Roberto Baia

24 de Março de 2016

Respeito às minorias

Ao participar de reunião do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Gays, Lésbicas, Travestis, Bissexuais e Transexuais, na tarde da última terça-feira (22), no auditório da Casa da Cultura, em Arapiraca, o prefeito Yale Fernandes defendeu respeito às minorias pela sociedade. O prefeito reiterou empenho à criação de um conselho municipal para tratar das questões das minorias, reafirmando o apoio do poder público em defesa da igualdade dos direitos das pessoas.

 

 

Um prefeito diferente

Se tem uma coisa que devemos dar a mão a palmatória em Arapiraca é o trabalho do prefeito Yale Fernandes. Vice-prefeito de Célia Rocha e ex-secretário de Luciano Barbosa, o publicitário tem demonstrado ser um político diferente, que procura ficar ao lado da população. A prova tem sido as constantes visitas as obras e os projetos que foram lançados na última semana, a exemplo do Projeto Prefeitura com o Povo.

 

 

Sem representação

Pré-candidato a prefeito de Arapiraca, o deputado Tarciso Freire, deverá enfrentar sérios problemas no quesito – base parlamentar. Isso porque, nenhum dos atuais vereadores o apoiará. Dos atuais 15 parlamentares arapiraquenses, 13 deverão marchar com o grupo de situação. A vereadora Aurélia Fernandes é da oposição, encabeçada por Rogério Teófilo, e o vereador Fabiano Pessoa ainda segue sem definir sua situação.

 

Semana da Água

Um mutirão de limpeza na orla do rio São Francisco em Penedo (AL) realizado na terça-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, encerrou a programação da Semana da Água promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). O encerramento contou ainda com ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti e de monitoramento da qualidade da água do rio.

 

Sítio histórico

“Durante trinta minutos, ao longo da margem histórica do sítio histórico de Penedo, foram coletados aproximadamente 83 quilos de resíduos sólidos, sendo mais de um quarto composto por plásticos. Se a gente pensar que o principal lazer de Penedo e cidades vizinhas é o rio São Francisco, já podemos imaginar uma perda de balneabilidade, da beleza cênica, e começamos a disputar espaço do rio com os resíduos sólidos. Associado a isso, temos a perda da qualidade da água. Esperamos que essa ação não resolva, mas que chame a atenção do poder público, da sociedade, de todos”, destacou o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Cláudio Sampaio, que coordenou o mutirão.

 

Qualidade da águia

A estudante do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carine Santos, participou das últimas atividades da Semana da Água e mostra qual é o papel de cada um na preservação da qualidade da água.

“Essa ação foi muito próspera, pois conseguimos limpar boa parte do rio e também mobilizar muitas pessoas. Eu espero que possamos conscientizar toda a população para que não joguem lixo nas margens e dentro do próprio rio. Ao retirar esse lixo, melhoramos aspectos como a turbidez e o pH da água que favorecem bastante a qualidade da água”, afirmou.

 

Projeto Nacional

Outra atividade que integrou o último dia da Semana da Água foi o monitoramento da qualidade da água do rio São Francisco, que foi coordenado pela professora da Ufal, Taciana Kramer. De acordo com ela, a iniciativa integra um projeto nacional de monitoramento que agora está sendo executado também em Alagoas.

 

Esgoto doméstico

“Essa ação integra o projeto Observando os Rios da Fundação SOS Mata Atlântica. O resultado dessa análise representa mais uma ação para sensibilizar as pessoas da importância de cuidar da qualidade das águas. Os parâmetros encontrados aqui não foram tão ruins. A turbidez da água foi baixa, o pH foi quase neutro, pouca concentração de fosfato, que está relacionado a uso de detergente e esgoto doméstico. Mas o que sempre vem dando alto é coliformes fecais, que está associado a esgoto doméstico”, revelou.

 

… O deputado federal Givaldo Carimbão informa que está tudo pronto para as apresentações da Paixão de Cristo na Cidade de Maria. Já são três anos que o espaço realiza o espetáculo com um corpo de mais de 200 artistas.

… O ex-governador Teotonio Vilela Filho informa que todas as doações recebidas em suas campanhas eleitorais foram legais, devidamente registradas na Justiça Eleitoral, publicadas como determina a lei no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, portanto, às vistas do interesse público. 

… Teotonio Vilela diz ainda que está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.