Roberto Baia

28 de Maio de 2016

Está afunilando

O quadro  eleitoral da cidade de Palmeira dos índios está afunilando. Dos oito pré-candidatos que anunciaram seus nomes para disputar as eleições deste ano, apenas três estão ganhando musculatura política. A candidata Verônica Medeiros (PMDB), que conta com apoio do prefeito James Ribeiro (PMDB), o vereador Júlio Cézar (PSB) e Flavio Targino, do PRTB e que conta com apoio de oito partidos, além do irmão do deputado estadual Val Gaia, o ex-vereador Rodrigo Gaia (PR) estão sobrevivendo na guerra por uma das prefeituras mais importantes do interior de Alagoas.

 

Eleições complicadas

Em Lagoa da Canoa, o deputado estadual Jairzinho Lira deu ultimato ao tio-prefeito Álvaro Melo para que desistisse da sua candidatura à reeleição. O parlamentar optou por apoiar a esposa Fabiana Lira, que é irmã do ex-prefeito de Feira Grande, Fabinho Lira. A preocupação dos correligionários de Jairzinho é quanto à exposição que ele está submetendo a própria esposa, que respondeu em 2011, quando ocupava uma secretária municipal, por irregularidades que culminaram com uma operação da Polícia Federal e que chegou a ser noticiado por uma ampla reportagem do programa da Rede Globo Fantástico.

 

Super Jadson

O atual prefeito de Craíbas, responsável por mudanças importantes na administração municipal, tem revelado a familiares e amigos que não pretende disputar a reeleição este ano. Bruno Pedro vem cumprindo com os compromissos do seu governo, inclusive pagando em dia os servidores municipais.  Já o seu tio, o ex-deputado estadual Jadson Pedro está articulando para montar  uma chapa para concorrer às eleições com o seu aval. Detalhe: nas últimas três eleições em que participou ativamente,  ganhou todas. Vejamos: Em 2004 foi eleito, em 2008, foi reeleito e 2012 elegeu o sobrinho Bruno Pedro.

Será que é forte? Com a palavra o seu principal adversário Dinho Leite.

 

Suspense em Campo Grande

 

Uma verdadeira bomba de hidrogênio está prestes a explodir em Campo Grande, cidade localizada no Agreste alagoano.  As autoridades já tem em mãos documentos que comprovam uma das fraudes mais grosseiras ocorridas nos últimos tempos no Estado de Alagoas e que pode deflagrar uma grande operação policial a qualquer momento.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, três vereadores estão dormindo em locais diferentes todos os dias com receio de serem presos.

Agora é só aguardar que vem chumbo grosso por aí. Pode apostar nisso.

 

Uma “trairagem” legal

Os eleitores de Olho D´Água Grande já demonstraram na prática que são diferentes. O exemplo são os resultados das eleições municipais, onde os gestores nunca conseguiram se reeleger.  Na verdade, essa decisão tem ido um exemplo, já que eles decidiram punir os gestores que não trabalham de uma forma efetiva em prol dos seus munícipes. “É uma “trairagem” benéfica que deveria ser exemplo não só para Alagoas como todo país. Se persistir esse quadro, fica difícil a reeleição da atual prefeita Suzy Higino.

 

De olho em Arapiraca

O governador Renan Filho (PMDB) e o ex-governador Teotônio Vilela (PSDB)  abriram diálogo para fortalecerem o nome Ricardo Nezinho para a sucessão da prefeita Célia Rocha. O primeiro passo é definir a situação do pré-candidato Rogério Teófilo (PSDB) que deve ser cooptado para assumir uma Secretaria de Governo.

De acordo com informações de fontes palacianas, o objetivo é enfraquecer a oposição que segue dividida com os pré-candidatos Tarcizo Freire (PP) e  Celso Pessoa (PSD).

 

Decisão certa

O prefeito de Coité do Noia, Seninha, acerta o passo para solucionar a devolução da taxa de inscrição do concurso público que deveria ser realizado em janeiro de 2015 e que foi suspenso por ordem judicial.

Após definir junto ao Banco do Brasil o processo de devolução do dinheiro dos candidatos, o prefeito Seninha pediu a compreensão pela demora, que será lenta e que já foi iniciada na última segunda-feira, 23.

“É uma forma mais morosa, mas que vamos trabalhar para devolver o dinheiro das inscrições no mais rápido de tempo possível”, informou o prefeito.

 

 

Tempo integral

Encostada em uma das pilastras que sustentam a Escola de Tempo Integral Dom Constantino Lüers, na comunidade Mangabeiras, bairro Senador Arnon de Mello, uma mãe se emociona ao ver o filho de 8 anos de idade tocando flauta doce em público pela primeira vez.

Há poucas semanas, o pequeno Carlos Eduardo Gomes da Silva entrou para as aulas na instituição de ensino e já estava entoando “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e “Parabéns Pra Você” para os que compareceram, nesta terça-feira (24), a mais uma edição da “Feira de Saúde na Escola”.

 

Parceria

O evento, uma parceria entre as secretariais Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME), levou diversas ações sociais, assistenciais e culturais para os moradores da região.

“Estou muito feliz de ver meu filho envolvido com a música. Ele anda mais calmo, mais atencioso”, diz a dona de casa Emanuelle Melo da Silva, mãe do talentoso Carlos Eduardo.

 

 

… Segundo Fátima Ramalho, coordenadora de Promoção à Saúde – departamento que juntamente às Unidades Básicas de Saúde (UBS) organizam as edições em cada bairro –, o projeto existe há cerca de nove anos, aproximando a comunidade de momentos como este, além dos serviços gratuitos ofertados pela Prefeitura de Arapiraca em uma integração ímpar com a escola.

 

… A jovem estudante Janiele Santos de Lima, de 15 anos, fez acuidade visual para verificar se precisava se consultar no oftalmologista e saiu contente por estar se prevenindo.

 

… Outras ações como emissão de RG, testes rápidos de HIV, aferição de pressão arterial e palestras sobre a Primeira Infância ocorreram no local, que contou ainda com a presença da superintendente municipal de Atenção à Saúde, Noélia Barbosa, e da vereadora Gilvânia Barros.