Roberto Baia

16 de Março de 2016

Vai abrir o jogo

Nos bastidores fala-se que o deputado estadual Tarcizo Freire não anda nada satisfeito com a atitude de alguns políticos e empresários que decidiram, por conta própria e do dia para noite, erguerem a bandeira da oposição em relação à administração da prefeita Célia Rocha.

“Na hora e momento certo, Freire vai abrir o jogo”, assegura uma fonte ligada à oposição.

 

Não respeitam

“Tem corretor de imóveis que se intitula empresário e empresário que não coloca os pés em Arapiraca há muitos anos, além de certos políticos que colocam interesses pessoais na frente dos interesses da população, desrespeitando quem está na luta, defendendo a cidadania dos nossos munícipes”, disse um assessor parlamentar, que reconhece em Tarcizo um nome capaz de disputar e vencer as eleições que serão realizadas em outubro.

 

Sem reajuste

Após uma série de reuniões e assembleias, os servidores públicos do município de São Sebastião deflagraram greve por três dias.

De acordo com a presidente do sindicato, Maria da Conceição, os servidores tentaram sensibilizar o prefeito Charles Pacheco (PP) para atender às reivindicações da categoria, que, segundo a sindicalista, estão há 12 anos sem reajuste salarial.

Maria da Conceição revelou que a greve de advertência segue até esta quarta-feira (16), e uma outra paralisação está marcada para o próximo dia 26.

 

Eleições 2016

Com Roberto Gonçalves: O ex-prefeito de Olho D’Água Grande,  Zé Adelson,  teve seu nome lançado por lideranças políticas do município  como uma opção na sucessão municipal deste ano. Em seu pronunciamento,  defendeu a união da oposição olho d´água grandense, nas eleições deste ano. Ele avaliou que o município tem que voltar a ser administrado por um cidadão identificado com os problemas do município.

“A tônica da democracia é a alternância do poder”, disparou o pré-candidato, que foi prefeito no período de 1997 a 2000.

 

Voz das ruas

Para Zé Adelson existe um forte sentimento da população de mudança. “Basta ouvir a voz das ruas, para sentir que população que está inclinada por fazer uma verdadeira mudança,  é muito importante às famílias de Olho D’ agua se unirem em torno de projeto em comum em beneficio do povo.“Não estou colocando meu nome como uma imposição, mas como um chamamento de amigos e lideranças, inclusive da minha família, que é tradicional no município. Como venho dizendo, a prioridade não é ser o candidato de si só, mas ser um nome que possa verdadeiramente ganhar a eleição, que é o desejo do grupo.” avaliou.

 

Apoio da família

Zé Adelson destacou os apoios e presenças em sua residência, a exemplo do pré-candidato a vice-prefeito. O vereador Roninho Lima (PDT), tem sido um grande articulador na reunificação da família, compareceu ao lado do Seu pai, Zezinho Lima e família, também prestigiou o evento o vereador por Arapiraca Fabiano Leão (PMDB), muito amigo da família.

 

Lideranças

Várias lideranças começam a declarar apoio à chapa de Zé Adelson e Bento do Sindicato, a exemplo dos pré-candidatos a vereador Roberto da Ponta da Serra, Genivaldo, Manuel Quirino, João do Churrasco, o ex-vereador Zé Protázio, Radialista Rogério, dentre muitos que vão se juntar ao grupo, como o ex-vice-prefeito, Dudu Ribeiro, e  Ranilson, que  representou a classe dos corretores de imóveis, juntamente com as grandes Lideranças Wilton Maguila e Cicero Noronha.

Lideranças politicas fizeram questão de marcar presença, no local estavam presentes o ex-prefeito Cicero Pinheiro e vereadores da cidade de Campo Grande, o ex-prefeito Zé Gomes, de Teotônio Vilela, Aldo Popular, de Porto Real do Colégio, e uma comitiva de Girau do Ponciano.

 

Contra o mosquito

No próximo dia 22 deste mês, haverá um novo mutirão contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Nesta terça-feira (15), o Comitê de Combate à Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se reuniu na Escola de Artes, na Praça Luiz Pereira Lima, para tratar das ações que serão colocadas em pauta nesta investida.

Segundo a coordenadora da Promoção da Saúde da SMS, Fátima Ramalho, grandes mutirões já foram realizados mobilizando, em cada um deles, 5 mil pessoas que orientam os moradores de Arapiraca a cuidarem de seus quintais para que o mosquito não nasça.

 

Presenças

Além dela, estiveram presentes na reunião do comitê a superintendente de Atenção à Saúde, Noélia Barbosa; o supervisor Geral de Endemias, José Fernandes; a técnica de Promoção à Saúde, Ijoancira Moura; a técnica da Vigilância Sanitária de Arapiraca (Visa), Carla Nicácio; a assistente social do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf), Fátima Cristina; o representante da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Maurício da Silva; e o capelão Marcos Praxedes, da Assembleia de Deus.

 

Arapiraca

As potencialidades de Arapiraca na economia turística elevou a cidade à “categoria B” no Mapa Brasileiro do Turismo. Todas as capitais da federação estão na “A”.

Valendo desde o ano passado, o Ministério do Turismo (MTur) adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios do país, por meio das variáveis de desempenho econômico: número de empregos; quantidade de estabelecimentos formais no setor de hospedagem; e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

 

 

… Ao lado de Maragogi-AL, Arapiraca foi listada na “categoria B”, sendo as únicas de Alagoas com esta nomenclatura (veja aqui). O estudo foi feito com 3.345 municípios, que entraram no Mapa do Turismo Brasileiro.

 

… Na terça-feira (15), houve no auditório da Casa da Cultura a “Oficina da Categorização das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro”, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

 

… Os conselheiros Municiais de Turismo (Comtur) participaram do debate, que faz parte do Programa de Regionalização do Turismo, do Mtur, tendo a Sedetur como interlocutora.

 

… Segundo o supervisor de Estudos e Pesquisas da Sedetur, Francis Hurst, esta proposta de reunir as cidades em categorias facilita a criação de políticas públicas e acrescenta critérios objetivos para investir no setor.