rural de Chã Preta.

 

 

Marechal e São Miguel

Preocupado com o uso eleitoreiro dos recursos públicos neste ano que é eleitoral, o Ministério Público Estadual de Alagoas expediu, na última quinta-feira, uma recomendação para as Prefeituras de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel. O documento aconselha aos gestores a não fazerem uso do dinheiro dos municípios para aquisição de bens a serem doados à população, assim como também adverte que novos programas sociais não devem ser criados agora em 2016.

 

Sem distribuição

A Recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça eleitoral Silvio Azevedo Sampaio. Segundo ele, os prefeitos e secretários municipais não devem distribuir e nem permitir a distribuição, a quem quer que seja, pessoas físicas ou jurídicas, de bens, valores ou benefícios durante todo este ano de 2016.

 

As exceções

De acordo com a recomendação, caso haja a necessidade de socorrer a população em situações de calamidade e emergência, os gestores deverão fazê-lo com prévia fixação de critérios objetivos, que dentre eles, estão: quantidade de pessoas a serem beneficiadas, renda familiar de referência para a concessão do benefício e condições pessoais ou familiares para a concessão. Também será necessária a estrita observância da impessoalidade, com o envio, em casos como esse, neste caso enviando à Promotoria Eleitoral informação quanto ao fato ensejador da calamidade ou emergência, aos bens, valores ou benefícios que se pretende distribuir, o período da distribuição e as pessoas ou faixas sociais beneficiárias;

 

Coletores papa-pilha

 

Fazendo alusão à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Arapiraca está entregando durante este período diversos coletores papa-pilha nos mais variados estabelecimentos para o descarte de pilhas e baterias usadas, a fim de que sejam jogadas nos locais adequados para o futuro manejo.

Locais de descarte

Os coletores ficarão no Colégio Bom Conselho; Procon; Planetário Digital e Casa da Ciência; Casa da Cultura e Biblioteca Municipal; Construtora Relevo; CRAS, no conjunto Brisa do Lago; Centro Administrativo Antônio Rocha; Escola Alternativa; Escola de Ensino Fundamental João Batista; Casal; supermercado Super 15; supermercadoBella Compra, e todos os supermercados da rede Unicompra.

 

 

Dois Riachos

De acordo com informações a eleição para a Prefeitura de Dois Riachos terá, na oposição, Júnior Matias (PSD), sobrinho do ex-prefeito Jailton Matias (PR), e, na situação, o ex-secretário municipal de Agricultura Ramon Camilo (PRP), sobrinho da atual gestora Rosa Camilo (PSDB). O ex-prefeito Antônio Neto, marido de Rosa Camilo e tio do ex-secretário, escolheu Ramon como o sucessor familiar no lugar da esposa que está em seu segundo o segundo mandato.

 

Apoios

Correm boatos na Cidade de Dois Riachos, que Jailton é um nome forte para a pleito de outubro. Ele conta com o apoio de O pré-candidato conta ainda com os apoios do deputado estadual Jairzinho Lira (PMDB); do pemedebista Veridiano Almir, prefeito de Feira Grande; do Partido Solidariedade, e mais quatro vereadores seguido de várias lideranças locais.

 

Fleixeiras

Com Blog do Bernardino: O vereador por Flexeiras, André da Téo, solicitou esta semana ao Banco do Brasil um novo Caixa Eletrônico para a cidade, visto que o anterior foi explodido por ladrões há um ano e dois meses e, a cidade não possui agências do Banco do Brasil.

 

Vale ressaltar que um município com 12 mil habitantes, que está há um ano e dois meses sem caixa eletrônico, tendo a população que se deslocar para outros municípios para receber dinheiro ou mesmo fazer saques corriqueiros, sanar pequenos imprevistos de última hora. Principalmente os funcionários públicos que, em sua maioria, recebem pelo Banco do Brasil.

 

A Prefeitura de Viçosa realizou na última quinta-feira, 02, mais uma edição da feira da Agricultura familiar. O projeto ocorre na primeira quinta-feira do mês, durante a noite de forma itinerante, para passear nos conjuntos habitacionais, desta vez a feira ocorreu na Ponte Clodoaldo da Fonseca.

… Na feira, pequenos agricultores do município vendem seus produtos direto ao consumidor, livres de agrotóxicos, com preços mais em conta e sem a interferência de atravessadores. A iniciativa além de favorecer o escoamento dos alimentos da agricultura familiar produzidos no município, garante a geração de renda para os agricultores familiares dos assentamentos.

 

Sidinéia Tavares_ interina