Blog do Dresch

3 de junho de 2016

A farra dos cartões

Jornalista Jorge Oliveira: “… Temer daria um bom exemplo se eliminasse a farra dos cartões e tornassem transparentes os gastos da presidência da república e de seus auxiliares diretos. O povo brasileiro precisa de demonstrações efetivas de que o governo (interino) está sendo vigilante com o seu dinheiro. Em 2014, a Dilma e a sua equipe gastaram uma média de 24 mil reais por dia usando os cartões, incluindo aí os feriados e fins de semana, no ano em que a presidente passou pouco tempo no comando do país. A despesa foi declarada sigilosa. Ou seja: os gastos estão amparados por uma lei draconiana que só beneficia a quem dela se serve de forma sorrateira e esperta. Como está sob reserva, é difícil saber se o dinheiro está sendo usado em hospedagens, restaurantes, passagens aéreas e locais suspeitos, como motéis e casas de massagens, proibidos por lei. Outra medida que mostraria um governo preocupado com os gastos público seria a de acabar com as viagens dos jatinhos da FAB que cortam o país nos fins de semana levando a bordo ministros e assessores para seus estados. Uma despesa desnecessária já que existem aviões de carreira disponíveis a toda hora para qualquer lugar do Brasil. Aqueles que se envergonham ou temem ser hostilizados em aeroportos comerciais estão condenados a não exercer cargos públicos…”

Lamento

Faleceu ontem, em Palmeira dos Índios, aos 82 anos de idade, o empresário e ex-prefeito Gileno Costa Sampaio, vítima de insuficiência cardiorrespiratória. Além de ativa participação política, Gileno foi um dos pioneiros da comunicação no interior, com a Rádio Sampaio. Era uma figura bastante extrovertida e alegre.

Bom conselho

Orientado por Christian Teixeira, secretário do Planejamento e Gestão, o governador Renan Filho decidiu que, nos concursos públicos que realizar, não haverá reserva técnica. As vagas a serem ofertadas serão dentro da extrema necessidade do Estado. Significa dizer que quem for aprovado terá garantia de ser nomeado.

Reforço

O governo estadual anuncia para hoje a assinatura de contrato de oficialização da cessão de área do 59º BIMtz para construção do Eixo Quartel, visando desafogar o tráfego de veículos na Avenida Fernandes Lima. Mais uma ação de Renan Filho com reflexos na eleição de prefeito de Maceió, para a qual apoia Cícero Almeida.

Temor

Liderança política de importante município alagoano, que se vangloriou, em 2014, por ter conseguido fazer de Benedito de Lira o candidato a governador mais votado na sua área, vacila em concorrer à prefeitura este ano. Teme justamente que de última hora Renan Filho resolva investir em ações e obras no município.

Proposta

O deputado estadual Inácio Loiola está concebendo um projeto propondo que o Baixo São Francisco se torne referencial para o desenvolvimento do Nordeste. Prefeito por três vezes de Piranhas, Inácio é historiador, formado em Direito e Agronomia, e está estudando economia por conta própria para elaborar o projeto.

 

Agenda

O historiador Dirceu Lindoso, um dos intelectuais mais respeitados de Alagoas, lança hoje duas novas obras: o romance “Os Filhos de Ana Rosário”, editado pela Imprensa Oficial, e o ensaio “Tapui-Retama – Viagem ao Brasil profundo”, editado pela Fundação Astrojildo Pereira. Às 19 horas, no Museu Theo Brandão.

Opinião

Do escritor Antônio Risério: “Nossos partidos – fingindo-se de direita ou de esquerda, tanto faz – promovem a sacralização do atraso e da ignorância. Por uma razão muito simples: dependem disso para sobreviver e dominar. Quanto a nós, que permanecemos na contramão do reacionarismo vigente (pouco importando suas supostas colorações ideológicas)”.

*O projeto Moradia Legal II, do Tribunal de Justiça, distribui hoje 200 registros de imóveis gratuitos no município sertanejo de Olho D´Água das Flores. A solenidade de entrega dos títulos será às 10 horas, no Clube Industrial Luiz dos Anjos, no Centro.

*A Federação Espírita do Estado de Alagoas promove, de hoje a domingo, o 3º Congresso Espírita Alagoano. Tema: “No rumo do amanhã, que fazeis de especial?”. No Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções, em Jaraguá.

*O vídeodocumentário “Esquenta Muié – 30 anos de pífanos de Alagoas”,  dirigido e produzido pelo jornalista e produtor cultural Keyler Simões, hoje, às 19 horas, no Cine Arte Pajuçara. A ação integra o projeto Cinema das Alagoas. Acesso gatuito.

*As inscrições para a seleção de Exposições Temporárias, da Secult, se encerram hoje. O objetivo é promover diversas formas de arte, o fomento, a produção e a pesquisa artística, contribuindo para a democratização, registro e o acesso à arte e à cultura.

*O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro faz show hoje em Maceió, baseado no seu novo disco, “Era Domingo”. É o quinto show da temporada, que se iniciou pelo Nordeste. Na Acrópolle Hall, em Jaraguá, com início anunciado para as 21 horas.

*Tem início hoje, e segue até domingo, o curso “Elaboração de Roteiros”, ministrado pelo cineasta Nivaldo Vasconcelos e que ocorrerá em Arapiraca, na Casa da Cultura e na Biblioteca Pedro de França Reis. Hoje, as aulas ocorrerão das 19 às 22 horas.

*Quem tem smartphone com sistema iOS passa a dispor de acervo com mais de 5 mil documentos sobre empreendedorismo, nas versões Android e Apple Store. O material está disponível para acesso on line por meio do aplicativo Biblioteca Interativa Sebrae.


“Enfie-a aonde quiser”

Nicolás Maduro

Presidente da Venezuela, dirigindo-se a Luis Almagro, secretário da OEA, que propôs a suspensão do país da instituição, com base na Carta Democrática