Flávio Gomes

18 de Março de 2016

O papel de Dilma

Do jornalista Ricardo Noblat, em seu blog: “O Palácio do Planalto está virando um bunker para esconder suspeitos de crime. Dilma, em breve, poderá, oficialmente, virar uma suspeita. Ela escapou, sem máculas, do episódio do mensalão. Sua biografia corre o risco de ser maculada pelo petrolão. Haveria motivos de sobra para isso. Um deles: a compra superfaturada da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, quando Dilma presidia o Conselho de Administração da Petrobras. Outro: a responsabilidade de Dilma pela nomeação de diretores da Petrobras que ajudaram a roubar a empresa. Outro ainda: a nomeação de um juiz para o Superior Tribunal de Justiça com a missão de, ali, libertar empresários presos pela Lava-Jato. Mais um: o cambalacho promovido por Aloizio Mercadante, ministro da Educação, que tentou convencer o senador Delcídio a não delatar. Não existe – ou não existia- ministro mais ligado a Dilma, mais obediente às suas ordens, mais leal a ela do que Mercadante. Pois é. Esses e outros motivos deverão dar ensejo a um pedido da Procuradoria da República para que Dilma seja investigada, e não somente ela. Em que país decente um cidadão em apuros com a Justiça dá um golpe no presidente da República e assume, na prática, o lugar dele? Diante da História, Dilma, um dia, também responderá por isso.”

Arrocho

Alguns tópicos da proposta de ajuste fiscal fechada pela União com os Estados: redução de 20% com despesas de cargos em comissão, limitação em 50% da média dos últimos 3 anos em gastos com propaganda e publicidade, suspensão de concessão de reajustes salariais e de contratação de novos servidores. Alagoas tá nessa.

Vale tudo

O deputado federal Cícero Almeida que se prepare para sofrer artilharia pesada na área jurídica, visando prejudicar sua candidatura à Prefeitura de Maceió. O caso mais complicado contra ele é a acusação, em processo que está na Procuradoria Geral da República, de ter envolvimento com a chamada “Máfia do Lixo”, quando foi prefeito.

Padrinho

Se a questão não for resolvida logo, pode acontecer com Almeida o que ocorreu com Ronaldo Lessa em 2012, disputando contra Rui Palmeira: a impugnação da candidatura exatamente na véspera da eleição. Mas, ao entrar no PMDB, ele certamente pensou em contar com o prestígio de Renan Calheiros para ajudá-lo lá em cima.

Acerto

A decisão de Rui Palmeira de determinar a revisão da taxa de cobrança para atos em via pública, inclusive procissões, mostra que o prefeito não tem comprometimento com certos absurdos. E deveria advertir sua assessoria para não envolvê-lo em questões insignificantes, porém desgastantes. Se é que ainda não o fez.

 

Baixo clero

Presidente do DEM/AL, José Thomaz Nonô entende que Dilma Rousseff ainda está na presidência não por causa do PT e do PMDB, mas graças aos partidos menores que lhe dão sustentação. Integrantes dessas legendas, principalmente novatos, diz Nonô, têm conseguido com Dilma o que não conseguiriam com Michel Temer ou Aécio.

Crise braba

Revelações de um empresário de médio porte da construção civil em Alagoas sobre o atual quadro econômico do Brasil: “A situação só melhora dois anos depois que a atual crise acabar. O programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ seria uma saída, mas seu público-alvo é o que mais sofre com a alta do desemprego e com a inflação crescente”.

 

Opinião

Do ex-governador cearense Cid Gomes: “O grande problema do Brasil é vir à tona um período do qual a Dilma não é co-partícipe. Pelo contrário, trabalhou para desmontar, em que uma trupe de gente desonesta se apoderou muito, em função de pressões do PMDB e de boa parte desses eventuais ditos partidos que compõem a base, fisiológicos. E houve muita conivência do Lula em relação a isso”.

 

 

*A partir de hoje passa a funcionar o Best Western Premier Maceió, nova bandeira para o equipamento que utilizava o nome de Hotel Radisson, na Avenida Antônio Gouveia, Pajuçara. Será mantida a mesma equipe administrativa do antigo Radisson.

* A Controladora-Geral do Estado, Maria Clara Bugarim, representa Alagoas na 18ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno, que reúne até hoje, em Brasília, representantes de órgãos de controle interno de todos os Estados brasileiros.

*A Prefeitura de Maceió alerta que termina hoje o prazo para pagamento do IPTU com desconto de 10%. O valor total pode ser parcelado em até 10 vezes. E há ainda a possibilidade de pagamento por débito em conta, com um abatimento de 2%.

*Hoje é o último dia do prazo para inscrições no Programa de Distribuição de Sementes do Governo do Estado. Interessados devem procurar a Comissão Estadual de Sementes da Secretaria da Agricultura, na rua Cincinato Pinto, 348, Centro de Maceió.

 

* Rádio Globo Maceió 710 AM apresenta hoje, a partir das 22 horas, mais uma edição do programa “Maria Lisboa – Portugal Além do Fado”. Textos e roteiro musical de Givaldo Kléber, que também apresenta, ao lado de Maria de Jesus. 

 

 

 

 

* O Sesc Alagoas está promovendo a Semana do Livro Infantil, com diversas ações culturais e educativas e homenagem às escritoras Ana Maria Machado e Thalita Rebouças. Hoje e amanhã, das 9 às 17 horas, no Sesc Arapiraca. Contato: 3482.2402. 

 

*O grupo Jota Quest, que está celebrando 20 anos de carreira, se apresenta hoje em Maceió, com o show “Pancadélico”, a partir das 21 horas, no Café de La Musique, às margens da AL 101 Norte, no Pratagy. Ingresso a R$ 102,00. Contato: 3024.1697. 

 

“O mais importante que aprendi a fazer depois dos 40 anos foi dizer não quando é não”

Gabriel Garcia Márquez

Escritor