Blog do Dresch

7 de Abril de 2016

PM ganha hoje novo Comandante

                   Marcada para acontecer ás 8h de hoje, na Academia de Polícia Militar, a posse do novo Comandante da PM de Alagoas, cel. Marcos Sampaio de Lima. Ele substitui o coronel Paulo Domingo de Araújo Lima Júnior, que assumiu, semana passada o cargo de Secretário de Segurança Pública de Alagoas, por indicação do governador Renan Filho. O novo comandante vinha desempenhando suas funções á frente do Comando de Policiamento da Capital (CPC), mas já passou por diversas áreas na corporação, nos 25 anos de carreira militar.

Posse do Comandante 2

                   Além de comandar o CPC, o cel. Marcos Sampaio já passou também pelo cargo de comandante do Batalhão de Choque; do Bope; comandou o 3º BPM de Arapiraca; chegou a Assessoria Militar do Tribunal de Justiça; dirigiu o Núcleo dos Centros Integrados de Operações de Defesa Social (CIODS); foi P/1 do 6º BPM de Maragogi; do 2º BPM de União dos Palmares; Subcomandante do 10º BPM de Palmeira dos Índios e ainda Subdiretor do Centro de Gerenciamento de Crises, entre outros cargos. O oficial também tem em seu currículo militar diversos cursos de formação em Alagoas e em diversos estados brasileiros.

Escândalo? Só na Argentina

                   A prisão de um empresário ligado á ex-presidente Cristina Kirchner sacudiu o ambiente político na Argentina na noite da última terça feira. Lázaro Baez, é acusado de envolvimento em lavagem de dinheiro e favorecimento em contratos milionários para inúmeras obras do governo argentino, nas administrações de Néstor e Cristina Kirchner. Baez foi detido pela política, quando descia de seu avião particular no aeroporto da cidade de San Fernando. Dali foi levado para uma delegacia de policia no bairro Palermo, em Buenos Ayres sob forte escolta policial e com acompanhamento da imprensa. A partir de então parlamentares, juristas e até mesmo a imprensa, passaram a crer que o país poderia ser passado a limpo. Na própria delegacia, e em uma superintendência de investigações federais, para onde Baez foi levado, populares passaram a erguer cartazes de protesto contra a corrupção do país. Hoje (quinta feira) o empresário vai ser ouvido pelo Juiz Federal Sebastián Casanello, o mesmo que determinou sua detenção e de seu contador. O juiz investiga supostas manobras de lavagem de dinheiro em licitações milionárias de sua empresa, a Austral Construções, em obras públicas no governo de Néstor (2003 a 2007) e de Cristina (2007 a 2015). O caso surgiu a partir de uma denúncia jornalística, que ganhou projeção com um vídeo onde o filho do empresário, Martin, aparece contando pilhas de dólares, euros e pesos.

 

Consciência contra diabetes

                   O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo 7 de Abril, e para esta data, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para conscientização da população é Diabetes. Isso porque a doença tem avançado muito em países de média e baixa renda. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, até 2015, cerca de 415 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença, o que significa que 1 em cada 11 adultos sofre com diabetes. Além disso, um a cada sete partos é afetado por diabetes gestacional. A expectativa é que, em 2040, 642 milhões de pessoas sejam diagnosticadas.

Consciência contra diabetes 2

                   No Brasil, os casos de pessoas com a doença aumentaram 40% desde 2012, segundo o Ministério da Saúde. E este aumento esta diretamente ligado ao também crescente numero de obesos, assim como ao sedentarismo e ao envelhecimento da população. Os indivíduos mais afetados são os idosos, os obesos e os com histórico familiar da doença. Os de mais idade, por causa do próprio envelhecimento humano. Os obesos em função das comorbidades, como a resistência à ação da insulina e a hereditariedade que é um dos fatores de risco para o aparecimento de diabetes tipo 2. A doença surge quando o pâncreas não produz insulina suficiente. A insulina, um hormônio que regula o açúcar no sangue, é responsável por fornecer a energia que precisamos para viver. Sem a sua presença o açúcar se acumula a níveis prejudiciais no sangue.

Recuperando a história

                   Autoridades sírias informaram que deverão ser necessários mais de cinco anos para recuperar os monumentos destruídos ou danificados na cidade antiga de Palmira, ocupada durante dez meses pelo grupo Estado Islâmico. O governo sírio garante que dispõe de pessoal qualificado, conhecimento e a investigação, necessitando somente da autorização da Unesco para iniciar as obras de recuperação em um ano. Nos últimos dias o exército sírio completou a desativação de minas e explosivos colocados pelo grupo fundamentalista na área de monumentos da cidade.

Recuperando a história 2

                   Além de boa parte da cidade do século 18, danificada nos combates, os jihadistas destruíram os templos de Bel e Baalshamin, o Arco do Triunfo, várias torres funerárias e o Leão de al-Lât. A antiga cidade de Palmira, com mais de 2 mil anos, apelidada de “pérola do deserto” foi classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1980. Após a desativação dos artefatos explosivos, serão iniciados os trabalhos de reparação de serviços básicos como água e eletricidade, que devem estar funcionando normalmente dentro de uma semana, aproximadamente, segundo o governo sírio.

 

  • O desenvolvimento sustentável em Alagoas, suas soluções e seus desafios são o tema do Fórum Alagoas 2030, que acontece hoje no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas.
  • O evento é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pelo Instituto do Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Alagoas e pelo Worldwatch Institute do Brasil.
  • Na oportunidade, Alagoas assina o acordo para aderir aos objetivos do milênio, que é um Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, sobre a implantação de uma política de sustentabilidade, com a exigência do cumprimento de determinadas normas ambientais.
  • O Fórum vai contar ainda com a presença do professor Gary Andersen, cientista-chefe do laboratório de sustentabilidade da Universidade de Berkeley, na Califórnia. O intuito do encontro é discutir formas de colocar as teorias desenvolvidas pelo eminente professor na Universidade americana, a serviço da população brasileira.
  • Um dos assuntos locais que fazem parte do Fórum, diz respeito aos desafios do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba, que contará com a participação também da Braskem e da Prefeitura de Maceió.