Flávio Gomes

29 de Abril de 2016

O maior dos roubos

Do jornalista Carlos Chagas: “… De José Sarney a Fernando Henrique, do Lula à Dilma, todos os presidentes compuseram suas equipes contemplando os partidos, sob pena de não poderem governar sem o apoio deles. Talvez por isso os partidos tenham se multiplicado tanto, hoje em número de 39. Volta e meia surge a ideia da formação de equipes apolíticas e apartidárias, de alto nível ou seja lá o que for, mas a promessa costuma não durar. Cede à pressão fisiológica dos partidos que ameaçam destruir os governos se não conquistarem ministérios capazes de proporcionar-lhes lucros e sinecuras de toda espécie. Ainda agora assistimos a quase extinta presidente Dilma dividindo seu governo, na tentativa de salvar-se. Assim como, mais grave ainda, o futuro presidente Michel Temer fazendo a mesma coisa. Pedaços da administração federal são retaliados, geralmente sem preocupação com a competência. Recebem a palavra mágica, a chave que lhes abrirá a caverna do Ali Babá. Quase sempre mancomunados com expressões do mundo financeiro e do próprio governo…  Locupletam-se todos, pelo menos até o momento em que a corda arrebenta. Como está para acontecer…

 

Sinceridade

O secretário do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, é realista ao dizer que no momento não vê chance de o Estado chamar aprovados em concurso público: “Alagoas passa por uma situação difícil. Muitos estados já estão atrasando salários ou parcelando.  Se chamarmos a reserva agora, corremos o risco de causar o caos.”

Estilo

Fazendo valer o seu reconhecido instinto de sobrevivência política, o senador Renan Calheiros se reuniu seguidamente, nesta semana, com os governistas Dilma Roussef e Lula e, num encontro único, com Michel Temer e com Aécio Neves. Ação própria de quem acende uma vela para Deus e outra para o Diabo.

Segurança

Hoje, 9 horas, a Assembleia Legislativa faz audiência pública para discutir a Frente Parlamentar das Guardas Municipais de Alagoas. As propostas de criação da Frente e de realização da sessão são vice-presidente da ALE, Ronaldo Medeiros. Para ele, a guarda tem tudo para ser força auxiliar das Polícias Civil e Militar.

Leite em crise

O vereador Silvânio Barbosa (PMDB) está à frente da audiência pública que a Câmara Municipal de Maceió realiza hoje, 9 horas, para debater o Programa do Leite aqui em Alagoas. O governo federal cortou 50% do programa, que beneficia 80 mil famílias no Estado, sendo que 25 mil delas moram em Maceió.

Em baixa

Nos três primeiros anos da gestão de Rui Palmeira o secretário de Cultura, Vinícius Palmeira, foi o destaque, principalmente em 2015, ano do bicentenário da cidade. Em 2016 não houve ajuda financeira para o pré-Carnaval, o Carnaval foi só para constar e, agora, anuncia-se que no São João haverá só concurso de quadrilhas.

Em casa

A jornalista e apresentadora Luciana Ávila, alagoana de Viçosa e destaque da Rede Globo, será mestre de cerimônias da premiação dos vencedores do 3º Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho, amanhã, no Armazém Uzina, em Maceió. Luciana iniciou carreira em Alagoas, na TV Gazeta e Rádio Gazeta.

Posição

O  presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, garante que o apoio a um eventual governo Michel Temer não se dará em torno da indicação de nomes para cargos: “O PSDB propõe ao Brasil uma agenda que nos tire da crise. Em nenhum momento colocamos o interesse do partido acima do interesse do Brasil.”

 

 

* Hoje é o último dia da primeira reunião ordinária de 2016 do Colégio Nacional dos Corregedores Gerais das Procuradorias dos Estados e do Distrito Federal. A partir das 9 horas, no Hotel Ponta Verde, com presença do presidente da ANAPE, Marcelo Terto.

 

* Tomam posse hoje, às 10 horas, os novos membros do Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado: Roberto Mendes, Aderval Tenório, Augusto Galvão, Leonardo Máximo Barbosa, Luiz Fernando Demartine e José Roberto Fernandes.

 

* Os proprietários de veículos com placas de finais 5 e 6 têm até hoje para fazer a regularização do IPVA 2016. O IPVA pode ser pago em cota única ou parcelado em até seis vezes, desde que o valor mínimo de cada parcela não seja inferior a R$ 100,00. 

 

*Hoje à noite, no Rex Bar, em Jaraguá, o Instituto Lumeeiro organiza a festa do sétimo aniversário do “Papel no Varal”. Além de poesia, haverá show da cantora Fernanda Guimarães, acompanhada do Duo Lumeeiro – Geraldo Benson e Bruno Tenório.

Para celebrar o Dia Internacional da Dança, que transcorre hoje, alunos da Ufal vão fazer intervenção com improvisações no calçadão do Centro de Maceió. Logo após, as atividades seguem, das 10h30m ao meio-dia no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu.

*A banda “Catedral” se apresenta hoje em Maceió com o show “Música Inteligente Ao Vivo”, que marca a turnê de despedida do grupo, após 27 anos de carreira, 25 CDs e mais de três milhões de DVDs. Às 21 horas, no Teatro Gustavo Leite, em Jaraguá.

*O CSA somou 15 pontos a mais que o CRB ao longo do Campeonato Alagoano, mas disputará o título, em duas partidas, em condições de igualdade. A única vantagem do CSA é ter, no segundo jogo, o direito de ocupar 70% do Trapichão com sua torcida.

 

“O projeto vai em busca do bom professor, que é 99% da rede”

Ricardo Nezinho

Deputado estadual do PMDB, autor da polêmica lei da “Escola Livre”