Blog do Dresch

6 de Março de 2016

MP e jornalistas

Vem aí uma excelente oportunidade para jornalistas alagoanos conhecerem com mais profundidade o trabalho de uma das instituições mais importantes para a democracia brasileira e que tem se constituído, especialmente em Alagoas, como um autêntico guardião da lei, principalmente depois de episódios marcantes  como as Operações “Guabiru” e “Taturana”:  o Ministério Público.  Trata-se do I Ciclo de Palestras  “O MP é Notícia”, que está em seus preparativos finais. O evento é pioneiro por estas bandas e capacitará jornalistas sobre a função dos Ministérios Públicos brasileiro e Estadual de Alagoas (MPE/AL ) e ocorrerá  entre os dias 14 e 15 deste mês. Idealizado pela Diretoria de Comunicação Social do MPE/AL, o evento tem três principais objetivos: fazer com que a imprensa entenda melhor o papel do Ministério Público; estreitar, ainda mais, a relação do órgão com os veículos de comunicação; e permitir a troca de experiências entre os palestrantes convidados e os jornalistas e radialistas alagoanos.

 

MP e jornalistas 2

 “Estamos cuidando de todos os detalhes para que os colegas que trabalham nas redações e em outras atividades jornalísticas possam conhecer com mais profundidade a tão importante missão que tem o Ministério Público. Além disso, teremos dois jornalistas cariocas que compartilharão conosco suas experiências de mais de 20 anos de jornalismo, muito deles, dedicados a grandes reportagens que tiveram o MP como fonte. Certamente serão duas noites de muito aprendizado”, afirmou a jornalista Janaina Ribeiro (FOTO), diretora de Comunicação do MPE/AL.

 

MP jornalistas 3

 

O evento terá sua abertura às 18h do dia 14, uma segunda-feira. Caberá ao chefe do Ministério Público, Sérgio Jucá, ministrar a primeira palestra. Além de outros nomes importantes, o evento trará ainda o jornalista Fábio Gusmão, editor digital do Jornal Extra (RJ), vencedor dos Prêmios Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, Embratel, Direitos Humanos de Jornalismo e Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Outra convidada será a jornalista da Revista Veja Leslie Leitão. Restam poucas vagas e os profissionais de comunicação interessados devem se inscrever gratuitamente pelo e-mailascom@mpal.mp.br, informando nome, veículo onde trabalha e telefone.

 

 

Agenda no Sertão

 

O governador Renan Filho estará em Delmiro Gouveia amanhã para a assinatura da ordem de serviço de melhoramento e restauração de 8 quilômetros da AL -145, no trecho do entroncamento da BR-423 (Delmiro Gouveia) com a AL-220, no povoado Maria Bode. Solenidade de assinatura acontece às 10h, em frente ao Polo Têxtil de Delmiro Gouveia, localizado na AL-145. 

 

Agenda no Sertão 2

 

A obra, orçada em R$ 7.364.162,70 – sendo R$ 6 milhões oriundos de convênio com o Ministério da Integração e o restante de recursos próprios – vai impulsionar a economia na região do Sertão alagoano e alavancar ainda mais o desenvolvimento urbano com a expansão da cidade, beneficiando mais de 50 mil sertanejos. 

 

Uma boa

O Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) vai promover, no próximo dia 15 de março, um leilão público com diversos veículos de terceiros, entre carros e motocicletas. O evento ocorrerá às 10h, no pátio interno do DER, localizado na Avenida Serzedelo de Barros Correia, no bairro Santos Dumont, em Maceió. Os veículos que serão leiloados foram apreendidos por infringência da legislação de trânsito e recolhidos à sede do DER há mais de 90 dias. São ofertados 109 lotes com diversos carros e motos, tanto em condições recuperáveis como irrecuperáveis.

 

Uma boa 2

Os interessados no certame poderão comparecer ao pátio do órgão para visitação e exame dos bens nos dias 11 e 14 de março, das 8h às 13h. Desta forma, não serão aceitas trocas ou reclamações posteriores. Estão aptas a participar do leilão pessoas jurídicas e físicas, com exceção de servidores do DER e seus parentes de até segundo  grau maiores de 18 anos, possuidoras de CPF/CNPJ e documento de identidade.

 

. Nesses mais de 15 dias ‘substituindo’ o titular deste valoroso e tradicional espaço da imprensa alagoana, senti-me como um atacante rompedor (para os poucos ou os que nada entendem de futebol, atacante-rompedor no jargão futebolístico é aquele jogador que atua no ataque, mas não tem lá muita habilidade com a bola nos pés, embora faça uns golzinhos).

 

. Mas embora sentindo- me um usurpador do precioso espaço jornalístico ou, digamos (lá vem o futebol de novo), da ‘grande área’, devo confessar que, ao mesmo tempo, fui um privilegiado em ‘substituir’ a um jornalista a quem considero um ícone no jornalismo, a quem aprendi a respeitar profundamente, justamente pelo seu profissionalismo, companheirismo, enfim, um sujeito fiel as suas amizades.

 

. Muito honrado, caro Bartolomeu Dresch, seus leitores te esperam ansiosamente e (desesperadamente) devem estar gritando, em uníssono: “Volta Dresch, Já!”   

 

. De qualquer forma, vai para o currículo. Um abraço e o meu carinho aos leitores desta Tribuna Independente.

 

Wellington Santos (Interino)