Edmilson Teixeira

20 de Abril de 2016

O filho é seu, embale!

Do jornalista Jorge Oliveira: “… Eduardo Cunha já mostrou que não entrega a rapadura facilmente. Vai cobrar caro de Temer o fato de ter comandado o processo de impeachment que deixa Dilma a um degrau da queda. Quer uma contrapartida por colocá-lo na marca do pênalti. Tem serviço prestado na Câmara dois Deputados e enquanto a maré for favorável, ele vai administrando o seu processo de cassação até o PMDB chegar ao poder quando ele então apresenta a fatura. Mas se Cunha está pensando numa escora segura para não cair, certamente ainda não fez uma leitura cuidadosa dos movimentos de rua e não atentou para a mudança de postura de um segmento da Justiça brasileira que está botando na cadeia políticos, empresários e lobistas. O povo, na rua, exige mudanças rápidas e não vai ser mais tolerante com a corrupção. E o poder, só o poder, como vimos agora, não basta para garantir que Cunha saia impune de todos esses processos.  Além disso, Temer, se quiser governar, não vai querer embalar esse filho bastardo. Portanto, presidente Cunha, trate de reforçar a sua banca de advogados. O bicho vai pegar.”

Nostalgia

Ontem, admiradores e amigos comuns prestigiaram a entrega, a Guilherme Palmeira, da Comenda Divaldo Suruagy, instituída pela Câmara Municipal de Maceió. Momentos de muita emoção no reencontro dos remanescentes do grupo que sempre acompanhou os dois nos cerca de 40 anos que fizeram política em Alagoas.

Sentimento

O ex-governador Téo Vilela, presidente do PSDB/AL, prestigiou a entrega da Comenda Divaldo Suruagy a Guilherme Palmeira. E falou a jornalistas sobre o que se esperar em relação a Michel Temer na Presidência da República: “Temer vai ter de agir como um estadista. Não há espaço para fazer política menor.”

Peso

O que alguns chamam de “elite branca” de novo decidiu na política brasileira. Foi a classe média que, indo pacificamente às ruas, forçou a aprovação do impeachment. Para o bem ou para o mal, segundo o entendimento de cada um. Assim como em 1964, nas Diretas Já, na luta pela Constituinte e na saída de Fernando Collor.

Irresistível

Pesou muito, em favor do impeachment na Câmara, a pressão de familiares e amigos dos deputados. Em inúmeros casos, bem mais que os apelos do governo ou da oposição. É o tal do corpo a corpo, do olho no olho – situações difíceis de resistir. Havia ocorrido em 1992 e, certamente, ocorrerá na votação no Senado.

O voto é livre

A intolerância prevaleceu na votação na Câmara, muito mais contra quem era contrário ao impeachment. Mas é preciso respeitar a posição de cada um. No caso de Alagoas, Givaldo Carimbão, Paulão e Ronaldo Lessa fizeram melhor do que quem usufruiu do governo e, de última hora, mudou de lado, por interesses pessoais.

Motivação

Senador Fernando Collor (PTC/AL): “Precisamos recuperar o ânimo, o encanto com a missão pública. Precisamos resgatar o básico da liturgia dos cargos, da respeitabilidade dos palácios e da moderação das autoridades. Precisamos de um novo modelo econômico. Precisamos de um novo Estado. Precisamos de uma Nova Política.”

 

Opinião

Do ex-deputado Moreira Franco, presidente da Fundação Ulysses Guimarães, do PMDB: “A Câmara dos Deputados ofereceu ao País a chance real de mudar. É preciso manter a mobilização nacional para que o Senado também ouça o clamor das ruas. Como bem dizia doutor Ulysses, ‘quando o Brasil quer, o Brasil muda’.”

 

*O governo estadual entrega hoje mais uma escola de ensino integral, desta feita em Santana do Ipanema. Às 10 horas, Renan Filho e o secretário da Educação, Luciano Barbosa, presidem a inauguração da Escola Estadual Laura Maria Chagas.

*A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Arranjo Produtivo Local Mandioca no Agreste encerram hoje a II Expomandioca. O evento acontece desde 2ª feira, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca.

* A Polícia Militar promove a exposição fotográfica “Olhares”, na praça central do Shopping Pátio Maceió, em comemoração à Semana Tiradentes. A exposição, com 16 painéis fotográficos, ficará montada até 18 de maio, das 10 d manhã às 22 horas.

*A Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down em Alagoas – Amor 21 promove de 12 a 14 de maio o II Seminário Alagoano de Síndrome de Down, no hotel Premier Best West, antigo Radisson, na Pajuçara. Contato: 99640.8978.

* Será no dia 27 a abertura da temporada 2016 do projeto “Quartas Eruditas”, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, a partir das 16 horas. É uma parceria entre a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas e o Instituto de Cultura Ero Dictus.

* O Iate Clube Pajuçara comemora amanhã 64 anos de fundação. A festa será hoje, a partir das 20h30m, pelo que revela o comodoro Moacir Albuquerque. Como atração musical, a banda “Só Emoções”, de Pernambuco. 

*A fase semifinal do Campeonato Alagoano será aberta hoje, às 21h45m, no Estádio José Gomes da Costa, com Murici x CSA. Amanhã, às 19 horas, no Trapichão, o CRB enfrenta o Coruripe. Os jogos de volta serão realizados no próximo domingo.

 

“Quando eu vi o insulto, eu devolvi com um cuspe na cara dele, que é o que ele merece”

Jean Wyllys

Deputado federal do PSOL-RJ, que cuspiu em Jair Bolsonaro (PSC-RJ) no plenário da Câmara