Roberto Baia

18 de Março de 2016

Prestação de contas

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, recebeu na manhã de quarta-feira (17) lideranças da Comissão da Pastoral da Terra e do Movimento de Libertação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MLTS) na sede do órgão, em Jaraguá.

Na ocasião, o MLTS entregou um relatório de prestação de contas da Feira da Reforma Agrária, realizada no último mês de dezembro, e junto com a Comissão da Pastoral da Terra reconheceu o apoio do órgão com os movimentos. “Nós do MLTS agradecemos o Iteral pela gestão e parceria permanente com os trabalhadores rurais”, disse Val Oliveira, coordenador do MLTS.

 

 

O nome da oposição

Após ser preterido por um pequeno grupo formado por políticos e empresários que optaram por apoiar a pré-candidatura de Rogério Teófilo na disputa pela Prefeitura de Arapiraca, o deputado estadual Tarcizo Freire ganhou novo fôlego ao trocar o PSD pelo Partido Progressista (PP), onde recebeu o sinal verde do senador Benedito de Lira para concorrer à sucessão municipal da segunda cidade mais importante de Alagoas.

 

Oposição dividida

É certo que com Freire no páreo, a oposição vai seguir dividida na briga pela cobiçada cadeira do Poder Executivo arapiraquense, que é ocupada pela médica Célia Rocha. Assim, aumenta a probabilidade de vitória do candidato apoiado pelo governo municipal.

 

 

Yale e Nezinho

Aconselhada pelo Governador Renan Filho e pelo vice-governador Luciano Barbosa a desistir da reeleição por ter obtido baixos índices de rejeição em pesquisas encomendadas pela família Calheiros, a prefeita pediu licença para cuidar da saúde, mas recomendou  os nomes do seu vice-prefeito e primo Yale Fernandes e do deputado estadual  Ricardo Nezinho.

 

Promessa financeira

Por outro lado, Rogério Teófilo, que perdeu as eleições passadas por uma diferença de cerca de seis mil votos, ainda não engoliu a derrota e está embalado por promessas financeiras dos megaempresários Adoniran Guerra, um dos sócios do Garden Shopping Arapiraca, e do sempre “sumido” Elionado Magalhães, que só dá às caras em Arapiraca em tempos de eleições.

 

Milhões para campanha

Fala-se nos bastidores, que Teófilo, para começar, terá um mimo de R$ 9 milhões, cujos recursos estariam garantidos por empresários mineiros e paulistas que foram levados a visualizar o fim da hegemonia da dupla Célia e Luciano, que domina a Prefeitura ao longo dos últimos 20 anos.

 

Vitória histórica

Depois de ganhar as eleições por uma diferença de um pouco mais de 600 votos e encerrar carreira política do ex-prefeito Severino Leão, com apoio da então vereadora e saudosa Ceci Cunha, Célia Rocha passou oito anos consecutivos administrando o município e apesar dos altos e baixos elegeu facilmente o seu sucessor Luciano Barbosa, que passou mais oito anos no Poder.

 

Passou o bastão

Luciano Barbosa, por sua vez, passou o bastão para Célia que derrotou o ex-aliado Rogério Teófilo numa eleição acirrada e que ficou marcada por situações constrangedoras como denúncias de compra de votos, malversação do dinheiro público e agressões de toda ordem.

Mas para quem conhece a política arapiraquense sabe que essas eleições não serão fáceis para a oposição e muito menos para a situação. Talvez, quem sabe, o candidato que tiver mais folego financeiro tenha mais chance de lograr vitória. 

 

Jovem desaparecido 1

Familiares e amigos do adolescente Fabiano Silva Monteiro, de 16 anos de idade, estão desesperados à procura do jovem que está sumido há cinco dias.

O rapaz saiu de sua residência no domingo (13) e não mais retornou para a casa dos pais, localizada no Conjunto Velho Chico I, Quadra “D”, Lote 17, em Penedo.

 

Jovem desaparecido 2

O adolescente estava trajando bermuda e camiseta escuras e sandálias havaianas.

De acordo com o relato dos pais, Fabiano Silva Monteiro saiu de casa dizendo que iria namorar em uma localidade na Vila Matias, na periferia de Penedo, e não mais retornou para a residência.

Quem tiver informações sobre o jovem pode entrar em contato com o Disque Denúncia da Polícia Civil pelo número 181. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar. Quem preferir poderá ligar para a Delegacia Regional de Penedo pelo número (82) 3551-3700.

 

 

… Após peregrinar pelos bairros Caititus e Olho d’Água dos Cazuzinhas nas duas últimas sextas-feiras, nesta próxima (18), haverá mais um “Prefeitura Com o Povo”.

 

… O projeto levará ao bairro Jardim Esperança, a partir das 8h, inúmeros serviços de cidadania e ações socioculturais para os arapiraquenses lá residentes e adjacentes.

 

… “Em minhas andanças pela cidade, temos notado que o povo reivindica e faz seu papel de bússola para o nosso trabalho, indicando os problemas, as prioridades, as necessidades. Nossos ouvidos e olhos estão bem abertos e decidimos fazer um projeto para ficar mais próximo da população”, diz o prefeito Yale Fernandes.

 

… Diversos serviços já existem em seus núcleos e, com o “Prefeitura Com o Povo”, isto pôde ser centralizado, dando mais comodidade aos moradores que precisam de assistência.