Flávio Gomes

1 de junho de 2016

“Renandependência”

Do jornalista Josias de Souza, em seu blog: “Uma das prioridades do governo de Michel Temer deveria ser a restauração de uma noção mínima de coisa pública no Brasil. Mas a presença de um apadrinhado de Renan Calheiros no comando do ministério incumbido de combater a corrupção tonifica a impressão de que o governo não é capaz de saciar a fome de limpeza que está no ar. As gravações em que o ministro Fabiano Silveira aparece orientando Renan sobre como driblar a Lava Jato ofereceram a Temer a oportunidade de corrigir um erro. Mas o presidente interino preferiu manter no cargo o auxiliar que ele jamais deveria ter nomeado. É como se Temer planejasse sua própria imolação. Apresentaram-se várias alegações para justificar a sobrevivência de Fabiano na Esplanada. Mas o único motivo que realmente pesou só foi balbuciado longe dos refletores, em voz baixa: a exemplo do que sucedia com Dilma Rousseff, Temer não tem condições políticas de desagradar Renan. Temer não percebera. Mas Fabiano, o afilhado do presidente do Senado, já havia se tornado um ex-ministro na véspera. Faltava apenas um ato que formalizasse o afastamento. A desmoralização de Temer cresceria na proporção direta da demora do presidente interino em mandar publicar no Diário Oficial a exoneração. Para sorte de Temer, os fatos demitiriam o ministro…”

Reforço 

O projeto “Pequenas Obras, Grandes Mudanças”, inaugurado esta semana por Renan Filho em Maceió, vai ser implantado também no interior. O tratamento dado a Cícero Almeida, seu candidato a prefeito na Capital, de identificação com as ações, será dado aos do seu grupo que concorrerão nos demais municípios.

Risco

A questão, para o governador, é que a exibição ostensiva dos seus candidatos, com fotos e discursos nas solenidades, como aconteceu com Cícero Almeida, pode caracterizar propaganda eleitoral antecipada. E isso, se levado justiça eleitoral, poderá gerar ações com consequências duras, como a inelegibilidade.

Agenda

O empresário José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, comanda hoje, às 8 horas, reunião com dirigentes da Associação do Distrito Industrial de Maceió, no Polo Multissetorial Luiz Cavalcante, e o prefeito Rui Palmeira. Pauta: solução para os problemas de infraestrutura no local.

Avalistas

A advogada Solange Bentes Jurema, presidente do PSDB Mulher nacional, entende que a responsabilidade pela nomeação de ministros enrolados em irregularidades não é só do presidente Michel Temer: “Os partidos que indicaram os ministros também têm culpa”. Foi o que disse no programa “Conjuntura”, da TV Mar.

Carência

Por iniciativa do deputado estadual Ronaldo Medeiros, a Assembleia Legislativa fez, anteontem, sessão solene de homenagem aos Defensores Público. Pelas manifestações no plenário ficou evidente a necessidade, urgente, de concurso para contratação de mais defensores. Hoje, são 70 para atender aos 102 municípios.

Enrascada

Servidores estaduais que precisam fazer empréstimo consignado reclamam que bancos privados não fazem mais tal operação, sob a alegação de que o Estado não repassa os valores descontados em folha. E a Caixa Econômica, única que opera atualmente, resolveu cobrar do servidor as parcelas retidas pelo Estado.

Revelação

Do ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP/PE), em delação premiada: “Lula tinha pleno conhecimento de que o mensalão não era 'caixa dois' de eleição, mas sim propina arrecadada junto aos órgãos governamentais para que os políticos mantivessem as suas bases eleitorais e continuassem a integrar a base aliada do governo”.

 

*A cada escândalo no governo interino de Temer, que nem fez um mês, mais aumenta a chance de senadores que se abstiveram ou votaram pelo impeachment de Dilma Rousseff mudarem de opinião e votarem pela sua volta à Presidência da República.

*O colega boa praça Rogério Costa, da Rádio Gazeta, está a receber a solidariedade dos amigos pelo falecimento da sua esposa,      , aos 42 anos de idade, vítima de infarto. O sepultamento será hoje, 10 horas, no …..

 

*A secretaria estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos promove, até 8 junho, a Semana do Meio Ambiente 2016, com o tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A programação completa pode ser conferida no www.semarh.al.gov.br.

 

*Já a Prefeitura de Maceió realiza até 9 de junho a sua Semana do Meio Ambiente, com o tema “Torne-se Selvagem pela Vida”. Da programação constam palestras, oficinas de confecção de pipa e sabão ecológico, compostagem caseira e de horta caseira.

* Um projeto desenvolvido na Unidade Básica de Saúde do Bairro João Paulo II, em Arapiraca, foi selecionado em primeiro lugar em Alagoas para participar do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, de hoje a sábado, em Fortaleza.

*O cantor e compositor Tinho Lima se apresenta hoje, 19 horas, com o show “Marcou”, no projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato. Sua banda é formada por Ricardo Lopes – guitarras, Almir Medeiros – violoncelo, Van Silva – baixo, e Maglione – bateria.

 

*O ASA conseguiu um grande resultado, pela Série C do Campeonato Brasileiro, ao fazer 1x0 no Remo, em Belém do Pará. A torcida alvinegra deve prestigiar o time no próximo jogo, contra o Salgueiro/PE, no próximo domingo, às 16 horas, em Arapiraca.
 “O empréstimo foi totalmente assumido pelo PT”
 José Carlos Bumlai
 Amigo do ex-presidente Lula, sobre o empréstimo de R$ 12 milhões, tomado de forma fraudulenta em 2004, em seu nome, no Banco Schahin