Flávio Gomes

3 de Abril de 2016

Prenúncio do fim

De Roberto Freire, deputado federal por São Paulo e presidente nacional do PPS: “O desespero de Dilma, Lula e do PT, que veem no horizonte uma grande possibilidade de que o impeachment seja aprovado, não é menor do que o desejo genuíno da sociedade brasileira de se livrar de tamanho desmantelo. Os quase 10 milhões de desempregados em todo o país, segundo números divulgados pelo IBGE na última semana, e as mais de 4 mil fábricas fechadas em São Paulo em apenas um ano compõem o retrato fiel de um modelo que se exauriu e precisa urgentemente ser substituído para que a população volte a ter esperança no futuro. Todas as forças políticas que votarem pelo impeachment devem ter a responsabilidade política de dar sustentação ao governo de transição, tal como aconteceu após o afastamento de Fernando Collor em 1992, quando Itamar Franco assumiu a Presidência. Não podemos repetir a irresponsabilidade do PT, que apoiou o impedimento de Collor, mas se opôs a Itamar naquela ocasião. Para ser bem sucedido, o novo governo terá de aprovar as reformas estruturantes de que o Brasil precisa para sairmos do buraco no qual fomos enfiados pelo lulopetismo. Ferramenta democrática e constitucional, o impeachment está cada vez mais perto e será o primeiro passo para mudarmos o país. O prenúncio do fim do ciclo lulopetista, que já se desenha, marca o início de um novo Brasil.”

Diferença

Na homenagem que recebeu de cerca de 70 entidades, 5ª feira, no Hotel Ponta Verde, o Promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto revelou que quando ele e a sua equipe da SSP chegavam à periferia numa operação eram aplaudidos. Quando a operação era em áreas nobres de Maceió, os abordados reclamavam.

 

Ameaçado

O deputado federal Cícero Almeida passa pelo primeiro teste no novo partido, o PMDB, controlado pelo senador Renan Calheiros, no momento um dos encarregados de barrar o impeachment de Dilma Rousseff. É que Almeida é a favor do impeachment e tem dado declarações sobre isso. E se Renan pedir para ele mudar o voto?

 

Memória

Caso Cícero Almeida mantenha o voto em favor do impeachment, contrariando pedido de Renan, corre o risco de ter a candidatura a prefeito de Maceió negada pelo partido. Há precedente: em 2014, Almeida era bem avaliado nas pesquisas e o PRTB, também sob controle de Renan, não permitiu ele ser vice de Renan Filho.

 

E agora?

Há poucos dias o governador disse que o ajuste fiscal acertado com o governo federal não implicaria em suspensão de reajustes salariais para os servidores públicos. Mas o texto do projeto propõe, por dois anos, não fazer reajustes nem contratações. E foi feito por George Santoro, secretário estadual da Fazenda.

Passando a limpo

A vereadora Heloísa Helena defende consulta à população sobre a revogação de mandatos de políticos corruptos, incluindo Dilma Rousseff e Michel Temer: “Fora todos os corruptos. Golpismo é rasgar a Constituição para saquear os cofres públicos e roubar dos pobres para enriquecer quadrilhas – à direita e à esquerda”.

Cidadania 

Aldo Rebelo, nosso conterrâneo ministro da Justiça: “Temos que reparar a injustiça com os índios de forma consequente para que não sejam manipulados por agentes internos e externos, por ONGs interesseiras ou por agentes do próprio Estado. Essas instituições doutrinam que brancos, fazendeiros e militares são inimigos.”

 

Opinião

Jornalista Jorge Oliveira: “Dilma apela para o fisiologismo cínico e descarado comprando deputados e senadores para tentar recompor a sua base de sustentação. Joga no lixo o dinheiro do contribuinte que tanta falta vem fazendo nesses tempos de vacas magras. Mostra, com essa atitude desesperada, que entregou o país nas mãos dos ratos do seu partido e de aliados.”

 

*A cantora mineira Clara Nunes, um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, falecida há 34 anos, é a homenageada de hoje no programa “Aplauso”, a partir das 10 da manhã, na Educativa FM. Como sempre, a produção é de Givaldo Kleber.

*O projeto Concerto aos Domingos tem como atração de hoje o grupo “Clarinetes da Manguaba”, às 10 horas, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. O evento é gratuito e é patrocinado pela Braskem e pela secretaria estadual da Cultura.

 

* O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Ufal está com inscrições abertas, somente até amanhã, para o curso de extensão “A Lei 10.639/03 e a questão do ensino básico: projeto de formação do PAAF – Programa de Ações Afirmativas”. Contato: 3214.1542.

* A atriz e cantora Larissa Manoela se apresenta hoje, em Maceió, com a turnê “Larissa Manoela Com Você”, que inclui trilha sonora do CD Carrossel. O show acontece no estacionamento do Parque Shopping, às 18 horas. Conato: 3357.8007.

*O compositor, cantor e músico maranhense Phill Veras se apresenta hoje, pela primeira vez, em Maceió. Será antecedido pelo músico Ítallo França, com canções próprias. No Centro Cultural Arte Pajuçara, na Avenida Antônio Gouveia, a partir das 17 horas..

*Com mais de 100 atletas inscritas, a Copa Maria Bonita de Jiu-Jitsu transforma hoje Maceió na capital nordestina do jiu-jitsu feminino. O evento acontecerá no ginásio do Sesc Poço, a partir das 10 horas. É a primeira competição desse tipo em Maceió.

*Confronto de extremos: de um lado, o CSA, o líder isolado e invicto do Campeonato Alagoano; do outro, o ASA, de campanha até agora irregular. A partida é pela terceira rodada do hexagonal. Às 16 horas, no Estádio Rei Pelé.

 

“Isso eu jamais faria”

Michel Temer

Vice presidente da República, desmentindo boato de que articularia o fim da Operação Lava Jato caso assuma o governo