Flávio Gomes

7 de Março de 2016

Um país sem rumo

Do jornalista Ricardo Noblat: “… Lula não passa, nunca passou de um malandro esperto e carismático que concordou em ser cavalgado por parte da esquerda – e que acabou por cavalgá-la. Não foi muito difícil para ele e seus adeptos trocarem o discurso radical pelo discurso conciliador de 2002. Quem imaginou que Lula, para se eleger afinal, assinaria um documento como a ‘Carta aos Brasileiros’? Mais adequado seria chamá-lo de ‘Carta aos Banqueiros e Empresários’. Ou ‘Carta ao Capitalismo Internacional’. Foi a garantia dada por Lula de que seu governo manteria a política econômica do governo do então presidente Fernando Henrique. Assinou e cumpriu. A Bolsa Família, mais tarde, em nada desautorizou a carta do pai dos pobres e mãe dos ricos. Naquele momento, deu-se a assimilação de Lula e do PT pelas elites, acusadas por eles, hoje, de aliadas do PSDB. De fato, aliaram-se a Lula e ao PT. E lucraram os tubos com isso. Se dependesse delas, e se não existisse a Lava-Jato, seguiriam apoiando o PT e torcendo pela volta de Lula em 2018. Como torceram há dois anos. Lula e o PT as espancam por puro marketing. A opção por ‘jogar o jogo’ que empurrou Lula e o PT rampa acima do Palácio do Planalto, empurrará Dilma, Lula e o PT ladeira abaixo em 2018 – ou mesmo antes. Simplesmente, a maioria esmagadora dos brasileiros quer vê-los pelas costas. A incompetência e a corrupção exauriram o país. Ele não pode continuar mais se arrastando sem direção.”

 

Aliança

 Do deputado federal Ronaldo Lessa, liderança maior do PDT/AL, ao anunciar apoio à reeleição do prefeito Rui Palmeira, com quem concorreu em 2012, e admitir que a decisão não é unânime no seu partido: “Existe a ala que não concorda, não tem sido fácil. Mas vivemos em uma democracia e a maioria pesou.”
 

Determinado

É grande a pressão de políticos, empresários e do seu partido, o PSDB, para que o deputado estadual Rodrigo Cunha saia candidato a prefeito de Arapiraca na eleição deste ano. Ele reafirmou ontem ao programa “Conjuntura”, da TV Mar, que vai cumprir o mandato e que apoia Rogério Teófilo, também filiado ao PSDB, à prefeitura.
 

Condições

Pela postura que tem adotado como cidadão, advogado e político, só há duas condições para Rodrigo Cunha resolver disputar na eleição deste ano a Prefeitura de Arapiraca: 1. Rogério Teófilo desistir de concorrer; 2. alguém convencer Rodrigo Cunha, com fortes argumentos, a desistir de concluir o mandato de deputado estadual.
 

Sinalização

Da bancada federal de Alagoas, os deputados Pedro Vilela e João Henrique Caldas são oposição a Dilma Rousseff. Outro, Cícero Almeida, é filiado ao PSD, que tem um ministério, mas diz ser a favor do impeachment da presidente. Os demais deputados e senadores são da base do governo – mas só Paulão, do PT, foi solidário a Lula.

Agenda

Helder Lima, advogado especialista em Direito Tributário, faz hoje sua primeira reunião de trabalho como novo Secretário do Desenvolvimento Econômico e do Turismo. Tem encontro marcado, de manhã, com representantes de entidades ligadas ao turismo. “Vai se familiarizar com o setor”, disse um dos convidados para a reunião.

Estranho

Questionamento de uma leitora desta “Conjuntura”: “O PT admite que o Instituto Lula recebeu R$ 20 milhões de doações de empresas, que também pagaram R$ 10 milhões ao ex-presidente por palestras. Por quê, então, Lula e todos os filhos moram em imóveis de amigos? Onde está o dinheiro que ele diz ter ganhado legalmente?”

 

Apelo

De Paulo Sales, do Grupo Moura, maior produtor de baterias automotivas do Brasil, ao pedir, no Facebook, a renúncia de Dilma Rousseff: “O seu jogo já está perdido. Procrastiná-lo por mais três anos só aumentará o seu martírio e o sofrimento da nação. Está na hora de dar adeus ao povo que a elegeu! Só assim aumentaremos as chances de darmos início de imediato à reconstrução do nosso destroçado País”.

 

 

*Do jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva: “Entre as lorotas que Lula contou, no discurso de sexta-feira (4), estava a de que se encontrava ‘de férias’ quando teve de depor no Ministério Público Federal, em Brasília. Faltou esclarecer: férias de quê?”

 

*Hoje, às 19 horas, o Iate Clube Pajussara realiza assembléia geral com seus associados para debater a proposta da diretoria, de venda de parte da sede social para pagamento de débitos. A reunião é na própria sede, na Avenida Antônio Gouveia, Pajuçara.

 

*Também às 19 horas de hoje, no Restaurante Anamá, o engenheiro, professor e escritor Alberto Rostand Lanverly lança mais um livro: “Registrando para eternizar”. O autor é membro do Instituto Histórico e das Academias Alagoana e Maceioense de Letras.

 

*Será aberta hoje, no Museu Palácio Floriano Peixoto, a exposição “Mulheres do Patrimônio Vivo”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A mostra irá reunir fotografias e materiais para contar a história das damas da nossa cultura popular.

 *Por conta da Semana da Mulher, a Ufal realiza, de hoje até 5ª feira, atividades com temáticas variadas, no auditório da Reitoria, no Restaurante Universitário e no Hospital Universitário. A abertura é às 8h30m, no auditório, com uma Orquestra de Violão.

* A Eletrobras Alagoas abriu inscrições, até dia 17. para a seleção de jovens aprendizes. As vagas são para assistente administrativo e suporte técnico em TI. Requisitos: ter de 14 a 18 anos e cursar o 8º ou 9º anos do Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio.

 *Futebol é imprevisível, mas a esta difícil tirar do CSA este ano o título de campeão alagoano. Em campo, o time tem se mostrado bem superior aos concorrentes. Do lado de fora, a torcida azulina dá demonstração cada vez maior de amor clube.

 

 “No Congresso, a oposição voltou a apostar na tese de impeachment”

Kennedy Alencar

Jornalista, revelando que há um maior enfraquecimento do governo Dilma