Flávio Gomes

2 de Abril de 2016

Os três cenários

Do jornalista Ricardo Noblat, em seu blog: “… Salvo o imprevisível, há três cenários possíveis para a superação do impasse em que se encontra o país – e nenhum deles configura golpe contra a democracia. O primeiro: o impeachment de Dilma pelo Congresso. O segundo: a impugnação da chapa Dilma-Temer se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatar ações que ali tramitam. O terceiro: a permanência de Dilma na presidência. A aprovação do impeachment depende do voto favorável de 342 deputados de um total de 513, da aceitação pelo Senado do pedido de impeachment e, mais tarde, dos votos de metade mais um dos 81 senadores. Todo esse caminho ou só parte dele deverá ser percorrido até maio. A impugnação da chapa pelo TSE ficará provavelmente para 2017. Se acontecer, o Congresso elegerá um novo presidente. Dilma perdeu a chance de sair mediante a realização, este ano, de uma eleição presidencial. Foi aconselhada por amigos a propor isso ao Congresso. Descartou por arrogância e erro de cálculo. Uma eventual renúncia só serviria para apressar a posse de Temer. Ao completar 50 anos, o PMDB está perto de governar de fato. Dará certo? Bem, o que está aí deu errado.”

Toma lá…

Surge, enfim, uma esperança em relação à duplicação da BR-101 em Alagoas, com o compromisso do governo federal com o senador Renan Calheiros, referente ao trecho Rio Largo-São Miguel dos Campos-Teotonio Vilela. O presidente do Congresso, como se sabe, está comprometido em evitar o impeachment de Dilma.

Do coração

Alfredo Gaspar de Mendonça Neto emocionou-se bastante – até chorou por diversas vezes – ao receber homenagem de cerca de 70 entidades, de diversos segmentos, pelo seu trabalho na Secretaria de Segurança Pública. Na homenagem, no Hotel Ponta Verde, recebeu uma placa de agradecimento pela sua postura.

Elogio

O ex-titular da SSP ressaltou a independência que recebeu de Renan Filho: “Foi como se eu estivesse exercendo minhas atividades de Promotor de Justiça. O governador, que eu não conhecia até me fazer o convite, nunca me pediu absolutamente nada.” O evento foi articulado pelo empresário Mauro Vasconcelos.

Intrigante

O senador Fernando Collor de Mello protagonizou uma surpresa na reta final do troca- troca de partidos ao deixar o PTB, de tradição e porte médio, pelo PTC, desconhecido e de quase nenhuma densidade eleitoral. Seria para de última hora surgir como candidato a prefeito de Maceió? Por bom tempo ficará o mistério.

 

Liderança

Roberto Mendes, presidente da Associação dos Procuradores do Estado pela segunda vez, reafirmou seu prestígio na categoria. Foi o mais votado para o Conselho Superior da PGE. Os demais, pela ordem, são Aderval Tenório, Augusto Galvão, Luiz Fernando Demartine, Leonardo Barbosa e José Roberto Fernandes.

Solidariedade

Acontece hoje a segunda edição do Bazar Solidário dos Jornalistas, das 8 da manhã ao meio-dia, no Sesc Poço, visando obter recursos para a continuidade do tratamento de saúde dos jornalistas Carlos Miranda, portador da esclerose lateral amiotrófica, e Olívia de Cássia, que está com a doença de Machado Joseph.

Opinião

De Fernanda Somaggio, ex-secretária que denunciou pagamento de propina e Marcos Valério a parlamentares do PT e aliados, o “Mensalão”: “Se, desde o começo, todos tivessem levado a sério tudo o que eu falei, não teríamos chegado à situação de hoje. Tudo que falei naquela época é exatamente o que o Delcídio está falando.”

 

*Trecho de editorial do jornal “O Estado de São Paulo”: “Para os intelectuais que venderam a sua alma ao lulopetismo, a defesa da democracia se reduz à mera defesa do PT, do seu projeto autoritário e do seu caudilho fanfarrão”.

*A partir de hoje o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas promove mais uma edição do Curso de Iniciação à Astronomia. As aulas ocorrem até 7 de maio, sempre aos sábados, das 15 às 19h30m, na Usina Ciências da Ufal.

*Acontece hoje o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina, que pretende atingir, em Maceió, a imunização de 80% da população canina e felina. Serão disponibilizados, das 8 às 17 horas, 107 postos de vacinação.

*O Senai/AL atingiu o índice de 100% de inserção no mercado de trabalho dos seus egressos do curso técnico em Edificações. Em Aprendizagem Industrial, o curso com maior índice de empregabilidade é o de Pedreiro de Edificações, com 84,62%.

* O Banco do Nordeste abriu edital de seleção para projetos culturais a serem realizados em sua área de atuação (Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo). A inscrição de projetos pode ser feita até 6 de maio. Contato:www.bancodonordeste.gov.br. 

* A Eletrobras Alagoas está com inscrições ao Programa de Patrocínio das Empresas Eletrobras a Eventos do Setor Elétrico 2016. Há R$ 1.7 milhão para apoio a eventos 7 de junho a 28 de fevereiro de 2017. Contato:  www.eletrobras.com/editaleventos.

*Depois da grande atuação na vitória de 2×1 sobre o Sport, em Maceió, o CRB passou a ser atração para o jogo de volta, hoje, às 18 horas, em Recife. Se empatar ou perder por um gol de diferença em placar acima de 2x1continuará na Copa do Nordeste.

 

“O PMDB, se não conseguir afastar Madame, afundará com Michel Temer”

Carlos Chagas

Jornalista