Edmilson Teixeira

4 de Maio de 2016

Barra de Santo Antônio

Presidente da Câmara de Vereadores da Barra, Tonho Ceal (PHS) conseguiu seu objetivo quando requereu do prefeito interino, Carlos Alexandre a redução dos salários daquela Casa. Alega que lá tinha gente faturando mais de 12 mil por mês, enquanto o salário de um secretário é de apenas R$ 1.800. Por falar em salário, o atual prefeito, disse que estava há cinco meses sem ver a cor de seus vencimentos. Assumiu há poucos dias o comando da Prefeitura, face ao afastamento do titular Rogério Farias, por determinação da Justiça.

Japaratinga

Japaratinga município que dispõe de tantas belezas naturais; assim como Maragogi, que fica bem a seu lado, não tem Secretaria de Turismo. Impressionante porque lá têm outras secretarias que não faz jus com a realidade do município.  O prefeito Newberto Neves está afastado do comando, por conta de improbidade administrativa. Justina Pacheco (PT) a sua vice, é quem está no comando. A bancada da Câmara está rachada por três lados políticos. Júnior Loureiro, vereador Déo, Justina Pacheco e o próprio afastado, Newberto são os prováveis candidatos para o cargo de prefeito.

Porto de Pedras

O problema que agravou a situação política do prefeito da Barra de Santo Antônio, Rogério Farias com seu afastamento por seis meses da Prefeitura, contaminou também a situação de Camila Farias, prefeita de Porto de Pedras. Ela é filha de Rogério, e com o tal caso, ao que parece abriu de sua reeleição. Todo seu grupo de apoio está pendendo agora para o lado do candidato Henrique Vilela (PSDB), irmão do federal Pedro Vilela.   

Transporte –

Proprietários de veículos que conduz passageiros para o interior do Estado têm até sexta-feira desta semana para adesivar seus automóveis por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal).  “O não comparecimento levará a suspensão da autorização para o transporte e pode culminar até na cassação da outorga de permissão”, alertou Patrícia Medeiros, diretora executiva da Arsal.

Paulo Jacinto

O município de Paulo Jacinto ainda não foi comtemplado com a regularização fundiária para agricultores que amargam na esperança do recebimento dos títulos de terras, pelos três últimos governantes. Com as muitas reclamações dos agricultores em seu programa numa emissora de rádio da cidade, o radialista Paulo Henrique visitou na última semana o presidente do Iteral, Jaime Silva a fim de obter dele uma resposta aos interessados. O dirigente foi solicito à visita e agendou sua ida a Paulo Jacinto para dar mais explicações sobre o andamento do processo, que segundo ele esta em fase de entrega, restando ao governador Renan Filho agendar o dia da solenidade.  

Cosems

Os municípios alagoanos inscreveram mais de 25 trabalhos na 13ª Mostra Brasil Aqui tem SUS – 2016, sendo seis classificados para apresentação no XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece de 1 a 4 de junho em Fortaleza/CE. Pelo edital da mostra, Alagoas poderia selecionar até seis trabalhos com experiências exitosas das respectivas pastas, considerando os critérios de alcance, linha temática, continuidade e intersetorialidade do projeto.

 

 

Bolsa Família

 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama a atenção para os atrasos que vem ocorrendo com o repasse financeiro do governo federal para os municípios do Índice de Gestão descentralizada do Bolsa Família (IGD-PBF). É que os municípios estão sem as transferências regulares para manter a gestão do programa Bolsa Família. A presidente Dilma Rousseff anuncia reajuste para o programa, mas o governo não cumpre o repasse obrigatório há cinco meses.

 

Bolsa Família / Campo Alegre

Em Alagoas, a maioria dos prefeitos não sabe mais o que fazer. Em alguns, o atraso já é superior a R$ 100 mil reais, como Campo Alegre. A prefeita Pauline Pereira disse que o município vem mantendo os trabalhos para não prejudicar a população, principalmente os mais carentes que se encontram nessa faixa de renda.

 

Arapiraca

Pesquisadores da UFAL, campus Arapiraca, estudam a propagação do mandacaru, xique-xique e da coroa-de-frade. De acordo com José Vieira Silva, professor de fisiologia de plantas, o principal objetivo da pesquisa é a manutenção da variedade genética dessas cactáceas. 

 

São Miguel dos Campos

Cidade que sempre promoveu um dos maiores festejos juninos do Nordeste, sente-se na obrigação, sobretudo  por conta da crise econômica, de anunciar para o público, que este ano não vai ter festa.  A Prefeitura de São Miguel que anunciou ontem essa medida,  aproveitou o momento  para informar que manterá o calendário de pagamento dos salários dentro do mês trabalhado e que continuará avançando nos investimentos na saúde, na educação e na infraestrutura da cidade.

Pindoba

Em Pindoba onde o prefeito Maxuel Tenório (PSB) predomina eternamente no poder onde esse ano vai concorrer mais uma vez a Prefeitura, está sendo anunciado a candidatura do vereador  Cícero Cardoso (PR). A figura é detentora de quatro mandatos, e entra com o propósito de mudar as mesmices de governo.   Tem conseguido agregar o apoio de várias lideranças políticas, sociais e empresários da região. No momento aguarda a definição de seu vice.

 

 

Pindoba – apoio

 

Cícero Cardoso deve contar ainda com o apoio do governador Renan Filho (PMDB), que foi apoiado por ele em Pindoba na última eleição. Um deputado estadual e um senador, também teriam total interesse na vitória do grupo oposicionista contra o prefeito Maxwell Tenório.