Flávio Gomes

7 de Abril de 2016

O day after

Do jornalista Flávio Faveco Corrêa: “Passando o impeachment ou não, a grande pergunta é: como será o ‘day after’? Se a Dilma ficar como é que ela vai gerenciar a nação, coisa que não fez até agora? Sua base de sustentação será um amontoado de nanicos? Ou o Lulla, se ainda não estiver preso, coisa que está ficando dava vez mais difícil graças à ajudinha que está recebendo do Supremo, que retirou o processo contra ele das mãos do juiz Sergio Moro? Como vai ficar o tal de presidencialismo de coalizão e a governabilidade? Será que ela, criativa como é, vai conseguir piorar a qualidade do lamentável ministério que hoje tem? Se o Temer assumir, o que continua sendo uma possibilidade, apesar de também estar ameaçado por pedidos de impeachment, as perguntas são bastante semelhantes: Que programa vai apresentar para recuperar a credibilidade do governo e injetar otimismo e esperança na sociedade? Como vai compor o seu governo? Como vai conseguir fazer as reformas necessárias e que demandem aprovação do Congresso quando seus companheiros de partido Eduardo Cunha e Renan Calheiros tiverem suas cabeças decepadas pela espada da justiça, o que é apenas uma questão de tempo?… Se ele não der um imediato choque de gestão vai começar a cair antes de começar. E o Brasil continuará indo para o brejo.” 

Vinculação 

Site “Diário do Poder”: “A Procuradoria Geral da República fecha o cerco ao senador Renan Calheiros, presidente do Senado, no caso da Operação Lava Jato, com o aprofundamento das investigações em torno do deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE). A PGR acredita que Aníbal seria a ligação de Renan ao maior esquema de corrupção da História, implantado no primeiro governo Lula e desbaratado a partir da Lava Jato.” 

  

Justificativa 

Deputado federal Givaldo Carimbão (Pros/AL): “Depois de quase 20 anos como deputado federal, sendo quatro anos na oposição a FHC e 13 anos apoiando diretamente os governos Lula e Dilma, votar a favor do impeachment seria rasgar a minha biografia. Na minha história de vida, nunca abandonei meus ideais e meus companheiros”.

 

Merecimento

Guilherme Palmeira, ex-governador, ex-senador e ministro aposentado do Tribunal de Contas da União, será a primeira pessoa a receber a Comenda Divaldo Suruagy, uma iniciativa da vereadora Silvana Barbosa, que a criou. A entrega está marcada para 19 de abril, às 10 horas, em local ainda a ser definido.

Agenda

O prefeito Rui Palmeira recepciona hoje ministros do Nepal e membros do Unicef no Brasil. Eles vêm conhecer o trabalho da Prefeitura de Maceió, única capital brasileira escolhida para visita, pelas ações positivas em favor da infância em Educação, Saúde, Iluminação, Esporte e Cultura. Às 8 horas, na Associação Comercial.

 

Há precedente 

O forte assédio que sofre o deputado federal Maurício Quintella (PR/AL) acontece Brasil afora com todos os que fazem parte da comissão processante do impeachment de Dilma. O voto é aberto e isso pode ser fundamental para afastar a presidente, como aconteceu com Fernando Collor de Mello. Daí a pressão ser grande. 

 

Jovem eleitor  

De hoje até 27 de abril o TRE/AL estará com seu ônibus itinerante, nos três principais shoppings centers de Maceió, para o atendimento prioritário a jovens entre 16 e 18 anos que desejem tirar título de eleitor. O atendimento no Fórum Eleitoral e nos cartórios eleitorais do interior irá até 4 de maio, de 2ª a 6ª feiras.

 

Ironia
Do ministro Gilmar Mendes, do STF, sobre a decisão do colega Marco Aurélio Mello, determinando abertura de processo de impedimento do vice-presidente, Michel Temer: “Eu também não conhecia impeachment de vice-presidente. É tudo novo para mim. Mas o ministro Marco Aurélio está sempre nos ensinando”.

 

*Do deputado federal Paulo Maluf (PP/SP): “O governo está se metendo num processo de compra e venda que é detestável. Querem construir maioria no Legislativo dividindo o Executivo. Não é assim.” A que ponto chegou o PT… Até o Maluf tira onda.

*O professor Gary Andersen, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, especialista em descontaminação de água, dá palestra hoje no I Fórum Alagoas 2030. O evento é das 9 às 14 horas, no Hotel Ritz Lagoa da Anta. Contato: 3315.1797.

*Pioneiro no varejo alagoano e prestes a completar 27 anos de funcionamento, o Maceió Shopping é um dos participantes da Liquida Geral Alagoas. A campanha vai de hoje a 17 de abril, com prêmios (dois carros e duas motos) a cada R$ 30,00 em compras.

 

*O Banco do Nordeste lança hoje o Cartão FNE, a partir das 9h30m, no auditório da Superintendência Estadual, em Maceió. O cartão oferece linha de crédito rotativo, pré-aprovado, destinado a financiar bens, equipamentos e matéria prima.

 

*Foi prorrogada até o dia 15, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, a exposição do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas com os trabalhos finalistas do I Concurso de Fotografia Ambiental. A mostra é aberta à visitação das 8 às 18 horas. 

 

“Esquerda e Lula perderam a credibilidade”

Francisco de Oliveira

Sociólogo, de 82 anos, fundador do PT