Edmilson Teixeira

3 de Maio de 2016

Mata Grande, Canapi e Joaquim; que triângulo!

O grupo de apoio do prefeito Jacob Brandão (seus pais) vive detonando com nome de ladrão e tudo mais, o prefeito do vizinho município de Canapi, Celso Luiz, por esse  articular um candidato forasteiros dentro de Mata Grande. Hélio Brandão, pai de Jacob, divide seu dia a dia no sertão e em Joaquim Gomes, onde a mulher Cristina já foi prefeita e que saiu queimada politicamente por improbidade administrativa. O velho Hélio, agora é quem quer ser prefeito em Joaquim Gomes; figura que também anda queimado perante a Justiça, devido às falcatruas que provocou na Prefeitura de Mata Grande, como prefeito. Informações dão conta, de que próximo às eleições ele vai retirar ser nome, a fim de lançar um ‘laranja’, já que sua situação perante a Lei da Ficha Limpa compromete muito seu futuro político.    

 

Joaquim Gomes

 

Sobre a presença de Hélio Brandão em Joaquim Gomes, o site daquele município “JG 40 Graus”, destaca que o pré-candidato a prefeito, Hélio Brandão e sua comitiva tiveram um domingo movimentado quando atendeu a convites e participou de eventos alusivos ao Dia do Trabalhador. Foi para a fazenda São Salvador, onde reside um aliado político onde participou de um almoço ao lado do prefeito afastado, Toinho Batista. Depois foi para uma feijoada de lá seguiu para Aldeia Wassu Cocal, onde foi recebido pelo índio pré-candidato a vereador Tissuça, que organizou junto à comunidade um torneio do trabalhador, patrocinado pelo o HB.

 

 Matriz de Camaragibe

Prefeito Marquinhos e seu vice, Mário Melo, andam de mãos dadas. De forma harmônica trabalham para peitar a reeleição este ano. Raramente se ver uma situação dessa natureza entre os atuais gestores dos municípios alagoanos. Levantamento comprova que a maior parte dos prefeitos de Alagoas, está rompida com seus vices.   

 

Maribondo

Aremilton Fernandes, que na gestão passado na qualidade de vice-prefeito chegou a comandar a Prefeitura de Maribondo por alguns meses, por consequência do afastamento do então gestor, Zé Márcio, ganha força para disputar a Prefeitura este ano. Está se juntando com empresários da região, sobretudo com um projeto de trabalho, que visa reverter o atual quadro administrativo.

 

Carneiros

O ex-prefeito do pacato município sertanejo de Carneiros, Geraldo Agra (Neguinho) participou ativamente das festividades do Dia do Trabalhador na sua terra natal. Estava ao lado da esposa, a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida. Lamentou não haver comemoração como na época sua na Prefeitura. “Queremos voltar a estrada do desenvolvimento. Juntos vamos trabalhar para reconstruir o que abandonaram. Coragem, determinação e muito trabalho colocará nossa cidade de volta ao desenvolvimento!” comentou.

Colônia Leopoldina

A corrida eleitoral promete ser muita acirrada em Colônia. A atual prefeita Paula Rocha (PMDB) acredita superar seus adversários, com o argumento de que fez o que pôde dentro de seu governo. O ex-prefeito Manuílson Andrade (PSDB) chega com a carga toda, sobretudo como o chamado opositor de mão cheia; e correndo pelas beiradas, aparece o candidato Meilton Luna. Esse é um forte produtor de cana da região, cuja figura chegou a ser vice-prefeito no governo passado, quando o município era administrado pelo “laranja” do Manuilson, Cássio.  

Brasília

 

Os prefeitos de Alagoas, que participam da Marcha a Brasília desde a primeira edição, apostam mais uma vez no movimento como forma de alertar à população, ao Congresso e ao Governo Federal da necessidade, urgente, da execução do Pacto Federativo. O presidente da AMA, Marcelo Beltrão diz que 40 prefeitos estão confirmados, além de técnicos municipais, para o evento que acontece na próxima semana.

 

Capela – diploma

Na última semana, 280 mulheres capelenses  tiveram o privilégio  de receber  os certificados de conclusão dos cursos profissionalizante oferecidos pelo Governo Federal, por meio do Pronatec Mulheres Mil. Lá estavam representantes do IFAL, cuja cerimônia teria sido comandada pelo prefeito Eustaquinho Moreira. As concluintes se qualificaram nos cursos de Costura Industrial, Doces e Conservas, Pintura em Tecidos e Cartonagem à Mão. Foram seis meses de cursos.

Capela-  reconhecimento

“Estamos garantindo a conquista profissional de todas estas grandes mulheres capelenses. Não poderia deixar de agradecer a sensibilidade do IFAL em promover tais cursos em nossa cidade, através do Pronatec Mulheres Mil, os quais possibilitam uma nova realidade a todas estas pessoas. Temos a plena convicção de que continuaremos firmando outras inúmeras conquistas, sempre preparando o nosso povo para ser inserido no mercado de trabalho”, comentou o prefeito Eustaquinho.

 

São Miguel dos Campos / Delmiro

Na sexta-feira última, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Hospital do Coração de Alagoas, implantou o Programa América Telemedicina Infarct Network (LATIN), em cerimônia ocorrida no auditório do Hotel Jatiúca, em Maceió. Isso quer dizer que partir de agora, a assistência às vítimas de infarto do miocárdio que residem em São Miguel dos Campos e nos municípios vizinhos está assegurada. O serviço também será disponibilizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia, o que irá beneficiar, junto com São Miguel, 372.106 alagoanos de 14 municípios da V e X Regiões de Saúde.

Eficiência

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, os usuários que desenvolverem os sintomas terão, ainda na Atenção Primária, um diagnóstico de forma ágil e eficiente, uma vez que o eletrocardiograma estará sendo avaliado por um cardiologista de prontidão nas centrais, que funcionam no HCOR/AL, em Maceió, e em Minas Gerais. O diretor do Hospital do Coração, cardiologista Ricardo César Cavalcanti, lembrou que, antes de tudo, esse é um projeto que visa salvar vidas e, que a Sesau avança ao implantar o programa, levando melhorias para população, em especial aos que residem nos locais mais distantes de Maceió.

 

Sertão

Hoje e amanhã  o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas estará visitando os municípios de Olho d’água das Flores e Canapi. A missão do órgão visa conversar com os profissionais ligados a enfermagem da região, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Haverá serviço de recadastramento, nova inscrição, inscrição secundária, parcelamento de débitos e  solicitação de transferência para aqueles que não puderam ir até a sede, em Maceió.

 

Brasília

 

Os prefeitos de Alagoas, que participam da Marcha a Brasília desde a primeira edição, apostam mais uma vez no movimento como forma de alertar à população, ao Congresso e ao Governo Federal da necessidade, urgente, da execução do Pacto Federativo. O presidente da AMA, Marcelo Beltrão diz que 40 prefeitos estão confirmados, além de técnicos municipais, para o evento que acontece na próxima semana.