Roberto Baia

5 de Março de 2016

Inteligência

Será concluída neste sábado (5), a formação para aplicação da Metodologia em Educação Emocional com 800 educadores da rede municipal de ensino de Arapiraca.
O curso está sendo ministrado por consultores da Liga pela Paz Inteligência Relacional e teve início na quarta-feira (2), na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha.
A formação está sendo viabilizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

 

Sêmen bovino

 Pequenos produtores receberam 300 doses de sêmen bovino. O material genético foi entregue pelo secretário Municipal de Agricultura, Rui Medeiros, pelo o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa; e pelo secretário da Seagri, Álvaro Vasconcelos.

 

Melhoramento genético

Em recipientes com nitrogênio líquido, o material genético entregue é proveniente das raças Gir, Holandês e Girolando, para que os pequenos produtores possam aprimorar seus rebanhos. A faz parte do Programa de Melhoramento Genético do Governo do Estado e foi entregue na Governadoria do Agreste.

  

Espera sem fim 

Há três anos que os compradores das casas do Residencial Denisson Amorim, em Marechal Deodoro, aguardam as conclusões das obras construídas pela empresa Arquitec, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas até o momento o que eles recebem são apenas promessas e cobranças indevidas.

 

Nome sujo

Mesmo os compradores não estarem nas casas, eles recebem constantemente os boletos de cobranças, como o IPTU, devido ao fato que o terreno de cada residência está em nome dos compradores. Mas o principal problema é o nome negativado, no SPC e Serasa.

 

 

 

Falsa promessa

No folheto da Construtora, durante a venda das residências, havia a promessa que não seria cobrado nenhuma taxa até a entrega dos imóveis, mas os compradores não param de receber boletos com taxas de obras, e por falta de pagamento, alguns estão com nome “sujo” nos órgãos de cobrança.

 

 

Terra do mosquito

Quase 80% dos moradores de Igaci, cidade do agreste alagoano, estão com sintomas de Zika ou Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

 

Porcentagem dobrada

Os casos suspeitos das doenças quase triplicaram nos últimos meses no município que possui um índice de infestação de 2,1%, o dobro recomendado pelo Ministério da Saúde. Este crescimento acelerado dos casos sobrecarrega a unidade de saúde local, que só tem um médico plantonista por dia.

 

Sem amostras

São cerca de 200 pessoas atendidas por dia, mas que saem do consultório sem um diagnóstico preciso. Pois a Unidade de Saúde local, Santina Toledo, não está enviando as amostras dos casos para o laboratório do Estado, em Maceió.

 

Vai fechar?

O Campus do IFAL em Marechal Deodoro está correndo sérios riscos de fechar as portas. A unidade não está cumprindo as exigências mínimas do Ministério da Educação (MEC) de alunos matriculados.

Aumento da passagem

Além disso, os estudantes estão passando por dificuldades no transporte escolar, visto que além de sucateados a empresa de ônibus aumentou em 60% o valor da passagem.

 

 

… Segundo a diretora-geral do campus Marechal Deodoro, Marilia Góis, a instituição teme a evasão escolar. “Temos a meta com o governo federal de termos 1.200 alunos até o fim do ano. Se ela não for cumprida, corremos o risco de fechar as portas”.

… Marilia Góis entregou ao Ministério Público um relatório sobre a situação do transporte e informou que já houve tentativa de fazer uns ajustes em reunião com a Arsal e com a empresa Real Alagoas, que faz este tipo de transporte.

… Os alunos reclamam da má qualidade do transporte, do número reduzido de veículos e que, diariamente, são gastos R$ 14,30 com o transporte urbano em Maceió e o transporte intermunicipal.

 

Sidinéia Tavares – interina