23 de Maio de 2016

O que é Ubuntu? O que será cultura sem educação e saúde?

“Ubuntu é uma filosofia africana cujo significado se refere à humanidade com os outros. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade.”

“Para os africanos, ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo.”

“Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os homens.”

Recebi um vídeo, de um amigo e colega de Colégio Marista de Maceió, antigo Diocesano, da Faculdade de Medicina Ciências Médicas de Pernambuco, hoje chamada de Faculdade de Medicina UPE, Ícaro Pacheco Alves.

O vídeo relata um professor falando para alunos africanos que havia uma cesta de uvas em baixo de uma árvore. O aluno que chegasse primeiro ficaria com as uvas.

Para surpresa do professor os alunos chegaram todos ao mesmo tempo e dividiram as uvas entre si igualmente.

Verdade ou não fica caracterizada a filosofia acima exposta do UBUNTU!

Como seria bom que todos assim agissem.

Difícil! Quase impossível!

Semana passada ao estacionar no supermercado Extra da Avenida Gustavo Paiva presenciei dois jovens. Uma de aproximadamente vinte e cinco anos estacionando seu “possante” na vaga de idoso. Um jovem de aproximadamente trinta anos estacionando na vaga de um deficiente. Não era por urgência ou falta de vagas cobertas. Existiam várias. Era por má educação.

O que estão fazendo os artistas brasileiros devido a transferência do ministério da cultura para o ministério da educação? Protestos!

Nunca protestaram pela saúde dos mais necessitados, pela segurança de toda a população, pela educação de base enfim! O que será da cultura sem educação? O que será da cultura sem saúde? E sem segurança?

É vamos necessitar muito e de vários UBUNTU!