Blog do Dresch

12 de Março de 2016

Líderes políticos deixam o PSB

Líderes deixam o PSB

                   O ex-presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, confirmou ontem a sua desfiliação do partido, comunicada oficialmente através de uma carta encaminhada á direção nacional do PSB e também à militância socialista. Amaral também deixou claro, que a princípio não pretende se filiar a nenhuma sigla. “Não pretendo me filiar. Considero que serei mais útil à esquerda não me filiando” disse o ex-presidente.

Líderes deixam o PSB 2

                   Segundo revelou  Roberto Amaral, a decisão foi tomada na semana passada, quando o presidente Carlos Siqueira anunciou que o partido “marcharia em definitivo” para a oposição ao governo Dilma Rousseff. A decisão do líder do partido aconteceu na sexta feira em que o ex-presidente Lula foi levada de forma coercitiva para depor. Segundo ainda Roberto Amaral “ é claro que minha saída tem ligação com a mudança de linha, com o apoio do partido ao Aécio e à oposição”

Líderes deixam o PSB 3

Além de Amaral, outra liderança que também anunciou seu desligamento do Partido Socialista, foi a deputada federal Luiz Erundina, argumentando que sua decisão também se deu por divergência ideológica. Amaral participou da refundação do PSB em 1985, após a redemocratização do país e foi presidente do PSB por três vezes. Esteve várias vezes em Maceió, principalmente quando o PSB local era liderado pela ex-prefeita Kátia Born e pelo atual deputado federal Ronaldo Lessa, hoje no PDT.

 

O risco da polarização

                   Após um encontro de três dias do Conselho Permanente da conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os religiosos participantes do conclave divulgaram nota onde se posicionam sobre a situação  do Brasil no momento. Eles pediram por manifestações pacíficas, alertaram para o risco da polarização política e sobre o respeito dos diferentes pontos de vista para a democracia. A CNBB considera que é inadmissível que partidos alimentem a crise econômica do país e defende que o Congresso Nacional e os partidos tem o dever ético de favorecer e fortificar a governabilidade. Segundo o presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha “o que nós queremos é que se garanta a ordem constitucional do país. Que os encaminhamentos sejam feitos dentro da legalidade e com respeito à Constituição”, afirmou ele salientando que a instituição não tem uma posição partidária. “Ao contrário, queremos estar abertos ao diálogo com todas as partes. Insistimos que a busca por soluções seja por meio do diálogo e do respeito, sem recorrer à agressividade e violência, que não condizem com a vida democrática” disse Dom Sérgio. O vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger, manifestou sua preocupação com o momento atual que o país enfrenta. Segundo ele as pessoas não podem perder o bom senso.

 

Escola de tempo integral

                   Depois da escola estadual Marco Antonio, no Benedito Bentes, a primeira a disponibilizar o ensino integral, desde o ano passado, agora a parte baixa da capital ganha outra unidade com a mesma proposta. É a Escola Rodriguez de Melo, que foi totalmente reformada e entregue agora para atender a comunidade estudantil da Ponta Grossa, Vergel do Lago, Levada e outros bairros próximos. As obras atingiram os 2.500 metros quadrados da escola e vão proporcionar condições mais adequadas para alunos, professores e funcionários. Para o ensino integral são 160 vagas para cursos como Hospitalização e Suporte e manutenção de computadores.

O gigante vai ao mar

                   O maior transatlântico do mundo, o Harmony of the Seas, foi lançado ao mar na última quinta feira, no Porto francês de Saint-Nazaire, para seus primeiros testes no oceano. Ele deverá ser entregue em Maio ao seu proprietário, um armador norte-americano. Construído no estaleiro STX France, o bichão tem 362 metros de longitude, 66 metros de largura, 16 conveses e pesa 120 mil toneladas. Poderá transportar pelos sete mares 6 mil passageiros além de mais de 2 mil tripulantes.

O gigante vai ao mar 2

                   Neste primeiro teste beijando as águas do oceano o Harmony of the Seas estava amarrado a 4 rebocadores de grande porte, que estavam prontos para intervir caso fosse necessário. Mas não foi. Ele navegou só e bem tranquilo, graças á propulsão de seus motores. O gigante será entregue á Royal Caribean em 12 de Maio e até lá ainda fará outros dois testes no mar. Cada prova desta contará com 500 pessoas a bordo, sendo a maioria membros da tripulação (já escolhida), equipe de testes do estaleiro francês, dos fornecedores e do cliente.

 

  • As autoridades cubanas estão projetando um público na ordem de 400 mil pessoas, para ver o show dos Rolling Stones no próximo dia 25 de Março na capital, Havana.
  • O evento esta marcado para o estádio de beisebol da capital, e segundo o jornal oficial do Partido Comunista da ilha, “O Granma”, o palco dos Stones terá 80 metros de comprimento por 56 de largura e 20 de altura e ficará pronto em cinco dias.
  • Osmani Lopez de Castro, vice-presidente do Instituto Cubano de Música disse que o governo de Cuba garantirá condições adequadas para quem for assistir ao show, inclusive os estrangeiros que pretendem acompanhar o espetáculo que será totalmente gratuito.
  • Outro detalhe importante é que a apresentação dos Stones acontecerá apenas três após a visita histórica de Barack Obama, à Cuba, para consolidar a retomada das relações bilaterais entre as nações, após 50 anos de rompimento por causa da Guerra Fria.