25 de Abril de 2016

Câimbras.

Quem nunca teve?

Cansaço já no final de uma atividade física, principalmente futebol devido ao esforço físico realizado, a perda líquida e a falta de reposição de eletrólitos.

Porém quando acontece durante o sono e principalmente à noite?

Aprender que sempre deve ser realizado um movimento oposto ao da contratura muscular. Ou seja: caso o pé esteja indo para baixo, puxa-lo para cima e segurar durante alguns segundos.

Normalmente a contratura passa e a dor vai embora junto.

Então ter cuidado com as atividades físicas muito intensas. Hidratação constante, principalmente se faz exercício físico diário.

A hidratação preconizada para o dia a dia é de no mínimo dois litros. Sendo o ideal três litros de líquido por dia. Água, água de cocô, suco, refrigerante, fora das refeições.

Talvez alguns tenham visto o jogador e campeão mundial de tênis Guga. Durante as partidas além da hidratação constante o atleta comia muita banana. A fruta tem capacidade de repor componentes perdidos através do suor e da respiração.

Caso os alongamentos e os cuidados citados não resolvam procurar médico da área que pode prescrever medicação relaxante muscular e se aprofundar nos estudos laboratoriais para verificar as perdas de minerais e vitaminas.