Flávio Gomes

1 de Maio de 2016

O encarregado do ajuste

 

De José Paulo Kupfer, em “O Globo”: “No balé da composição do Ministério do provável governo do vice-presidente Michel Temer, o nome do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles aparenta ser um dos poucos razoavelmente já consolidados. Meirelles aparece como o encarregado de executar o programa de ajuste fiscal prometido por Temer. Esse programa, pelo menos nas declarações de intenção que antecedem a sua colocação em prática, daria prioridade ao enxugamento dos gastos públicos, em detrimento de um orçamento de ambição mais redistributiva — e exigente de mais tributos. Os balões de ensaio que estão sendo lançados, caso do fechamento do foco do Bolsa Família nos 5% mais pobres, indicam com alguma clareza o rumo a perseguir. Meirelles, nesse sentido, dispõe de qualificações para desempenhar bem a tarefa pedregosa. Embora já tenha ocupado posição de destaque em times muito diferentes, sempre jogou, coerentemente, de acordo com os manuais mais conservadores. Entre errar com o certo e arriscar com o duvidoso, o candidato mais cotado para a Fazenda nunca demonstrou dúvida em escolher a primeira alternativa.”

Apego

O senador Benedito de Lira reafirmou seu apreço à categoria dos procuradores de Estado, ele mesmo um dos seus integrantes, hoje aposentado: na 5ª feira ele antecipou a vinda a Maceió para prestigiar a posse da nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas. Foi elogiado por todos os oradores.

Quem sai

Sacramentada a desistência de Célia Rocha em disputar a reeleição para a Prefeitura de Arapiraca, sobram especulações sobre seu futuro político. E há, até, quem garanta que ela não mais concorrerá a um cargo político. Célia é prefeita pela terceira vez, mas no atual mandato sofre com a difícil situação que encontrou.

Quem chega

Informação do portal Cada Minuto: o empresário Celso Pessoa é pré-candidato a prefeito de Arapiraca, pelo PSC, e não o irmão dele, deputado estadual Severino Pessoa (PSD). Celso integra o chamado Grupo Independente, liderado por Severino Pessoa, que conta com mais de 70 pré-candidatos a vereador.

PAM

José Thomaz Nonô, secretário da Saúde da Prefeitura de Maceió, anuncia que foi adiada de amanhã para 16 de maio a abertura ao público da reforma dos blocos A, B e C do PAM Salgadinho. Já foi realizada alicitação para a reforma de mais 10 blocos do PAM, que somente deve ser concluída no final do ano.

Mais um

Depois de Álvaro Otávio Machado, que presidiu a entidade, outro alagoano integra a diretoria da Associação Brasileira de Agências de Regulação, biênio 2016/2018: Marcus Vasconcelos, presidente da Arsal. Para ele, “a Arsal de novo ocupa lugar de destaque no trabalho pelo fortalecimento da regulação no Brasil”.

 

Lamento

Com a morte de Mestre Benon a cultura alagoana perde um dos seus legítimos representantes. Autodidata, Benon aprendeu praticamente sozinho a desempenhar, com eficiência e simplicidade, algumas das principais manifestações do nosso folclore. Mais um que se vai, aumentando o vazio da falta de renovação.

 

Opinião

Presidente da União Nacional dos Estudantes, Carina Vitral afirma que não é a favor do governo, mas contra o impeachment. Diz que a UNE tem críticas na área da educação, do programa de governo e do segundo mandato de Dilma. E é contra eleições gerais: “É dar o verniz democrático que eles precisam para o golpe fajuto”.

 

*Hoje, Dia do Trabalho, entidades sindicais saem às ruas para protestar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Justamente quando, no sexto ano do governo dela, o desemprego aflige 11 milhões de pessoas. Dá para entender?

*A atração de hoje do “Concerto aos Domingos” é a Camerata Pró-Música de Alagoas, regida por Max Carvalho e com participação especial de Chico de Assis. Às 10 horas, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, com apoio da Braskem.

*O programa “Aplauso” de hoje, pela Educativa FM, homenageia o cantor norte-americano Billy Paul, falecido no último dia 24, que começou a fazer sucesso por volta de 1970. A partir das 10 horas, com pesquisa e produção de Givaldo Kleber.

*A Semana do Microempreendedor Individual será realizada em Alagoas de amanhã ao dia 6 de maio. Promovida pelo Sistema Sebrae, o evento visa promover a capacitação do Microempreendedor Individual para melhor desenvolverem seus negócios.

 

* O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, sediado em Maceió, abre amanhã a exposição “1º de maio”, em homenagem ao Dia do Trabalho, aos 75  anos de instalação da Justiça do Trabalho e aos 73 anos da Consolidação das Leis do Trabalho.

*A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas tem tudo pronto para a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2016, que será realizada de 1º a 31 de maio. O órgão tem como meta vacinar 100% do rebanho.

*CRB e CSA abrem hoje, 16 horas, no Trapichão, a decisão do Campeonato Alagoano. É inegável o favoritismo do CSA, que apesar de somar 15 pontos a mais ao longo da competição não tem vantagem alguma, mas que garantir logo hoje bom saldo de gols.

 

“Nunca vi um crime com tanta impressão digital”

Miguel Reale Júnior

Um dos advogados que subscreveram o pedido de impeachment, ao dizer que é evidente responsabilidade de Dilma Rousseff