Flávio Gomes

12 de Março de 2016

Sem fundamento

Do jornalista Ricardo Noblat: “Lula tem muitas coisas com que se preocupar. Por exemplo: com as delações premiadas de Marcelo Odebrecht e Léo Pinheiro, ex-presidentes, respectivamente, das construtoras Odebrecht e OAS. As denúncias poderão atingir Lula e, de quebra, atingir a presidente Dilma, a ex-faxineira ética, cujas despesas de campanha, em parte, foram pagas com dinheiro sujo. Lula deve se preocupar também com o que a Lava-Jato já sabia antes da recente etapa de investigação deflagrada na última sexta-feira, e com o que ficou sabendo depois. Lula está em maus lençóis. Mas não ficará pior só porque três jovens e tolos promotores públicos de São Paulo, à procura dos seus 10 minutos de fama e – quem sabe? – de uma nota de rodapé em futuros livros de História, pediram ontem sua prisão preventiva. A peça produzida pelos três não é apenas uma peça jurídica que, por medíocre, desmorona à medida em que a leitura avança. É vazia, embora apenas prenhe de adjetivos barulhentos e inócuos. É panfletária. E sequer disfarça a má vontade que seus autores devotam a Lula. Em suma: é uma porcaria. Cujo destino deveria ser a lata do lixo, mas que deixa mal o Ministério Público de São Paulo. Quantas peças dessa trinca não devem ter servido para remeter à cadeia pessoas inocentes ou apenas suspeitas de crimes que não se confirmaram?”

Incomparável

De Ricardo Mota, em seu blog, no Tudo na Hora, sobre Alfredo Gaspar de Mendonça: “Tem liderança nas corporações, respeito da população e se faz onipresente nas ações das forças de segurança no dia a dia. Deve-se a ele, diretamente, a redução drástica da sensação de insegurança. Um perfil que parece, por ora, único e que será alvo de comparações com quem quer venha a ocupar o comando da Segurança Pública.”

Aperto

Vem aí um pacote de economia para a União e Estados, que implicará, inclusive, em restrições a reajuste salarial de servidores, limitação de incentivos fiscais e aumento na contribuição previdenciária. O projeto é concebido em Alagoas, pelos secretários George Santoro, da Fazenda, e Helder Lima, do Desenvolvimento Econômico.

Razões

Na verdade, esse projeto de ajuste fiscal, de âmbito nacional, além de desafogar o caixa do governo federal será, na prática, uma contrapartida dos Estados para poderem obter o alongamento da dívida para com a União. A intenção real é “diminuir o tamanho do Estado”, no dizer do Secretário do Gabinete Civil de Alagoas, Fábio Farias.

Incentivo

O governador Renan Filho sancionou lei de autoria da deputada estadual Thaíse Guedes (que trocou o PSC pelo PMDB), instituindo campanha de conscientização à doação de sangue, por palestras e outros meios, em órgãos públicos. “A campanha visa estimular a responsabilidade social e o compromisso que temos com a sociedade”, diz Thaíse.

Agenda

A Prefeitura de Maceió continua com os trabalhos de revisão do Plano Diretor. A quinta Audiência Pública será realizada hoje, das 8 às 17 horas, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa. Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e do Desenvolvimento, podem participar entidades, lideranças comunitárias e cidadãos em geral.

Facilidade

Alagoas é um dos 12 Estados em que a TIM fez parceria com a Caixa e a MasterCard para implantar o TIM Multibank Caixa. O serviço é voltado para clientes da operadora sem conta corrente ou poupança e funciona como conta pré-paga no celular, para pagamentos de contas, envio de dinheiro e compras com um cartão Mastercard.

Opinião 

Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), líder do partido no Senado Federal: “Diante das circunstâncias que o país vive, o pedido de prisão ainda na fase de inquérito de um ex-presidente da República parece uma medida extrema. Não é um momento banal e é preciso que todos tenham consciência da gravidade do momento.”

 

*Texto nas redes sociais lembra que Letícia Mello foi nomeada desembargadora federal da 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo), em 2014, aos 37 anos, por Dilma Roussef. É filha do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, que, como seus pares, julga ações do governo.

*Agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde promoverão hoje etapa da ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, recolhendo pneus descartados irregularmente. Concentração em frente ao colégio SEB/COC, na Ponta Verde, a partir das 7h30m.

*O Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis promove hoje a 1ª Feira para Adoção de Cães e Gatos deste ano. O evento do NEAFA será na sede da instituição, na Rua dos Bandeirantes, 504, Farol, das 9 às 15 horas. Contato: 3221.0193.

*Ainda pelo Dia Internacional da Mulher, transcorrido em 8 de março, a Rede Nacional de Pessoas realiza hoje, no Sesc Guaxuma, um encontro de acolhimento, lazer e cultura para as associadas ao grupo.Um ônibus sairá da Praça dos Martírios às 8 horas.

*O Sesc Alagoas promove, de hoje até 3ª feira, 15, em Arapiraca, a Semana do Livro Infantil, com diversas ações. O evento homenageia as escritoras Ana Maria Machado e Thalita Rebouças. Haverá outra programação, dias 18 e 19. Contato: 3482.2402

*A cantora Irina Costa se apresenta hoje, a partir das 21 horas, na Comedoria Gourmet, na Avenida Almirante Álvaro Calheiros, Jatiúca, em um jantar musical na “Noite portuguesa, com certeza”. Acesso: R$ 100,00 por pessoa. Contato: 3325.7537. 

*Amanhã é dia de atenção especial para as autoridades policiais em dois eventos que em tese deveriam ser pacíficos, mas que geram preocupação: a partir das 9 horas, na orla marítima, protesto “Fora, Dilma”; às 16 horas, CRB x CSA, no Estádio Rei Pelé.

 

“O governo federal vai cair nos próximos três meses”

Jorge Picciani

Presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pai do líder do PMDB na Câmara dos Deputados