Edmilson Teixeira

26 de Abril de 2016

Pão de Açúcar, eleição 2016

É cada vez mais tenso o clima político no Sertão de Alagoas, notadamente, em Pão de Açúcar, onde três candidatos estavam disputando as eleições municipais: o médico Eraldo Almeida – Dr. Eraldinho – o atual prefeito Jorge Dantas, e o advogado Flávio Almeida. É que diante do fracasso na administração e da rejeição popular, Jorge Dantas desistiu da reeleição e se aliou agora ao arquirrival Flávio Almeida.

 

Pão de Açúcar – assessor

A união de Dantas com Flávio (PMDB) teve uma repercussão negativa na cidade, uma vez que o advogado fazia oposição sistemática à gestão do PSDB, chegando a elencar para vereadores do seu partido e da oposição uma série de denúncias contra o prefeito. Flávio Almeida é conhecido como ex-assessor de Paulo César Farias e suposto proprietário de uma vinícola em Portugal.

 

Pão de Açúcar  – estagnação 

Já o pré-candidato Eraldo Almeida – Dr. Eraldinho – disse que não vai entrar no mérito da questão das alianças dos adversários. “Entendo que a prioridade do meu debate é discutir a minha cidade, que precisa mudar e sair da estagnação em que vive na atualidade”. Declarou

Pilar

Próxima quinta-feira, a cidade do Pilar volta a encenar o drama da Última Pena de Morte no Brasil. O evento que entra para sua 16ª dição ocorrerá no ginásio de Esporte Nossa Senhora do Pilar, a partir das 20h. Inovações com um grande elenco e um novo cenário de apresentação. Na verdade, o Espetáculo tem se consolidado pelo fato do município do Pilar ter sido palco da última pena de morte no Brasil, fato que ocorreu há 140 anos.

 

Palmeira dos Índios – homenagem

O Promotor de Justiça e ex-secretário de Defesa Social de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça cumpre agenda em Palmeira dos Índios, nesta terça-feira, onde fará visita ao 10º BPM e em seguida será homenageado na Câmara Municipal de Vereadores pelos relevantes serviços prestados aos alagoanos na área da segurança. O atual secretário de Defesa Social, coronel Lima Junior e o Comandante Geral da PM, coronel Marcos Sampaio também integrarão à comitiva da cúpula da segurança pública alagoana.

 

Palmeira dos Índios – argumento

“É justo reconhecer a contribuição e o empenho do ex-secretário, Alfredo Gaspar no combate a violência em nosso Estado. Com ações articuladas e apoio ao trabalho da tropa à população voltou a acreditar novamente na polícia. Esta é uma oportunidade de deixar clara nossa gratidão e pedir mais investimentos nesta área, principalmente em nossa região” destacou, o vereador Júlio Cezar autor da indicação.

 

Atalaia

 

Secretaria municipal  de Saúde, iniciou ontem, a campanha de vacinação contra H1N1. A mobilização que vai até o dia 20 do próximo mês,  acontecerá em todas as unidades de saúde. A meta é imunizar pelo menos 80% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

 

Saúde – desfalque

Os gestores de saúde dos municípios de Igaci, Quebrangulo e Maragogi já estão tomando as devidas providências para alimentar o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab). Das 49 equipes do Programa Saúde da Família e Saúde Bucal credenciadas pelo Ministério da Saúde, dez deixaram de enviar as informações referentes aos meses de novembro e dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

Saúde  – pendência

O Ministério da Saúde suspendeu a transferência de incentivos financeiros até que a pendência seja sanada, ou seja, que os citados municípios prestem conta da produção das equipes nos meses em aberto. Os apoiadores técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL) estão prestando as orientações necessárias aos respetivos municípios e fazendo a articulação entre eles e o Ministério da Saúde, no sentido de atualizar os dados o mais rápido possível.

Marechal – destaque

A Pure Energy, primeira fábrica de placas fotovoltaicas do Nordeste, com sede em Marechal Deodoro, foi citada em uma reportagem, na edição do mês de março da revista Valor Econômico, considerada o principal veículo de economia, finanças e negócios do Brasil. O conteúdo, que colocou a Pure Energy entre as principais iniciativas a favor de fontes de energias mais limpas, abordou o crescimento da energia solar no país e o fortalecimento dessa alternativa na matriz energética brasileira, que cresceu 40% no ano passado e deve acelerar ainda mais nos próximos anos.

Marechal – limpo

A matéria de capa, intitulada 'Futuro Limpo: Fontes renováveis de baixo impacto se consolidam como alternativa sustentável', destaca que a Pure Energy, estruturada para uma capacidade de 240MW/ano, começará a produção de módulos fotovoltaicos no segundo semestre deste ano, e contou com o financiamento de R$ 26 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Chã Preta

O escritor e advogado chapretense Olegário Venceslau da Silva, estará lançando em breve sua mais nova obra literária. Trata-se: “Mestres do Folclore Brasileiro”. A obra reúne os maiores vultos do folclore nacional, numa análise histórica biográfica, que segundo o autor é um trabalho inédito na área cultural. O prefácio do livro é de responsabilidade da Dra. Daliana Cascudo ( UFRN), neta do maior folclorista do país Luís da Câmara Cascudo, que também é biografado na obra escrita por Olegário Venceslau. É a cultura popular sendo valorizada e garantindo sua perenidade nesta terra caeté, pelas mãos do jovem intelectual alagoano, das quebradas da Chã Preta.