Edmilson Teixeira

7 de Abril de 2016

Messias

A assessoria  de Comunicação da Prefeitura de Messias, afirma que o serviço de Saúde municipal  está funcionando a todo vapor. A justificativa ocorre por conta  de denúncias que circulam na cidade (nesse período político) dando conta de que uma unidade de saúde foi construída e inaugurada no ano passado, mas que por enquanto está desativada. “Realmente não está funcionando porque a equipe do PSF que foi montada, a fim de atuar naquele órgão, continua servindo no Posto Luzia Suruagy, tido como o principal da cidade, cuja unidade que vem operando justamente com dois Programas da Saúde da Família (PSFs), já que seu prédio está localizado numa região onde se concentra uma demanda maior de atendimento da população.    

 

Arapiraca

 

A CAB Águas do Agreste continua com o “Programa Portas Abertas”, uma iniciativa de educação ambiental dirigida a alunos de escolas públicas e particulares, universidades, associações e outras representações da sociedade que são convidadas a conhecer estações de tratamento de água.  Nessas visitas, os participantes conhecem também sobre atividades de conscientização voltadas à valorização do uso racional de água.

 

Arapiraca- dados 

 

Mais de 350 arapiraquenses e moradores de municípios vizinhos já participaram dos encontros na Estação de Tratamento de Arapiraca. Os visitantes recebem dicas de uso consciente da água, os benefícios e a importância da água potável para a saúde da população. Diz  Guilherme Dias, gerente geral da CAB Águas do Agreste, o programa também amplia o nível de conhecimento das pessoas sobre o papel desempenhado pela empresa na sociedade e para o alcance da universalização dos serviços de saneamento no país.

 

 

Sertão -01

Desde 2009, em convênio com o Senai-AL, o Sebrae/AL atende a diversos laticínios através da Incubadora de Laticínios do Estado, com o intuito de orientar e contribuir para a estruturação, regularização e adequação das empresas que produzem derivados do leite. Frutos dessa parceria, o Laticínio Gabriel, que está localizado no município de Olivença, e o Laticínio São Félix, de Major Isidoro, já colhem bons resultados.

 

Sertão – 02

 

Após serem atendidos com orientações e serviços de consultorias para melhoria de seus produtos, design e instalações físicas, ambos os laticínios passaram por reformas estruturais para atender as regulamentações solicitadas no decreto de nº 8.681, de 23 de fevereiro de 2016, da Lei 1.283, no artigo que rege o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. No caso do Laticínio São Félix, foi necessária a construção de um novo prédio. Além disso, os laticínios adquiriram novos equipamentos e mudaram procedimentos sanitários e de manipulação.

 

Marechal  Deodoro

A constante busca por inovação e excelência fez da Galeria Destak Magazine, em Marechal Deodoro, a empresa vencedora da categoria Comércio da etapa estadual do Prêmio de Competitividade para as Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), ciclo 2015, promovido pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e Sebrae. Com muita humildade, dedicação e vontade de alcançar a excelência em seus negócios, Wilson Fonseca Júnior, mais conhecido como Júnior, passou por altos e baixos, até conseguir realizar o sonho de transformar a sua empresa – uma loja de variedades – em referência na cidade e em todo o Estado.

 

 

Segurança

O reforço no combate à violência que tem como alvos veículos e transportadores complementares do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros foi o tema da reunião ocorrida na tarde de segunda-feira,  entre o secretário de Segurança Pública, Coronel Lima Júnior, o presidente da Arsal, Marcus Vasconcelos, além do  presidente do Sindicato da categoria, Dorgival Ferreira, e representantes de cinco associações de municípios diversos.

Segurança -02

“Estamos aqui para trabalhar em parceria e também precisamos do apoio de todos os motoristas das vans na divulgação do nosso disque denúncia, o 181”, falou o secretário, acrescentando que irá solicitar um planejamento de ações a serem adotadas pelas polícias estaduais, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para coibir os assaltos e outros crimes ocorridos no sistema de transporte.

Coruripe

O vereador Francisco Roberto Marinho vem se destacando pelo seu trabalho na Câmara  de Coruripe, notadamente em defesa dos pescadores da região. Marinho que representa o povoado Pontal de Coruripe foi o autor de três homenagens prestadas: ao engenheiro José Francisco de Souza, Waldemar Barreto da Rocha e Raimundo Clark (estes dois últimos já falecidos), com a Comenda Comendador Tércio Wanderley, em Sessão Solene realizada há poucos dias.

 

Unidos – 01

O trabalho integrado entre as Secretarias da Saúde e as de Assistência Social para facilitar a busca ativa e o diagnóstico das crianças com microcefalia ganha impulso em Alagoas. Para tanto, técnicos das Secretarias de Saúde e da Assistência Social das três esferas de governo se reuniram na terça-feira, na Sesau, a fim de montar o fluxograma de ações e cumprir o que determina a portaria interministerial nº 405 de 15 de março de 2016.

 

 

 Unidos -02

A portaria institui, no âmbito do SUS e do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a estratégia de ação rápida para o fortalecimento da atenção à saúde e da proteção social de crianças com microcefalia. Pelo documento, é papel dos serviços de saúde e das equipes de Atenção Básica encaminhar aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) as famílias com criança com microcefalia para inclusão nos serviços socioassistenciais e orientação quanto aos benefícios assistenciais, a exemplo do Benefício de Prestação Continuada.

 

São Miguel dos Campos

Vereadores aprovaram segunda-feira, projetos do Executivo  que garantem  reajustes para os servidores da Educação e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A medida garante  em mais de 10% o valor recebido pelos profissionais, o que vem acontecendo nos últimos anos. Para a Educação, será um aumento de 11,36% (dividido em três parcelas, conforme acordado com a classe); para o SAAE, será um aumento de 10,36% (parcela única), as duas categorias receberão os valores já a partir do próximo mês.