Edmilson Teixeira

20 de Maio de 2016

Penedo, palestra na Academia de Cultura

O presidente da Academia Penedense de Arte e Cultura, Moésio Vasconcelos, fez palestra na quarta-feira à noite, em Maceió, na Sociedade Alagoana de Medicina. O convite partiu da Academia Alagoana de Cultura, por meio de seu dirigente, Jorge Soares. O tema focado foi: “A historiografia da arquidiocese de Penedo”. Para Jorge Soares, o evento engrandeceu a todos que se fizeram presentes, sobretudo pela dinâmica  dos trabalhos apresentados; dinâmica essa que resultou num clima de plena satisfação, em meio a debates e interação, tornando o ambiente bastante salutar.  

 

Jequiá da Praia

A ex-prefeita Rosinha Jatobá está disposta a chegar  pela terceira vez no comando da Prefeitura  de Jequiá da Praia, onde hoje a família Beltrão é quem predomina no poder. Diz que os apelos são grandes para seu retorno, uma vez que a população está carente de serviços de saúde, educação e ações sociais. O duelo pela disputa deverá ser contra a filha do deputado João Beltrão, Janine Beltrão, visto que o pai vem investindo em tudo que é líder da região para apoiar sua candidata. O município é governado hoje, pelo presidente da AMA, Marcelo Beltrão.

 

Boca da Mata – advertência

 

Mais de 5.400 alunos das 11 escolas da rede pública municipal de ensino de Boca da Mata ficaram sem aulas ontem, por conta de uma paralização de advertência dos professores, cujo movimento com faixas e cartazes vai continuar durante o dia de hoje, pelas ruas da cidade, uma vez que a categoria precisa de uma atenção maior do prefeito Gustavo Feijó. Eles reivindicam um reajuste salarial  na ordem de 13%,  pleito esse que foi feito desde fevereiro último, mas que até agora a Prefeitura não se posicionou. O movimento conta com 253 participantes, dos 472 servidores que atuam na Secretaria de Educação.

 

Boca da Mata – falhou

 

“O frustrante é que o prefeito Gustavo Feijó teria nos prometido na última segunda-feira, que iria apresentar uma proposta na quarta-feira, mas não deu as caras. Por essa razão, fomos às ruas nesta quinta, com faixas e cartazes anunciando dois dias de paralização, sobretudo como advertência que o nosso movimento está vivo”, disse num tom desafiador a presidente do Sinteal/AL (municipal) Jaidê Quintela, prometendo que hoje a movimentação será na porta da Prefeitura e depois nas secretarias de Educação e Finanças.

 

Boca da Mata – alerta

 

Jaidê Quintela disse ainda, que o prefeito Gustavo Feijó chegou a dizer na reunião de segunda-feira, junto com o Sindicato e lideranças do movimento, que iria enxugar a folha no que for preciso, a fim encontrar um meio para dar um aumento aos servidores da Educação. “A secretária da pasta, Glaudênia Melo, nos afirmou que não há possibilidade da Prefeitura  nos conceder reajuste no momento, pelas dificuldades econômicas. Porém, se esse for o caso, nós já estamos prontos para deliberar uma assembleia  na próxima semana com a categoria, a fim  de agendar o início de uma grande paralisação”, advertiu a sindicalista Jaidê Quintela.   

 

Rio Largo – crise

 

A Usina Utinga Leão, no município de Rio Largo, que nos anos 70 era tida como uma das maiores do Nordeste tem passado sufoco financeiro nesses últimos anos. Na quarta-feira última, o procurador do Trabalho Cássio Araújo conseguiu garantir, durante audiência realizada, o pagamento de verbas rescisórias e o depósito do FGTS  referente a três meses de trabalho  a cerca de 700 trabalhadores rurais daquela indústria, oriundos do Sertão alagoano. Já na segunda-feira, cerca de 50 empregados estiveram na sede do Ministério Público do Trabalho, em Maceió, para pedir a intervenção do órgão nas negociações.

 

Rio Largo – obrigação

 

Conforme o termo firmado, os pagamentos serão realizados em depósito bancário, para quem possui conta, ou em espécie, nas localidades próximas das residências dos trabalhadores. Em caso de descumprimento do acordo, a usina Utinga Leão pagará multa diária de 4% do valor da parcela não paga, em benefício do trabalhador prejudicado, até o total de 100%. As multas apenas não serão aplicadas em caso fortuito, de força maior, ou se terceiros impedirem a empresa de cumprir com o compromisso assumido.

 

Rio Largo – banco dos réus

 

Por falar em Rio Largo, a  prefeita Eliza Alves que assumiu a Prefeitura definitivamente depois da renúncia de Toninho Lins, sentará no banco dos réus na próxima segunda-feira. A gestora será julgada pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas, por conta de um contrato de inexigibilidade de licitação, em favor da empresa Xérox Comércio Industrial Ltda, no valor de R$15.015,00 (quinze mil e quinze reais).   

Palmeira  dos Índios

Prefeito James Ribeiro resolveu apoiar a Dra. Verônica Medeiros, que na gestão passada chegou a ser sua vice. Essa medida levou seu  rompimento  com o deputado estadual, Edval Gaia Filho (PSDB) que almejava seu apoio para garantir  a candidatura do irmão, o ex-secretário de Obras e Infraestrutura, Rodrigo Gaia (PR). Rodrigo Gaia, diz que é candidato e conta com o apoio da família  e de integrantes da família do próprio James Ribeiro. “Temos um acordo firmado com o PSL e com o G8 e caminharemos juntos com uma única candidatura e estamos procurando aumentar esse leque de alternativas”, disse.

Traipu – correção

O pré-candidato Eduardo Tavares que conta com apoio da prefeita Conceição Tavares, sua prima, é membro do PSDB e não do PDT como citamos em nota na quarta-feira nesta coluna.

Articulação

Candidatos que integram o PSDB em Alagoas tiveram a oportunidade de prestigiar no dia de ontem em Maceió, de mais um seminário promovido pelo partido tucano; desta vez focado na legislação eleitoral. O ex-governador Téo Vilela esteve presente comandando o evento. Especialistas esclareceram dúvidas e deram orientações sobre as mudanças jurídicas e contábeis que passarão a valer já na eleição deste ano.