Flávio Gomes

18 de Maio de 2016

As cinzas do poder

Dorrit Harazim, O Globo: “Foi um susto. Sabia-se que Luiz Inácio Lula da Silva se materializaria na despedida de Dilma Rousseff do Palácio do Planalto, após a mandatária assinar o ato de afastamento compulsório do cargo por até 180 dias. Ainda assim, foram necessários alguns nanossegundos para identificá-lo na figura apagada, esquiva, de olhar ausente e ar perdido captado por câmeras na retaguarda do palanque em que Dilma discursou para militantes na manhã de quinta-feira. Ele parecia ter encolhido de tamanho, aumentado de idade e cortado as amarras com o presente. Embora a aprovação do processo de impeachment tenha sido contra sua criatura, Dilma, é Lula quem tem menos chance de tentar fazer as pazes com a história, com o Brasil e com sua biografia. Hoje quem diz “era petista” refere-se sobretudo a corrupção, mordomias, Estado aparelhado e saqueado. E cada vez menos ao que a marcha petista deu ao país pela primeira vez em 500 anos — uma identidade social e econômica menos humilhante para a maioria da população. Como se sabe, quanto maior a biografia do político, maior a queda. “Líderes devem guiar enquanto são capazes. Depois, devem desaparecer”, escreveu H.G. Wells. “Suas cinzas não devem sufocar o fogo que geraram”.

Por cima 

Respaldado pela imagem de ser o governador mais bem avaliado do país, Renan Filho assume o protagonismo do movimento de reivindicações ao presidente Michel Temer, ao comandar reunião de governadores do Nordeste amanhã, em Maceió.  “O foco será buscar benefícios para o Nordeste e soluções para Alagoas”, diz.

Estranho

Leitor desta “Conjuntura” enviou mensagem estranhando que a TV Educativa, vinculada ao Governo de Alagoas, não tenha exibido, anteontem, entrevista do ex-senador Delcídio do Amaral ao programa “Roda Viva”, que foi ao ar em rede nacional. Disse que aqui foi exibido um programa produzido pela TV Senado.

Esperança

O cancelamento dos festejos de São João em Maceió, por razões financeiras, tem sido mais um motivo de desgaste para o prefeito Rui Palmeira. Mas os forrozeiros foram à luta e conseguiram uma reunião para hoje, na secretaria da Cultura. Está quase certo que haverá festa, sim, com participação apenas de grupos locais.

Ponto final

José Thomaz Nonô, secretário municipal da Saúde, disse que a reabertura de três módulos do PAM não implica que todos os servidores, que estavam nos postos de saúde dos bairros durante as obras, voltarão a atuar no PAM. E se mostrou irredutível na decisão de cortar ponto dos servidores que não forem trabalhar e, se preciso, demitir,

Polêmica

Fernanda Marinela, presidente da OAB/AL, está processando, inclusive criminalmente, colegas de profissão que fizeram acusações contra ela na campanha eleitoral para a instituição, ano passado. Alguns já estão providenciando as respectivas defesas. E vão reagir, acionando também judicialmente a colega presidente.

Na pela

De Kleyton Anderson Pessoa, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários: “Quem está refém de alguém aqui somos nós. Aliás, eu mesmo já fui refém; fiquei com uma faca no pescoço numa fuga onde saíram 4 presos armados. Naquela ocasião tínhamos um efetivo de 6 agentes para tomar conta de 1000 presos no dia.”

Opinião

Kennedy Alencar: “Lula se diz inocente de todas as acusações e afirma que não teme ser investigado. Mas agora ele tem Janot e Moro no calcanhar. E isso pode inviabilizar uma candidatura presidencial dele. Aumentou o bombardeio de acusações contra o ex-presidente, o que gera mais desgaste pessoal e político e acirra o debate público.”

 

 

*Acontece hoje, 19 horas, no Creci/AL, o debate “Mercado imobiliário: uma nova consciência, um novo mundo”. Com a consultora em marketing Márcia Rodrigues, Salim Ary (diretor da Fesecovi) e Kelly Marques, psicóloga e consultora empresarial,

* Vídeos com depoimentos de artistas alagoanos sobre suas carreiras e a importância do Teatro Deodoro para suas vidas fazem parte do projeto “Deodoro das Artes” e serão veiculados nas redes sociais. O primeiro, com o ator Mauro Braga, será exibido hoje.

*Com obras do repertório clássico mundial e outras produzidas especialmente para o “Teatro Deodoro é o Maior Barato”, o Ballet Eliana Cavalcanti apresenta hoje o espetáculo “Entusiasmo”. Às 19 horas, no Teatro Deodoro. Ingresso a R$ 10,00.

* A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas iniciou inscrições para a 12ª edição do projeto “Quinta no Arena”, para apresentações de artes cênicas e música. As inscrições vão até 17 de junho, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, de 2ª a 6ª feira.

*Quatro filmes exibidos na 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, ocorrida em 2015, chegam à Universidade Federal de Alagoas, em sessões serão gratuitas. Um deles, hoje, às 19h30m, no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia.

*A Adufal promove hoje uma Plenária Temática com a Professora de Economia da UFAL Luciana Caetano, intitulada “Uma Ponte Para o Futuro ou um Programa Para a Destruição da Nação Brasileira?”. No Sindicato dos Bancários, Centro de Maceió, às 18 horas. 

* O CRB tenta hoje superar dois tabus: passar à terceira fase da Copa do Brasil e quebrar a invencibilidade do Vasco da Gama. O time precisa vencer hoje, às 19h30m, em São Januário, Rio de Januário. Ao Vasco basta empatar para seguir na competição.

  

“A gente tem que tomar esse cuidado. A gente não vai entrar no governo Temer para roubar não, né?”

João Gualberto

Deputado federal (PSDB/BA), ao argumentar que o PT foi afastado do governo por corrupção