Edmilson Teixeira

30 de Março de 2016

Traipu, duelo nos tribunais

Ontem o Pleno do TJ/AL confirmou a suspensão da decisão que afastava do cargo a prefeita de Traipu, Conceição TavaresÉ que a Câmara de Vereadores de Traipu teria cassado o mandato da prefeita em 10 de abril do ano passado, devido à viagem de Conceição para o exterior em novembro de 2014, face ter ultrapassado o tempo em que ela poderia se ausentar do País. Após as diversas decisões de 1º e 2º graus, a cassação fica suspensa, pelo menos até decisão definitiva da 3ª Câmara Cível do Tribunal, com a relatoria do desembargador Domingos Neto. 

 

Maribondo

Val Borges leitor da Coluna, disse que bastou o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto sair do comando da Segurança de Alagoas, que a onda de violência voltou a predominar na cidade de Maribondo. “Na noite de domingo último, dois bandidos montados numa moto, deitaram e rolaram por aqui, roubando todos os pertences dos moradores que estavam nas ruas. Fizeram um verdadeiro arrastão”, comentou, ressaltando que com o Gaspar à frente do cargo, as rondas policiais eram constantes em Maribondo.  

Lagoa da Canoa

Por falar em violência, ontem pela manhã uma mulher foi estuprada em frente ao marido, num trecho da AL-115, próximo ao povoado Alexandre, em Lagoa da Canoa. O casal trafegava pela rodovia sentido Girau do Ponciano, quando dois sacanas os renderam em uma motocicleta. O casal foi levado a um matagal e a jovem de 16 anos foi estuprada por um dos criminosos.

 

 

Palmeira dos Índios

Um grupo de pessoas que porta problema de deficiência visual, está formando uma associação entre eles em Palmeira dos Índios, a fim de lutar por suas causas. À frente dos trabalhos está Claudevânia Lima Mendonça, que agendou para o próximo sábado,  no Centro de Treinamento Pio XIII, uma reunião para oficializar a entidade. O nome batizado será de Associação dos Deficientes Visuais de Palmeira dos Índios/AL (Adevpi).

Atalaia

Comemoração é o que não falta em Atalaia, quanto ao ensino público municipal. É que a escola Antônio Vieira da Costa acaba de receber do MEC, um certificado de reconhecimento como instituição referência em termos de inovação e criatividade. Detalhe: é a única em Alagoas a receber o referido título. A unidade de ensino tem se destacado pela criatividade na realização de ações de sustentabilidade.

 

Atalaia – lixo vira arte

 

Interessados em desenvolver um projeto de escola sustentável, a diretora Sandra Barros e o coordenador Eli Avelino, envolveram todo o corpo docente e alunos para a criação de vários espaços fazendo uso de embalagens vazias de papelão, pneus, garrafas plásticas e outros itens recicláveis; ou seja, lá o que é lixo agora vira arte.

 

Saúde

Gestores da Saúde dos municípios que compõem a 1ª Macrorregião e diretores do Cosems/AL se reuniram na segunda-feira, na Procuradoria Geral do Estado (PGE). Foram discutir a possibilidade da construção de quatro novas unidades hospitalares em Alagoas.

 

União dos Palmares – terra

Uma equipe do Iteral e representantes de instituições bancárias estarão nesta quarta-feira em União dos Palmares. O encontro que será na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde visa reunir agricultores familiares e associações da região. Eles receberão  orientações sobre a renegociação da dívida do crédito fundiário, com base na resolução expedida pelo Banco Central em 17 de dezembro de 2015, como também  sobre a substituição dos lotes.

 

 União dos Palmares – desejo

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, destacou sobre o desejo de ver os agricultores com as dívidas regularizadas. “Já percorremos várias regiões do Estado para orientar os agricultores e esclarecer dúvidas referentes à renegociação da dívida, que é uma conquista importantíssima.  Esperamos que a inadimplência entre agricultores rurais alagoanos diminua e eles possam continuar investindo na terra”, afirmou. Na outra quarta-feira, será a vez de Joaquim Gomes.

 

 

Detalhe  

Sobre a questão do encontro de União dos Palmares, os agricultores têm até o dia 30 de junho deste ano para solicitar a renegociação e os bancos têm até o dia 30 de dezembro, também deste ano, para lavrar os contratos de parcelamento, de acordo com a resolução do Banco Central do Brasil.

 

Manifesto 01

 Prefeitos alagoanos já estão se articulando para um grande manifesto agendado para maio deste ano em Brasília. Trata-se da XIX Marcha em Defesa dos Municípios. O evento que ocorrerá entre os dias 9 e 12  traz como  tema este ano: “Desafios de Final do Mandato”. A Confederação Nacional dos Municípios é quem está à frente da organização, cujo nosso presidente da AMA, Marcelo Beltrão, faz parte da direção do órgão.

Manifesto  02

Além de prefeitos, a CNM também convida vereadores, secretários e demais gestores municipais para participar do evento. Marcelo Beltrão ressaltou a importância da participação de todos os gestores alagoanos para sensibilizar o Congresso Nacional para as pautas municipalistas. Além das orientações sobre as mudanças nas regras por causa da minirreforma eleitoral.